Será que cachorro pode comer queijo? Descubra aqui!

Compartilhar:


cachorro pode comer queijo. cachorro olhando para pedaço de queijo no chão

Entre tantos alimentos saborosos, será que cachorro pode comer queijo? Às vezes é difícil resistir ao olhar pidão dos pets, especialmente quando estamos comendo algo muito gostoso. No entanto, é preciso cautela, pois nem tudo faz bem à saúde do seu bichinho.

Por isso, para te ajudar de uma vez por todas, descubra se o seu cachorro pode comer queijo e quais as melhores opções de petisco para o seu animal de estimação!

Cachorro pode comer queijo?

Sim! Mas, na verdade, depende. 

Primeiramente, assim com os humanos, esses animais também podem ser intolerantes a lactose, ingrediente presente em diversos tipos de queijo. E as reações ao problema não são nada agradáveis. Dores abdominais e diarreia são alguns dos sinais clínicos que costumam ser apresentados.

Apesar de não fazer mal aos pets que não são intolerantes, o alimento auxilia o ganho de peso. Isso porque o queijo é calórico e rico em gorduras. Então, quando oferecido em excesso, pode causar obesidade e problemas de saúde relacionados.

Além disso, os mamíferos só precisam de leite nos primeiros anos de vida. Conforme crescem, o organismo reduz a produção da lactase, enzina responsável por quebrar a lactose no corpo. Dessa forma, quanto mais velho, mais difícil será digerir alimentos à base de lactose, ou com o carboidrato na composição.

Alguns animais podem ter reações ainda mais graves, como é o caso dos Schnauzers e Cocker Spaniels. Esses animais têm maior predisposição a desenvolver pancreatite, um tipo de inflamação grave no pâncreas.

Cachorro pode comer queijo branco?

cachorro pode comer queijo. cachorro olhando para cima queijo em cima da mesa

Quanto mais amarelo o queijo, mais gorduroso ele é. Portanto, corte esses alimentos de vez. O cachorro pode comer queijo branco, já que ele possui baixa quantidade de calorias.

Cottage, queijo minas, ricota e mussarela são outros tipos que o seu bichinho pode experimentar. Sempre cheque os ingredientes do alimento. Risque da lista aqueles com alto teor de lactose e queijos temperados.

Seu cachorro pode comer queijo, desde que oferecido apenas em ocasiões esporádicas, como treinamentos ou na hora de dar aquele comprimido importante, que o animal não aceita de jeito nenhum. Nesses momentos, o queijo é um dos favoritos dos tutores, pois mascara o gosto e o cheiro da medicação.

De todo modo, seja seu pet intolerante a lactose ou não, evite! Como não traz nenhum benefício à saúde, pode-se dizer que o queijo faz mal para cachorro.

Dê preferência a outros petiscos menos gordurosos, como frutas e legumes. Sempre procure um médico-veterinário antes de incluir qualquer alimento na dieta do seu pet.

Sintomas da intolerância a lactose

cachorro pode comer queijo

Queijos e outros alimentos à base de lactose podem afetar o bem-estar do cachorro. Fique atento às reações ao oferecer comidinhas com leite ou queijo. Se seu bichinho for intolerante, poderá apresentar os seguintes sintomas:

  • apatia;
  • diarreia;
  • vômito;
  • falta de apetite;
  • gases.

Como saber se meu pet é intolerante a lactose?

A melhor forma de saber se seu cão é intolerante ou não é com um exame de alergia alimentar. É só pedir para o veterinário do pet! Com ele, será possível detectar qualquer intolerância ou sensibilidade ao queijo e outros alimentos.

Essa é uma forma segura de saber o que seu bichinho realmente pode comer.

Animais intolerantes a lactose podem tomar medicamentos que auxiliam no controle da condição. No entanto, nem todos são palatáveis, o que pode dificultar a medicação.

Afinal, qual o melhor petisco para o meu cachorro?

cachorro lambendo a boca em frente ao pote de ração

Bifinhos, ossinhos e biscoitos são alguns dos principais petiscos para cães. Alimentos naturais, como legumes e frutas, também podem ser oferecidos, com o aval do médico-veterinário.

A ração é a base da dieta canina. Ela possui todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do cachorro, por isso, nunca a substitua! Os petiscos podem ser oferecidos, mas não devem ultrapassar 10% do valor total diário de calorias recomendadas.

Agora você sabe se cachorro pode comer queijo! Ofereça sempre alimentos de qualidade para manter a qualidade de vida do seu pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário