Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer queijo? Saiba a resposta!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Seja como complemento em pizzas e receitas de massas ou como protagonista em uma mesa de frios, o queijo está sempre presente nas refeições dos brasileiros. Para os humanos, a iguaria traz benefícios como a redução do colesterol ruim e o fortalecimento dos ossos. Mas o que fazer quando o pet pede um pedaço? Será que, por exemplo, gato pode comer queijo?

Antes de responder a essa pergunta de maneira direta, é necessário pontuar que o hábito de compartilhar alimentos humanos com os animais tende a ser bastante perigoso.

Muitas vezes com pena de dizer não para seus amiguinhos peludos, os tutores cedem a seus olhares pidões com muita facilidade. O que é natural, afinal, todo tutor quer ver o animal feliz.

No entanto, ser um bom pai de pet significa assumir responsabilidades muito semelhantes às de um pai de um bebê. Saber dizer não é fundamental para garantir que o tutelado não irá prejudicar a si mesmo ao seguir seus instintos sem nenhuma proteção.

Dito isso, chegou a hora de retornar à pergunta central deste artigo: será que gato pode comer queijo? A resposta é não!

Mais importante do que a resposta em si, no entanto, é a justificativa para a negativa. Isso porque, conhecendo os motivos para o gato não poder comer queijo, o tutor dará um passo importante para evitar alimentos correlatos que poderão fazer mal para o felino.

Gato pode comer queijo? E outros derivados do leite? Saiba por que a resposta é não para ambas as perguntas

O imaginário popular acredita que o leite é um dos alimentos-base de qualquer gato. Essa noção parte majoritariamente de situações retratadas em desenhos animados e filmes que marcaram época.

De acordo com especialistas veterinários, porém, existe uma diferença gritante entre as representações da ficção e as recomendações da vida real.

Isso acontece porque o consumo do queijo e de outros derivados de leite apresenta uma série de riscos para os felinos.

Ao serem questionados gato poder comer queijo, veterinários citam estudos como o realizado pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos.

O trabalho revelou que a maioria dos gatos é intolerante a lactose, cenário que faz com que o consumo de alimentos à base de leite possa causar sintomas desagradáveis, tais como: vômitos; gases; diarreia; e perda de pelo.

gato pode comer queijo

Você já sabe que queijo faz mal aos gatos. Mas e quanto aos outros petiscos?

Como você viu no início deste texto, o hábito de compartilhar comidas humanas com os pets é perigoso e deve ser evitado.

Por isso, é fundamental que o tutor se apoie nas rações próprias para os gatos e nas recomendações de um profissional veterinário de confiança na hora de montar seu cardápio cotidiano.

Se a ideia é incrementar a dieta das rações com outro petisco, o ideal é recorrer aos petiscos especializados para os pets e, ainda assim, oferecê-los com moderação.

Em resumo, é preciso estar atento que não é só a pergunta ‘gato pode comer queijo’ que tem o não como resposta. Pelo contrário.

Antes de ouvir um sim de um veterinário, o tutor deve presumir que a resposta seja negativa antes de oferecer qualquer comida tipicamente humana para seu peludo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário