Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer uva?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato pode comer uva?

Se você está em dúvidas se o seu gato pode comer uva, a resposta é curta: não! Sejam frescas, desidratadas, em suco ou mesmo vinho, as uvas são extremamente nocivas ao organismo tanto dos gatos, quanto dos cachorros, sendo mais perigosas até que o chocolate.

Cuidado com a alimentação dos pets

Aqui na Cobasi nós sempre aconselhamos aos tutores a prestarem bastante atenção na alimentação de seus pets. Isso porque uma nutrição adequada é a chave para uma boa saúde e desenvolvimento dos animais.

Porém, além de saber quais os ingredientes certos para inserir na alimentação dos bichinhos, é preciso conhecer, também, quais os ingredientes errados. Isso porque certos alimentos que para nós são fonte de saúde podem colocar a vida dos animais em perigo.

Por mais que os pets façam parte da nossa família, eles pertencem a espécies bastante distantes da nossa. Gatos, por exemplo, são animais exclusivamente carnívoros. Assim, como a maioria dos felinos, o seu trato intestinal é curto e seu metabolismo não consegue processar certas substâncias.

Bom para nós, não para eles

Pense, por exemplo, nas vacas. As vacas podem se alimentar de grama e capim porque seu organismo evoluiu para processar celulose. Já nós, humanos, não podemos optar por pastar por aí porque nosso organismo não foi feito para isso. Acabaríamos morrendo.

Cada organismo está adaptado a um tipo de alimentação. Os gatos até podem comer algumas frutas e vegetais eventualmente, complementando o balanço nutricional, mas o corpo deles foi feito para alimentos de origem animal.

Por isso não se engane: o que é bom para você não necessariamente é bom para seus pets. Uma dieta rica em uvas, abacates, cebolas, alhos e laranjas é uma boa combinação para o organismo humano, por exemplo, já para os gatos é um coquetel de toxinas e veneno.

O perigo das uvas

Não se sabe exatamente quais substâncias da uva são tóxicas ao organismo dos felinos. As suspeitas são que os gatos não conseguem metabolizar os taninos presentes na casca da fruta ou então que resíduos de pesticidas e agrotóxicos presentes nas frutas acabem envenenando os felinos.

O que se sabe, porém, é que o consumo de uvas pelos pets pode levar a danos sérios nos rins ou mesmo à falácia desses órgãos. São, portanto, uma séria ameaça à vida dos bichinhos.

Gatos são animais carnívoros

Meu gato comeu uva, e agora?

A quantidade de uva ingerida também importa. Os gregos antigos já diziam que a diferença entre veneno e remédio está na dose. No caso dos gatos, não há nenhum nível de consumo seguro de uvas. Porém, quanto mais for consumido, mais perigosa é a situação.

Caso o seu gato tenha comido ou bebido alguma coisa derivada de uva, o indicado é procurar ajuda imediatamente. Se o consumo for recente, o veterinário poderá fazer uma lavagem estomacal no bichinho e depois administrar medicamentos à base de carvão ativado para inativar as toxinas. 

Frutas que gato pode comer

Apesar de serem animais carnívoros, os gatos podem comer algumas frutas eventualmente. Elas podem ser colocadas na geladeira e oferecidas em dias de muito calor. Mas lembre-se de nunca exagerar na porção e de retirar as sementes. Entre as frutas que gato pode comer estão:

  • Banana
  • Maçã
  • Morango
  • Melancia
  • Melão
  • Pera

Por fim, antes de qualquer alteração na dieta do seu animal, consulte o veterinário. É ele quem vai indicar o melhor balanço nutricional e as melhores opções para seu bichinho.

Entendeu porque os gatos não pode comer uva? Saiba mais sobre nutrição animal com os posts que separamos especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário