Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer melancia? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer melancia

Você já se perguntou se cachorro pode comer melancia? A resposta é sim, essa é uma fruta refrescante, saudável e indicada para os cães. A seguir, saiba como oferecer, benefícios e tudo sobre o alimento. Confira!

Quais benefícios da melancia para cachorros?

Você já sabe que pode dar melancia para cachorro, mas será que a fruta promove alguns benefícios para o organismo canino? 

Primeiramente, precisamos destacar que a melancia tem aproximadamente 92% de água, sendo uma opção saudável para manter o pet hidratado. Além disso, ajuda a aumentar o consumo de líquido pelo animal, importante para diminuir os riscos de problemas urinários.

Apesar de ser uma fruta doce, a melancia contém poucas calorias. Por isso, ela é um bom petisco, até mesmo para os cães que sofrem com problemas de peso.

Dentre os principais nutrientes da melancia, estão: 

  • Hidratação – alta concentração de água;
  • Vitaminas e Antioxidantes – contribuem para a saúde da pele, pelagem, sistema imunológico e visão dos cachorros.
  • Fonte de Fibra: ajudam na saúde digestiva dos cachorros, prevenindo a constipação e outros problemas gastrointestinais.

No entanto, para que os cães consigam usufruir desses benefícios, é importante observar o modo correto de oferecer a melancia.

Como dar melancia para o cachorro?

Não há dúvidas que a melancia é uma fruta saudável para oferecer aos cachorros. Contudo, assim como qualquer outro alimento, ela também pode se tornar prejudicial quando oferecida de modo incorreto. 

Saiba como oferecer melancia para cachorro:

  1. Remova casca e sementes, antes de oferecer a fruta.

As cascas e as sementes contêm substâncias tóxicas para os cães, que podem causar diversos problemas, como a obstrução intestinal, por exemplo.

  1. Corte a fruta em pequenos pedaços 

Ofereça pequenas porções com pedaços proporcionais ao tamanho do pet. Este cuidado é essencial para facilitar a apreensão e evitar a deglutição do alimento, sem a prévia mastigação.

  1. Ofereça apenas frutas frescas
melancia para cachorros
A melhor indicação para dar melancia para cachorro é polpa, sem as sementes e com moderação.

Tenha certeza que a fruta está pronta para ser consumida. Uma boa dica é bater levemente na melancia com os dedos. Caso o som seja oco, indica que a fruta está madura. Se o som estiver abafado, pode ser um sinal de que a melancia ainda está verde.

  1. Ofereça o alimento com moderação

A melancia para cachorros deve ser oferecida como petisco. Ou seja, em pequenas quantidades. A moderação é fundamental para garantir que seu pet receba todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

Lembre-se de que oferecer frutas para cachorro não substitui a sua dieta principal, que é a ração. Além disso, como qualquer alimento novo, o alimento deve ser introduzido gradualmente na rotina alimentar do seu pet.

Consulte um médico-veterinário para validar a adição da fruta à dieta do seu pet. 

Cachorro pode comer melancia: perguntas frequentes 

Confira algumas das perguntas mais comuns sobre cachorros e melancias.

Posso dar melancia para meu cachorro todos os dias?

Melancia é boa para cachorro, porém não é recomendado oferecer todos os dias. Afinal, é um alimento que entra na rotina como petisco ocasional e não como uma parte regular da dieta.

Melancia faz mal para cachorro?

Não, desde que seja oferecida com moderação e sem sementes. Porém, se observar qualquer sinal de desconforto ao dar melancia para cachorros, consulte um veterinário. 

Pode dar a parte verde da melancia para cachorro?

O cachorro não pode comer casca de melancia. A parte externa da fruta não é indicada, pois pode gerar desconforto gastrointestinal no animal, como vômito ou diarreia.

melancia pode dar para cachorro

Gostou do conteúdo? Agora você sabe que cachorro come melancia! Aqui, no Blog da Cobasi, você se mantém informado sobre assuntos relacionados à alimentação, saúde, bem-estar, cuidados e tudo o que é essencial para os cães. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Wilton Moreira disse:

    Meu cachorro comeu uma banda de uma melancia com casca , devo me preocupar o que devo fazer.

    • Cobasi disse:

      Olá, Wilton! tudo bem?
      Como as cascas contêm substâncias tóxicas, e as sementes são uma das principais causas de obstrução intestinal, a recomendação é que leve o seu pet ao veterinário para garantir sua saúde e bem-estar.

Deixe o seu comentário