Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Posso dar vitamina humana para cachorro?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
posso dar vitamina humana para cachorro

A proximidade emocional com seus pets tende a fazer com que muitos tutores os considerem membros da família. Nesse contexto, o instinto da superproteção fica aguçado e nos leva a adotar hábitos prejudiciais, como o da automedicação. É aí que mora o perigo. Pois será que, por exemplo, posso dar vitamina humana para o cachorro?

O termo “pai de pet” viralizou nas redes sociais. E, de fato, faz justiça aos laços estreitos de diversos tutores com seus bichinhos.

É preciso, porém, que cada um de nós, amantes dos animais, tenhamos em mente que o organismo dos nossos amigos peludos possui diferenças significativas em relação ao nosso.

Assim, embora o hábito de se automedicar seja contraindicado em qualquer circunstância, colocá-lo em prática com os pets pode ter consequências ainda mais danosas.

Por exemplo, eu posso dar uma pastilha de Vitamina C se meu filho estiver com um resfriado leve sem maiores preocupações.

Mas será que eu posso dar essa mesma vitamina humana para o cachorro? A resposta é não! Havendo raras exceções validadas apenas pela indicação de veterinários de confiança.

Já sei que não posso dar vitamina humana para cachorro. Mas e outros remédios?

De maneira geral, os suplementos vitamínicos têm como principal objetivo realizar o complemento nutricional para a dieta daquela pessoa ou animal.

Idosos que passam a conviver com problemas nos ossos no decorrer da vida, por exemplo, acabam muitas vezes tomando um suplemento com ênfase no cálcio.

Olhando por essa perspectiva, fica mais fácil de entender por que não posso dar vitamina humana para cachorro. Afinal, humanos e cães possuem necessidades fisiológicas diferentes, e esses suplementos podem atendê-las em diferentes circunstâncias.

A ineficácia e os perigos de se compartilhar comprimidos tipicamente humanos com os pets, no entanto, não se restringe ao campo das vitaminas.

O mesmo acontece quando falamos de remédios.

Muitos dos medicamentos considerados bastante seguros para os humanos são extremamente tóxicos para os cachorros. É claro que existem exceções. Mas, mesmo nesses cenários, a administração do medicamento só poderá ser realizada a partir da indicação de um veterinário de confiança.

Os riscos envolvidos são sérios e devem ser tratados com grande preocupação por qualquer tutor responsável.

posso dar vitamina humana para cachorro

Como identificar e tratar um animal intoxicado?

Você já sabe que a resposta para a pergunta “posso dar vitamina humana para cachorro” é negativa. Mais do que isso, você já sabe que essa contraindicação se estende também para o campo dos remédios.

A fim de poder auxiliá-lo com a maior agilidade possível, o próximo passo é saber identificar alguns dos sinais dados pelos nossos amigos quando intoxicados por substâncias inadequadas.

De acordo com a comunidade veterinária, os sintomas mais frequentes de um cachorro intoxicado são: diarreia; vômito; dor abdominal; apatia; excesso de salivação; tremores; e convulsões.

Ao perceber um desses sinais, o tutor deve manter a calma e tentar se lembrar do alimento ou medicamento que pode ter causado essa condição enquanto se encaminha com urgência para uma clínica veterinária.

Munido desses detalhes, o especialista terá mais assertividade na hora de optar pelo tratamento.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Rogério Bastos de Almeida disse:

    Posso estar complexo b de humano para meu cachorro poodle

    • Cobasi disse:

      Rogério, tudo bem?

      È importante que saiba que qualquer medicação fornecida ao seu pet deve ser prescrita por um médico-veterinário, pois uma medicação ou dosagem errada podem causar complicações a saúde do animal.

  2. Inocêncio Abel de Moura Capagaio disse:

    Quero mas informações a cerca dos cães

Deixe o seu comentário