Descubra se o seu cachorro pode comer abacate

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro olhando para um abacate
Apesar de saboroso, o abacate é um alimento que faz mal aos cães

Não, o cachorro não pode comer abacate. Apesar de deliciosa, a fruta contém uma substância tóxica chamada persina, que pode causar problemas gastrointestinais no animal.

Fique com a gente e descubra os malefícios do abacate no organismo no pet, sintomas de intoxicação e o que fazer se ele tiver ingerido a fruta. Confira!

Por que o abacate faz mal para cães?

O abacate faz mal para cães e gatos por dois fatores. Além da persina presente nas folhas, casca, galhos e caroço, a fruta é um alimento gorduroso. O que pode causar obesidade e desregular o bom funcionamento do sistema digestivo.

O caroço do abacate também é bastante perigoso, pois ele pode ficar preso na garganta do animal e causar engasgos. Isso coloca a fruta na lista de alimentos proibidos para cães.

O que fazer caso seu cachorro comeu abacate?

cachorro comendo abacate
Fique atento a possíveis sinais de intoxicação alimentar e procure um veterinário

Se você não ofereceu a fruta, mas suspeita que o seu cão possa ter comido abacate por acidente, o recomendado é manter o pet em observação por 48 horas. É período que costumam aparecer os seguintes sintomas de intoxicação.

  • apatia;
  • desconforto abdominal;
  • diarreia;
  • vômitos.

Caso o seu animal de estimação apresentar algum dos sintomas acima, procure um médico-veterinário com urgência.

Só um profissional poderá realizar os exames necessários para confirmar ou descartar a intoxicação. Por fim, ele poderá prescrever o medicamento correto para restabelecer a saúde do seu pet.

Como criar uma dieta saudável para o seu cachorro

Para criar uma dieta rica e balanceada para o seu animal de estimação, o ideal é combinar rações secas, úmidas, petiscos e hidratação.

Para evitar que o animal enjoe da ração tradicional, uma boa dica é apostar no mix feeding, que alimenta e hidrata ao mesmo tempo.

Outras opções para enriquecer a alimentação do cão é oferecer frutas e legumes como uma espécie de petisco natural. Assim, além de um sabor diferente, ele terá os nutrientes necessários para se desenvolver. 

Gostou de saber que o seu cachorro não podecomer abacate? Para conhecer dicas sobre alimentação canina, continue navegando no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por pets e plantas, Rodrigo compartilha no Blog da Cobasi dicas valiosas para quem busca cuidar melhor dos animais e trazer mais verde para o lar. Com ampla experiência em produção de conteúdo, une conhecimento e prática para orientar tutores e apaixonados por jardinagem de forma acessível e eficiente.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário