Cachorro pode comer maçã? Descubra aqui!

Por Cobasi

Compartilhar:
cachorro pode comer maça

A maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Afinal, além de gostosa e saudável, tem um ótimo custo-benefício e o consumo é bastante simples. Inclusive, muitos cães são apaixonados pela fruta, mas os tutores se perguntam se cachorro pode comer maçã. 

Então preparamos este artigo para responder a essa pergunta. Siga com a gente e descubra!

Afinal, cachorro pode comer maçã?

A resposta objetiva para essa pergunta é sim, cachorro pode comer maçã. Essa é uma fruta que não representa nenhum problema para a saúde do pet. Isso porque, além do sabor delicioso, a maçã é rica em nutrientes muito importantes para o animal, como as vitaminas A e C. 

Outro ponto positivo da maçã é que ela contém poucas gorduras, o que é ótimo, principalmente para os cachorros obesos e idosos. Além disso, a textura típica da fruta também agrada muito os pets. 

Benefícios da maçã para o cachorro

Antes de mais nada, é fundamental deixar claro que o animal de estimação deve ter uma alimentação à base de ração comercial de qualidade. Isso porque é esse alimento que proporciona todos os nutrientes necessários para manter a saúde do seu animal em dia. Ou seja, não é necessário se preocupar com a suplementação de vitaminas com maçãs ou outras frutas.

No entanto, é fundamental que o tutor siga à risca as orientações do médico-veterinário. Afinal, como a recomendação é de que a dieta de base garanta todos os nutrientes necessários para manter a saúde do pet, a maçã pode ser oferecida para o cachorro apenas como petisco. 

Optar por petiscos naturais para seu pet pode ser uma excelente alternativa para a saúde do animal. A vitamina A, presente na maçã, é ótima para garantir o bom funcionamento do organismo dos animais. Afinal, ela ajuda na síntese de hormônios, melhora a visão e ajuda na prevenção da cegueira noturna. 

Até mesmo a casca da maçã pode ser oferecida ao animal. Essa parte da fruta é rica em fibras do tipo solúvel, que envolvem as moléculas de gordura, ajudando na proteção de veias e artérias. Além disso, essas fibras regulam o trânsito intestinal e ainda retardam a absorção de açúcares. 

Outro nutriente que está presente nas maçãs é a vitamina C. Mas ao contrário do que acontece com os seres humanos, os cachorros não precisam obter esse nutriente a partir dos alimentos. Isso porque esses pets sintetizam a substância com a glicose, que fica armazenada no fígado.

cachorro pode comer maçã

Como oferecer a maçã para o pet?

De maneira geral, a melhor maneira de oferecer frutas para os cachorros é sem sementes. Dessa forma, evita-se a obstrução intestinal. Além disso, a semente da maçã pode fazer mal para o cachorro pois pode conter uma substância tóxica, o cianeto. 

Mesmo em quantidade pequena, depois de um certo tempo o acúmulo da substância no organismo do pet pode se tornar prejudicial para a saúde. Portanto, nunca se esqueça de oferecer a maçã sem sementes!

Assim, o tutor pode servir a fruta fresca e em pedaços. Além disso, a textura da maçã é muito agradável para os cachorros, e essa característica ainda ajuda na higiene bucal dos cachorros.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário