Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba se cachorro pode comer acerola

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro-pode-comer-acerola

Existe uma pergunta que acompanha os tutores por toda a vida ou até já tenham pesquisado e estudado bastante: será que o cachorro pode comer isso? O “isso”, claro, sempre muda, e é importante conhecer caso a caso. Nesse texto, vamos descobrir se cachorro pode comer acerola.

Embora consigam digerir algumas frutas, nem todas fazem bem aos peludos. Além do mais, não necessariamente aquilo que é bom para nós, é bom para os pets. Por isso, quanto mais entendermos sobre a nutrição dos cães e sobre o como o alimento afeta o organismo, melhor.

Conheça mais sobre as acerolas

Um tutor responsável sabe que não se deve oferecer nada ao pet sem saber se aquilo é seguro e saudável. E ter dúvidas em relação à alimentação dos pets é um ótimo motivador para os tutores pesquisarem e acertarem o melhor cardápio para seus amigos.

Assim, para saber se acerola faz mal para o cachorro, o primeiro passo é entender o alimento. Estamos falando de uma fruta levemente ácida, rica em vitaminas, antioxidantes e é muito fácil de encontrar.

Handful of a South American cherry called “Acerola” also known as Barbados Cherry

Essa fruta caribenha, apesar de bastante popular no Brasil, chegou por aqui em 1955.
Foi nesse ano que as primeiras sementes foram importadas de Porto Rico. Desde então, a acerola conquistou os jardins e pomares do país e hoje é comum encontrar pés de acerola nas calçadas e quintais.

Por isso, pode ser que durante o passeio com seu pet vocês encontrem uma árvore carregada de acerola e o seu amigo faça cara de pidão querendo provar. E agora, o que fazer?

Afinal, cachorro pode comer acerola?

coceira em cachorro
Cachorro pode comer acerola, mas sem exageros.

A boa notícia aqui é que, sim, você pode dar uma acerola madurinha para o seu amigo provar! Acerolas não são venenosos para os cachorros. Mas, lembre-se: nada de exagerar. A acidez da fruta pode agredir o intestino do animal. Pense nela como um petisco para dias especiais.

Como por exemplo: um sorvete de acerola para os dias de calor ou um punhado de acerolas como recompensa depois de um passeio, são boas escolhas. Porém, como sempre gostamos de destacar, qualquer alteração na rotina alimentar do seu pet precisa passar pela validação de um médico-veterinário. 

Será que cachorro pode tomar suco de acerola? 

Como a acerola é um alimento que os cães podem ingerir, o suco do fruto é permitido. Porém, não pode oferecer demasiadamente. A melhor forma de oferecer acerola é como petisco, ou seja, tem uma quantidade mínima para não se tornar uma alimentação prejudicial ao pet.

Caso haja exagero no consumo, o cachorro pode ganhar peso, o que é fator predominante para outras condições, como: sobrecarga das articulações. Vale ressaltar que estamos falando de uma fruta cítrica, então o excesso pode gerar reações no sistema digestivo do animal, o que tende a resultar em desconfortos intestinais e até vômito.

Antes de oferecer um novo alimento, entenda as necessidades do seu cachorro

Os cães pertencem à grande ordem dos carnívoros, onde também estão agrupados os ursos, lobos, leões, doninhas e focas. Ainda assim, muitos animais dessa ordem são na verdade herbívoros, como o urso panda, por exemplo.

Tal classificação, porém, nos ajuda a entender que os cães vieram de um grupo genético que se desenvolveu comendo carne. É por isso que eles têm caninos tão bem desenvolvidos, um instinto de caça aguçado e um trato digestivo mais curto. Mesmo assim, quando o assunto é hábito alimentar, os cães têm um organismo e um paladar bem adaptados a alimentos de origem vegetal.

cachorro pode tomar suco de acerola
O mais indicado é que qualquer alteração na rotina alimentar do seu cachorro deve ser validada por um veterinário.

Embora tenham o organismo capaz de digerir alimentos variados, nem todos são seguros. E esse é o caso de algumas frutas e vegetais como o abacate, uva-passa, cebola ou alho. Aparentemente inofensivos, mas verdadeiros venenos para os cachorros.

Uma alimentação ideal e equilibrada para os cachorros é facilmente conquistada com rações de alto valor nutricional como as premium e super premium. E se você quiser variar o cardápio do seu amigo, lembre-se de pedir as orientações de um veterinário. Ele vai indicar a melhor dieta para o animal.

A alimentação dos cachorros é sempre uma pauta muito interessante, não é mesmo? Sempre que quiser saber mais sobre esse e outros temas relacionados ao mundo pet, já sabe onde achar a informação que está buscando, no Blog da Cobasi. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário