Cachorro pode comer abacaxi? Veja tudo sobre a dieta do pet aqui!

Compartilhar:


cachorro pode comer abacaxi

Se seu cachorro é daqueles que gosta de frutas, é muito provável que você já tenha se questionado se o cachorro pode comer abacaxi. Essa é uma fruta muito comum para os humanos por ter um sabor único, por ser docinha e ainda assim ter uma leve acidez. E é justamente por ter essa característica que muitos tutores ficam em dúvida se o cachorro pode comer abacaxi. 

Por isso, neste artigo nós vamos sanar essa dúvida e dar dicas sobre a dieta ideal do pet. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas! 

Afinal, cachorro pode comer abacaxi?

A resposta para essa pergunta não é tão objetiva. O cachorro pode comer abacaxi, mas é importante que o tutor tenha certa moderação. Essa questão é importante por causa da acidez presente na fruta. Se o pet consumir essa fruta em excesso, pode ser que tenha lesões no sistema gastrointestinal. 

Ou seja, se o tutor estiver comendo abacaxi e o pet insistir muito, não existe problema algum em dar um pedaço pequeno da fruto para matar a vontade dele, mas é importante não exagerar na dose. 

Contudo, os tutores devem saber que existem outras opções de frutas que não prejudicam tanto a saúde do animal e ainda agradam muito o paladar do seu melhor amigo, algumas delas são: maçã, melão, entre outras.

cachorro pode comer abacaxi

Quais são os benefícios do cachorro comer abacaxi?

O abacaxi é uma fruta rica em diversas vitaminas e minerais. Entre as principais, está a vitamina A, que ajuda no bom funcionamento da visão. E as do complexo B, que têm função antioxidante, ajudam no funcionamento de sistema nervoso, na metabolização de glicose, na replicação celular e ainda fazem muito bem para a pele do animal.

Além disso, o abacaxi também é uma fruta rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Por conta de todos esses benefícios, os cães podem comer um pouco de abacaxi, já que todas essas vitaminas e minerais fazem bem para o organismo do pet. 

Contudo, como dissemos anteriormente, quando oferecida em excesso essa fruta pode fazer mal para o cachorro. Para garantir uma dieta equilibrada, é importante levar o pet para uma consulta com um médico-veterinário. Ele irá ajudar a estabelecer a melhor dieta para o seu animal de estimação, com rações e petiscos ideais para ele.

Como oferecer abacaxi para o pet?

Se seu pet gosta muito de abacaxi, fique tranquilo, afinal, como dito anteriormente, o cachorro pode comer abacaxi – mesmo que essa não seja uma das frutas mais indicadas para oferecer para os pets. Por conta disso, a melhor maneira de oferecer a fruta ao cão é fazendo isso de forma esporádica.

Outro ponto importante de citar é que o abacaxi em calda ou desidratado, que é muito comum para o consumo dos humanos, não podem ser oferecidos para os cachorros. Isso acontece porque esses alimentos possuem um alto teor de açúcar, e isso pode causar diversos problemas de saúde nos cachorros, como obesidade e diabetes.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário