Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que cachorro pode comer tangerina? Saiba agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro comendo tangerina
A tangerina é uma fruta que faz bem ao cão, mas é preciso cuidado ao oferecê-la

Cachorro pode comer tangerina? Essa é uma dúvida muito comum entre os tutores que desejam variar na dieta do animal oferecendo uma fruta.

Venha com a gente e descubra se cachorro pode comer tangerina, as melhores maneiras de oferecê-la e os benefícios e riscos da fruta na saúde do pet.

Cachorro pode comer tangerina?

Sim, o seu cachorro pode comer tangerina. Porém, é preciso tomar alguns cuidados ao oferecer a fruta para o animal.

Por exemplo, a polpa da fruta é ótima e deliciosa. Mas, a casca contém substâncias tóxicas para o organismo do nosso pet. Por isso, nada de dar tangerina para o cachorro com a casca.

Os benefícios da tangerina para cães

Além do sabor delicioso e ser uma fruta refrescante, a tangerina promove uma série de benefícios para a saúde dos cães. Conheça quais são eles.

Antioxidantes naturais

Os antioxidantes naturais presentes na polpa da fruta ajudam a combater os radicais livres e melhoram o sistema imunológico do pet. O que é ideal para prevenção de doenças.

Fibras

A tangerina é uma fruta rica em fibras. O seu consumo estimula a digestão e favorece o bom funcionamento do sistema intestinal do pet.

Vitaminas A e B

Um dos benefícios da tangerina para cães é a concentração de vitaminas A e B. Essa combinação ajuda na síntese hormonal e na multiplicação celular dos animais.

Os riscos da tangerina para cães

Apesar de ser um fruto extremamente saudável, a tangerina oferece alguns riscos para os cães se não oferecida se não forem tomados alguns cuidados. Confira!

Engasgo

É preciso muito cuidado no momento de dar tangerina para o cachorro. Pois, cães pequenos podem acabar se engasgando no momento de ingerir o gomo. É melhor evitar.

Envenenamento

Tanto a casa, quanto as sementes e as folhas da tangerina possuem substâncias consideradas tóxicas para os pets. Elas podem causar obstrução intestinal e outros problemas de saúde. Cuidado.

Obesidade canina

A tangerina possui alta concentração de açúcar, o que pode causar obesidade canina se for oferecida em excesso.

O recomendado por veterinários é dar a fruta apenas como petisco, em uma quantidade de 2 a 3 gomos por vez. Lembre-se: a base da dieta de um cão deve ser com rações específicas para sua idade e porte.

Como dar tangerina para cachorros de forma segura?

mulher dando tangerina para cachorro
A maneira mais segura de dar tangerina para cachorro é em gosmo sem semente

Um cachorro pode comer tangerina tranquilamente, desde que a oferta seja feita de maneira segura pelo tutor.  Os principais pontos de atenção são a quantidade e a remoção de partes tóxicas da fruta.  

O primeiro passo para dar tangerina para cachorros de forma segura é tirar folhas, a casca e todas as sementes.

Em seguida, separe e dê uma porção de dois a três gomos para o animal, é suficiente. Qualquer petisco deve representar apenas 10% da qualidade de calorias diárias na dieta de um animal de estimação.

Receita de picolé de tangerina para cachorros

Uma maneira deliciosa de oferecer tangerina para cachorros é em forma de picolé. Inclusive, ela é uma boa alternativa para ajudar o pet a se hidratar e refrescar em dias quentes.

A receita de picolé caseiro é bem simples. É só colocar até 3 gomos da fruta em uma forminha para sorvete e completar o recipiente com água filtrada. Em seguida, leve a mistura para o congelador.

Por fim, basta esperar algumas horas até o sorvetinho ficar gelado para oferecer ao seu animal de estimação. Com certeza, ele vai adorar!

Outras frutas que cachorro pode comer

Um cachorro pode comer tangerina e outras frutas. Entre elas estão: banana, melancia, mamão e maçã. Aliás, se você está pensando em diversificar a dieta do pet, é preciso conhecer as frutas que um cão não pode comer.

Agora que você já sabe que cachorro pode comer tangerina e a maneira correta de oferecer, conte para gente: qual é o petisco natural favorito do seu pet?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário