Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com refluxo: causas e sintomas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
labrador preto deitado
O refluxo também acomete os animais

Você pode não imaginar, mas cachorro com refluxo é tão comum quanto pessoas com refluxo. São necessários cuidados específicos para que esse desconforto seja aliviado.

Claro que é comum o tutor se preocupar com o seu amigão que está sofrendo. Entretanto, o mais importante nessa hora é manter a calma e procurar auxílio profissional.

Isso porque o cachorro pode ter refluxo por uma série de razões, e conhecer bem o assunto é o primeiro passo para poder identificar o que mudou na rotina do seu bichinho, assim como o que lhe está causando incômodos.

Pensando nisso, a Cobasi preparou um conteúdo especial para você ficar por dentro e evitar que cães com refluxo sofram de forma desnecessária. Acompanhe a seguir.

Causas e definição do refluxo em cães

De modo geral, o refluxo de cachorro acontece a partir do momento em que aquilo que se encontra no estômago do seu pet passa a retornar para a boca através do esôfago, de maneira involuntária.

Muitos fatores podem estar associados ao refluxo de cães, entre os quais é possível mencionar:

  • motivos hereditários;
  • obstrução;
  • mudança dos hábitos alimentares;
  • se alimentar com muita rapidez;
  • uso de determinados medicamentos.

Outra causa ligada ao refluxo em cachorros é a maneira como eles se alimentam. Caso o seu cãozinho coma com muita rapidez, ele pode sofrer desse tipo de incômodo.

Isso porque o alimento acaba voltando para a boca de seu pet antes mesmo de chegar ao estômago, motivando a regurgitação.

Sintomas de refluxo em cachorro

Conhecer os sintomas de refluxo em cachorro ajuda o tutor a tomar as medidas necessárias para que o seu animal de estimação sofra menos.

O cachorro com refluxo pode ou não realizar a eliminação de alimentos, porém, isso ocorre por meio de regurgitação, e não de vômito.

Saber a diferença entre o vômito e a regurgitação em cães é essencial para compreender o que pode ser um caso de cachorro com refluxo.

Assim, saiba que o cachorro está regurgitando quando o alimento que ele havia ingerido não passou pela digestão de modo apropriado, sendo comum que pedaços inteiros de ração sejam encontrados.

Além disso, diferentemente do vômito, a regurgitação não causa odor forte.

Portanto, estar atento à rotina de seu pet é fundamental, observando sempre com que periodicidade o refluxo acontece e qual é a sua textura.

medica veterinária
Cachorro com refluxo? Já para o veterinário!

Qual é o melhor tratamento?

Para dar início ao tratamento do seu pet com refluxo, o primeiro passo é ir até um veterinário de sua confiança. Afinal, somente um profissional pode diagnosticar com precisão o quadro de saúde do animal.

Para isso, o veterinário realiza exames tanto clínicos quanto laboratoriais, quando necessário, a fim de que o seu animal de estimação não sofra mais com um diagnóstico equivocado.

Essa atenção é indispensável pois o tratamento recomendado ao cachorro com refluxo está ligado de forma direta à causa desse quadro. Além disso, é necessário levar em consideração diversos detalhes, como o histórico de saúde.

Por isso, somente o veterinário está capacitado para indicar o medicamento para refluxo em cães mais apropriado para o seu cachorro.

Gostou desse post? Então, leia mais sobre o tema em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário