Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer morango? Descubra

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

De modo geral, a alimentação dos cães é bastante criteriosa, mesmo não podendo comer todos os tipos de alimentos, existem algumas opções que são altamente indicadas se oferecidas de maneira correta. Pensando nisso, será que cachorro pode comer morango?

A resposta é sim, a fruta traz muitos benefícios para a saúde dos cães. A seguir, saiba tudo sobre a adição desse alimento natural na rotina do seu pet, como deve ser oferecido e muito mais. Confira!

Morango é uma das frutas que cachorro pode comer

Como mencionamos, cachorro pode comer morango. O alimento não apresenta restrições em relação ao consumo por cães. Porém, a fruta deve ser oferecida apenas como petisco natural, não como alimento principal do animal. Sendo servida somente como um “agrado” e com moderação.

Mesmo sendo uma fruta indicada para cães, ainda assim alguns tutores buscam e têm a dúvida: porque cachorro não pode comer morango? Essa questão está relacionada à quantidade que o alimento é oferecido.

Deixe-me explicar: dar morango em excesso para cães, por conta do açúcar presente na fruta, pode causar problemas de saúde, como obesidade e diabetes. Portanto, o mais indicado é conversar com um veterinário antes de adicionar a fruta na rotina alimentar do seu pet.

Vale ressaltar que o morango é uma fruta rica em fibras e nutrientes importantes, como vitaminas e minerais, mas será que os cães também podem usufruir dessas propriedades?

Quais os benefícios do morango para o cachorro?

Oferecido na quantidade certa, os cães podem usufruir dos principais nutrientes (alto teor de água, fibras, vitamina C). Como também os benefícios do morango, a saber:

  • nutrientes essenciais para o desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, dentes e ossos;
  • ajuda na formação do colágeno;
  • importante para a regulação da temperatura corporal;
  • auxilia na produção de diversos hormônios e no metabolismo de forma geral;
  • contém ação antioxidante no organismo. 

Vale destacar, que o morango apresenta níveis bem mais baixos de sódio e gordura, o que é benéfico para os cachorros. Agora que conhece mais sobre as características e qualidades da fruta, saiba como oferecer o alimento ao seu animal de estimação.

Como dar morango para o cachorro?

O morango é rico em vitamina C, que traz muitos benefícios para a saúde dos pets, desde que oferecido na quantidade adequada.

O morango pode ser oferecido de forma natural, picado e até congelado nos dias mais quentes. Seja qual for o modo oferecido, o mais indicado é lavar bem e retirar o cabinho da fruta.

Se estiver em dúvida se pode dar morango com semente para cachorro, de modo geral, não tem problemas em oferecer a fruta com semente. Pelo contrário, é benéfico. Pois, as “sementinhas” são ricas em fibras insolúveis, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e prevenir quadros de constipação.

Pode acontecer de alguns animais apresentarem sensibilidade ao morango. Observe a reação do pet, após a ingestão do alimento, em casos de vômitos, diarreias ou mudanças no comportamento, o ideal é parar de oferecer o alimento ao animal e buscar ajuda do seu médico-veterinário de confiança.

Cachorro pode comer morango: atenção com a quantidade oferecida

Oferecer um petisco natural, como o morango, para o pet não tem contraindicação, mas é necessário ter atenção na quantidade oferecida. Nesse cenário, é preciso levar em consideração a porção da fruta e o tamanho do pet. Este cuidado é fundamental para não desbalancear a dieta do seu cachorro. 

Portanto, modere de forma cautelosa e nunca dê morangos em excesso. O mais indicado é procurar um profissional veterinário para indicar qual a quantidade adequada para o perfil do seu cão.

Como dar morango para cachorro?

Você pode ofertar frutas para seu cão de diversas maneiras. O morango, em especial, precisa apenas que suas folhas verdinhas sejam retiradas. Depois disso, é recomendado que você corte em pequenos pedaços ou amasse, para evitar qualquer imprevisto, como um engasgo por exemplo.

Não há nenhuma contraindicação na adição de morango para cachorro filhote também. Se seu peludo gostar do sabor, você pode pensar em receitas divertidas para a dieta do pet.

Nada de morangos enlatados para cachorro

Mas atenção: é bom deixar claro que morangos enlatados e em caldas estão proibidos para para os cachorros, pois eles são ricos em açúcares e não devem ser ofertados. Nessa mesma linha estão as frutas com chocolate, um reconhecido alimento que deve ser evitado por ser tóxico para seu cão.

cachorros podem comer morango

Gostou de saber mais uma fruta que pode ser adicionada na rotina alimentar do seu pet? Se estiver procurando por petiscos que os cães amam, na Cobasi você encontra uma ampla variedade de sabores, tamanhos e marcas. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário