Gato pode comer morango?

Compartilhar:


Gato pode comer morango?

Os mais espertinhos já sabem, mas se você ainda estiver em dúvida se gato pode comer morango, a resposta é: sim! Embora sejam animais carnívoros, os gatos adoram essa fruta e vão se deliciar se receberem um morango fresquinho em dias de calor.

Mas não se empolgue muito, o melhor para a saúde do seu felino continua sendo as rações de boa qualidade, secas ou molhadas. Elas conservam os nutrientes por mais tempo e fornecem a nutrição ideal para o desenvolvimento do seu pet.

Por isso, se quiser dar um moranguinho para seu gato, dê como petisco e só de vez em quando. Os animais carnívoros como os gatos têm o trato intestinal mais curto e não conseguem digerir os alimentos da mesma forma que nós, por exemplo. Muitos morangos deixarão seu bichinho com dor de barriga.

Quando o gato pode comer morango?

Os morangos são especialmente saborosos, e alguns gatos amam morder essas frutinhas suculentas! Você pode dar uma quantidade específica da fruta em dias de calor para refrescar seu bichinho ou agradá-lo.

A vantagem de suplementar a alimentação dos bichanos com frutas é fornecer um leque maior de nutrientes. No caso dos morangos, essa frutinha é uma excelente fonte de cálcio, ferro, vitamina C e B5.

Uma precaução importante é optar por morangos orgânicos. Como são frutas muito delicadas e suscetíveis a pragas, muitas vezes os morangos recebem doses muito altas de agrotóxicos e pesticidas. Se o seu gato ingerir essas substâncias ele pode ter problemas sérios. Aliás, isso também é verdade para você e sua família. Ninguém gosta de comer veneno, não é verdade?

Se tiver dúvidas quanto a procedência do fruto, deixe-os de molho por algumas horas em uma bacia com água e solução higienizante para remover eventuais substâncias nocivas. Lembre-se de retirar os cabinhos e as folhas do morango, pois essas partes são indigestas. 

Cuidado com a alimentação

Agora, um aviso muito importante: não são todas as frutas que são seguras para o consumo por felinos. Na verdade, algumas delas são verdadeiros venenos para os gatos, como a uva, por exemplo. Por isso, antes de qualquer alteração na dieta do seu pet, consulte o veterinário do animal.

Os tutores experientes já sabem da importância de uma alimentação saudável e balanceada para o desenvolvimento dos animais. Não é por acaso que as rações de qualidade como as premium e super premium são sempre a melhor opção na alimentação dos pets. Afinal, elas são desenvolvidas por grupos de nutricionistas e veterinários dedicados especificamente em atender as necessidades dos organismos de cada animal. 

Por isso o acompanhamento veterinário é tão importante quando você deseja incluir frutas e vegetais no cardápio do seu bichinho. Ele vai levar em consideração a idade, a raça, o porte e o estilo de vida do animal. Dessa maneira você saberá qual a quantidade indicada e quais os alimentos permitidos.

Entendeu as vantagens e os cuidados de incluir morango na dieta dos gatos? Confira mais posts sobre nutrição dos felinos que separamos especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário