Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que gato pode comer abacate? Saiba agora

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato curioso cheirando um abacate
Comer abacate pode fazer muito mal ao gato

Meu gato pode comer abacate? Essa é uma dúvida recorrente em tutores que desejam oferecer um petisco natural para o seu animal de estimação.

Se você tem o hábito de dar frutas para o seu animal de estimação, fique com a gente. Descubra se gato pode comer abacate e o que diz Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi. 

Gato pode comer abacate?

Não, o seu gato não pode comer abacate. Apesar de ser uma fruta saborosa, ela faz muito mal ao organismo dos felinos.

E o motivo para isso é muito simples. Além de alimento extremamente gorduroso, o abacate possui persina, uma substância altamente tóxica.

Inclusive, a persina é tóxica não apenas para os gatos, mas para cães e outros animais de estimação. Por causa disso, nunca ofereça abacate para o seu pet.

Por que o abacate faz mal para gatos?

Além da presença da persina, o abacate faz mal para os gatos por outros motivos, entre eles a concentração de gordura e o valor nutricional. Conheça mais sobre cada um deles.

Baixo valor nutricional

O abacate é uma fruta rica em vitaminas e proteínas de origem vegetal. Entretanto, os gatos são animais essencialmente carnívoros.

Por isso, a dieta do animal precisa ter como base proteínas de origem animal. 

Normalmente, são encontradas em rações e petiscos desenvolvidos para gatos.

Excesso de gordura

Apesar de ser considerada uma fruta com concentração de gordura boa, o abacate pode fazer muito mal ao organismo do pet.

Se consumida em excesso pelo felino, ela pode favorecer o desenvolvimento de uma série de doenças ao longo da vida do gato. Entre elas: hipertensão e obesidade felina.

A toxicidade de persina

Por fim, temos a persina. Como falamos ela é uma substância tóxica para o gato, conforme explica Joyce:

“O grande responsável pela intoxicação seja a presença da toxina fúngica “Persina”, que causa o acúmulo de líquidos nos pulmões e dificulta a respiração dos animais, resultando na oxigenação inadequada de diversos órgãos, incluindo o cérebro e coração”, contou.

Meu gato comeu abacate: o que fazer?

gato deitado com letargia
Letargia é um dos sinais que há algo de errado com a saúde do felino

Você suspeita que o seu gato comeu abacate e não sabe o que fazer?  O primeiro passo é observar o comportamento do animal para identificar possíveis sintomas de intoxicação. Os principais são:

  • dificuldade respiratória;
  • aumento do volume abdominal; 
  • irritação gastrointestinal;
  • vômitos; 
  • diarreia; 
  • letargia; 
  • alterações na frequência de batimentos cardíacos;
  • acúmulo de líquidos nos pulmões e coração.

Ao perceber alguns desses sintomas de possível intoxicação por consumo de abacate, procure um médico-veterinário. Só ele poderá indicar o tratamento mais adequado. 

Frutas que o gato pode comer

Você sabia que, apesar do gato não poder comer abacate, há outras frutas que podem ser oferecidas como petisco ao pet? É isso mesmo! Confira nossas sugestões saudáveis.

Como dar fruta para o gato comer?

O seu gato pode comer frutas, desde que sejam oferecidas como petisco. Nunca substitua  as rações secas e úmidas na dieta regular do seu pet.

Você pode dar frutas para o seu gato comer de duas maneiras: em pequenos pedaços em um comedouro separado ou em forma de sorvete. A segunda opção é perfeita para ajudar a refrescar o felino em dias quentes.

Agora que você já sabe se gato pode comer abacate ou não, conte para gente: qual é a fruta que o seu animal de estimação mais gosta de comer?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Anne Araújo disse:

    Meu gatinho tem quase 2 aninhos e está sofrendo com cálculo Renanal .,. E estou fazendo o tratamento e parece que não está resolvendo… etc.

  2. Vera Maria Poli Conceição disse:

    Meu gato gosta de melão e melancia

Deixe o seu comentário