Gato pode comer mamão? Descubra!

Por Cobasi

Compartilhar:
Gato pode comer mamão? Descubra!

Você sabe se gato pode comer mamão? Será que é seguro incluir essa fruta no cardápio do seu peludo? Nesse artigo, vamos conversar sobre esse assunto, sobre a base da alimentação dos bichanos e que alimentos naturais ele pode comer com segurança.

Para começar, vamos pensar um pouco sobre como é a alimentação dos felinos na natureza. Quando pensamos em gatos selvagens, como leões, tigres, guepardos e outros, a base das refeições é carnívora, ou seja, proteína e gordura.

Quando pensamos nos gatinhos domésticos, não estamos mais falando de animais que precisam caçar para sobreviver. Mesmo assim, a herança que eles carregam é bem semelhante. Por isso, a alimentação diária dos gatos precisa ter como ingredientes principais uma ração de qualidade, seja ela seca ou úmida, e bastante água limpa e fresca.

Mas, afinal, gato pode comer mamão?

Mas, afinal, gato pode comer mamão?

Existem alguns alimentos naturais que podem auxiliar o bom funcionamento do organismo dos gatos domésticos. Como exemplo, podemos citar o caso da chamada grama para gatos, cultivada a partir do milho de pipoca. Para saber mais sobre isso, confira esse artigo disponível em nosso blog.

O mamão é uma fruta benéfica para os gatos pois tem fibras que ajudam a manter o sistema digestivo do bichano funcionando bem. Inclusive, isso pode ajudar bastante o pet a se livrar das famosas e indesejáveis bolas de pelo.

Elas se formam no estômago do gatinho a partir dos pelos ingeridos quando o gato se lambe para fazer sua própria higiene. Para manter essas bolas sob controle, é preciso fazer escovações regulares, além de investir em alimentos ricos em fibra.

Agora que você já sabe que gatos podem comer mamão, não esqueça de manter o cardápio do pet bem equilibrado. Deixe as frutas para momentos especiais e ofereça-as apenas como petisco. Não substitua a ração por nenhum outro alimento que não seja balanceado.

Gato come mamão e que outras frutas?

Gato come mamão e que outras frutas?

Seu gatinho pode comer mamão, maçã, melancia, melão, banana e pera com toda segurança. Para isso, lave bem as frutas para remover micro-organismos que podem provocar doenças, remova as sementes e corte em pedaços pequenos.

Você pode colocar a fruta diretamente no comedouro do seu gato ou oferecê-la na sua mão. Observe o gatinho para ter certeza de que ele comeu tudo o que você ofertou, e remova aquilo que sobrar.

Assim você evita atrair insetos que se aproveitam de restos de alimentos ao ar livre, e previne a proliferação de fungos e bactérias que se multiplicam rapidamente nessas condições.

Não exagere na quantidade para evitar problemas como diarreia ou constipação, e também sobrepeso, que pode acarretar uma série de doenças.

Alimentos que não são seguros para gatos

Na lista de comidas que você não deve oferecer nunca para o seu bichano está o chocolate, o açúcar, a cebola, o alho, o leite e os seus derivados.

Inclusive, há uma categoria de alimentos que costuma surpreender os tutores quando dizemos que não são recomendáveis para os gatos: os peixes enlatados, como sardinha, atum e outros.

Apesar de serem peixes, o processamento faz com que a carga de sódio (sal de cozinha) seja muito alta, tornando um alimento bem perigoso para os pets. Se quiser ofertar peixe para o seu bichano, garanta que seja o alimento fresco.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário