Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer mamão? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mamão para gato

Será que gato pode comer mamão? Como são animais carnívoros estritos – maior parte de sua dieta é composta por carne – muitos tutores têm dúvidas sobre a adição de frutas na rotina alimentar do pet. Algumas informações já sabemos: o mamão é um alimento de sabor adocicado, saudável e repleto de nutrientes.

Então, se você quer saber se pode dar mamão para o gato, confira tudo que precisa saber sobre a fruta e se é seguro incluí-la no cardápio do seu peludo. Afinal, quando o assunto é a alimentação dos nossos animais de estimação, estar bem informado é essencial.

Frutas para gatos: uma dieta natural para os pets 

Além das tradicionais rações, que são a base alimentar dos gatos domésticos, alguns tutores também gostam de oferecer alimentos naturais para o seu pet, como frutas e legumes. 

Porém, por mais saudáveis que sejam, é muito importante conhecer os hábitos e gostos dos gatos, como também saber se o alimento oferecido é indicado para os animais. Vale ressaltar, que o organismo dos felinos funciona de uma maneira totalmente diferente, comparado a cães e humanos, por exemplo.

Inclusive, tem uma lista de quais frutas o gato não pode comer, como é o caso do tomate, abacate, uva e sementes de frutas. Além disso, um ponto importante é saber, como mencionamos, que os gatos são carnívoros, portanto a base de suas refeições deve ser composta por alimentos ricos em proteínas, como a carne.

No entanto, isso não significa que outros alimentos não possam ser oferecidos, como as frutas.

Frutas são indicadas como petiscos naturais para gatos

De modo geral, alimentos naturais podem e devem ser oferecidos aos gatos. Existem poucas restrições em relação ao seu consumo, os principais pontos de atenção são a quantidade, frequência e se não é tóxico para o animal.

Afinal, as frutas devem ser adicionadas à rotina alimentar do seu pet como petiscos naturais, visto que as rações para gatos são os alimentos base e completos da nutrição felina. Por isso, é importante entender o papel das frutas na rotina alimentar do pet.

Agora que sabemos que algumas frutas são alimentos indicados para gatos, que tal saber se mamão é uma boa sugestão para adicionar no cardápio do seu pet? Saiba a resposta.

Afinal, gato pode comer mamão?

gato pode comer mamão
Mesmo os gatos sendo animais carnívoros estritos, as frutas são alimentos que podem ser adicionados a sua rotina alimentar.

Sim, gato pode comer mamão. Esse alimento não é tóxico, pelo contrário, pode oferecer diversos benefícios à saúde do pet. Por exemplo, por ser uma fruta que contém grande quantidade de água, o seu consumo pode auxiliar no bom funcionamento do intestino do gato, como também na hidratação. Sendo ótimo para animais que não bebem água frequentemente.

O grande desafio é que a maioria dos gatos não se interessa por mamão. Isso acontece porque são animais que não são fãs de alimentos doces. A falta de interesse tem justificativa: os felinos têm poucas papilas gustativas doces – comparadas com as salgadas – que ficam localizadas no final da língua dos gatos.

Portanto, os pets não conseguem sentir muito as comidas adocicadas, o que acaba resultando em uma falta de interesse pelo alimento. Então, por que os gatos gostam de mamão? Acredita-se que os gatos demonstram interesse pelo mamão, pois eles curtem mais a suculência da fruta, do que propriamente o sabor.

Como oferecer mamão para gato?

Primeiramente, não esqueça de manter o cardápio do pet bem equilibrado. Deixe as frutas para momentos especiais e ofereça-as apenas como petisco. Não substitua a ração para gatos por nenhum outro alimento. 

Na hora de oferecer mamão para gato, algumas dicas são:

  • Evite oferecer grandes quantidades para não desbalancear a dieta do gato;
  • Retire as sementes para não causar obstrução intestinal;
  • Remova a casca, pois é dura e pode atrapalhar o gato na hora de ingerir o alimento.

Uma parte especial do mamão que os gatos mais gostam é o caldinho, então uma boa sugestão é cortar a fruta em pedaços e amassar em um recipiente. Com o devido controle na quantidade e frequência, certamente o seu pet vai usufruir de todos os benefícios do alimento.

Quais frutas os gatos podem comer?

Além do mamão, confira 5 sugestões de frutas para gatos:

  1. maçã;
  2. melancia;
  3. melão;
  4. banana;
  5. pera.

Não se esqueça de lavar bem as frutas para remover os microrganismos. Além disso, remova as sementes e corte em pedaços pequenos, antes de oferecer.

Você pode colocar a fruta diretamente no comedouro do seu gato ou oferecê-la na sua mão. Observe o gatinho para ter certeza de que ele comeu tudo o que você ofertou e remova o que sobrar. Novamente, não exagere na quantidade para evitar problemas como diarreia ou constipação, e também sobrepeso, que pode acarretar uma série de doenças.

gatos podem comer mamão

Agora, você já sabe que gato pode comer mamão. Mas, antes de adicionar qualquer fruta na rotina alimentar do seu gato, consulte um médico-veterinário para validar a adição do alimento no dia a dia do seu amigo. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário