Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer maçã? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato pode comer maçã

Na alimentação dos seres humanos, as frutas são, normalmente, vistas como sinônimo de saúde e bem-estar. Mas será que esse mesmo princípio se encaixa quando falamos dos pets? Será que, por exemplo, um gato pode comer maçã e usufruir de benefícios semelhantes aos dos seus tutores? Descubra a seguir. 

Afinal,gato pode comer maçã? 

Sim, gato pode comer maçã. Porém, adicionar essa fruta na rotina alimentar do seu pet requer alguns cuidados.

A maçã é um alimento rico em diversos nutrientes, como fibras que auxiliam no trato gastrointestinal. Mas, é sempre bom ressaltar a importância de conhecer as características dos gatos, que são carnívoros. Portanto a sua base da sua dieta deve ser composta por ração seca ou úmida.

Então, ao cogitar oferecer um pedacinho de maçã para satisfazer o pet, o tutor deve consultar um veterinário que possa avaliar a alimentação específica do seu animal de estimação. A visão de um especialista se torna fundamental porque a fruta não é indicada para felinos com problemas de saúde como diabetes, devido ao seu alto teor de açúcar.

Como oferecer a maçã para gatos

gato pode comer maçã com casca
Gato pode comer maça, mas é preciso oferecer a fruta em porções com pequenos pedaços.

Para explicar melhor sobre qual a melhor forma de oferecer maçã para gatos, vamos para uma breve aula. Seres onívoros possuem o organismo preparado para consumir alimentos das mais diversas origens, sejam elas herbívoras ou animais. Esse é o caso, por exemplo, dos cachorros e dos seres humanos.

O gato, por sua vez, é carnívoro por natureza. Isto é, os felinos se alimentam exclusivamente da carne que conquistam a partir de seus dons especiais para a caça. No entanto, para toda regra existe uma exceção e essa máxima também é verdade quando o assunto é nutrição de gatos.

Como resultado de milhares de anos de estudo, domesticação e convívio com a espécie, a comunidade veterinária identificou alguns alimentos de origem herbívora que podem ser utilizados como petiscos esporádicos para os gatinhos. A maçã é um deles.

Por isso, o gato pode comer maçã em quantidades pequenas e aproveitar a abundância de fibras da fruta para melhorar seu processo de digestão e trânsito intestinal. Mas o que são essas quantidades pequenas?

filhote de gato
Converse com um médico-veterinário para criar um dieta balanceada com frutas para gatos.

Essa é uma resposta que somente o veterinário pode ter, ou melhor, quantificar de maneira exata que deve ser oferecida. Afinal, a resposta dependerá de questões como o porte do felino, saúde, rotina alimentar e muitas outras. 

De maneira geral, estima-se que 1/4 de maçã descascada é uma quantidade suficiente. Lembre-se: a maçã deve ser tratada apenas como uma guloseima adicionada no intervalo entre as rações. Não ofereça a fruta como alimentação base da dieta do felino. Inclusive, é bom destacar que os gatos não têm a capacidade de digerir carboidratos tão bem, comparado aos humanos, por exemplo.

Essa dificuldade digestiva tem um motivo: os gatos têm níveis de amilase pancreática e amilase intestinal reduzidos, como também menor atividade de dissacarídeos no intestino delgado, o que resulta numa digestão de carboidrato muito menos eficiente. Portanto, dar maçã deve em grandes quantidades, pode levar a graves problemas gastrointestinais  que podem causar diarreia e vômitos.

Pode dar maçã com casca para gato?

Você já sabe que o gato pode comer maçã. Mas quais são as condições ideais? Para garantir a segurança do seu gato na hora de se deliciar com a fruta, é necessário que o tutor tome medidas preventivas como:

  • remover a casca e cortar a fruta em pedaços de até dois centímetros para evitar que o gato se engasgue no consumo;
  • garantir a procedência orgânica da maçã, de modo a garantir que o felino não terá contato com possíveis substâncias tóxicas do cultivo;
  • retirar o cabo e as sementes, partes da maçã consideradas não comestíveis pelos especialistas.
gato pode comer maça

Agora você sabe tudo sobre gato comer maçã. Tem dúvidas sobre quais alimentos podem ser ofertados ao seu pet? Aqui no Blog da Cobasi tem muita informação e dicas essenciais para garantir uma rotina alimentar completa e saudável para o seu animal de estimação. Continue a visita e saiba mais.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário