Cachorro pode comer amendoim? Descubra

Compartilhar:


O amendoim é uma oleaginosa muito apreciada pelos brasileiros. Sempre presente nos momentos de distração e conversas, ele é um tira gosto comumente compartilhado entre amigos em volta da mesa. Por vezes, até mesmo o amigo de quatro patas vem pedir um pouquinho. Aliás, o que fazer nessas situações? Será que cachorro pode comer amendoim?

Um tutor responsável deve fazer essa pergunta todas as vezes que seu pet lhe pedir alguma novidade no cardápio. Isso porque os cães não podem consumir todos nem todos os alimentos que comemos.

Este artigo se dedica a desvendar esse mistério, bem como a diferenciar os cenários em que o cachorro pode comer amendoim daqueles em que a iguaria se torna proibida.

Cachorro pode comer amendoim, mas é preciso ter atenção às contraindicações

Se já você ficou em dúvida se poderia compartilhar o amendoim daquele sábado descontraído com seu pet, pode relaxar. A oleaginosa em si pode, sim, servir como um petisco esporádico dos cães.

Porém, como acontece na grande parte dos alimentos humanos que também podem ser consumidos pelos pets, é preciso estar atento às contraindicações.

Muitas vezes não consumimos o amendoim puro, em sua forma natural. Se este for seu caso, se prepare para dizer não ao olhar pidão do seu animal.

Especialistas da veterinária recomendam que os cachorros não comam amendoim nas formas: caramelizada; adocicada; frita; salgada; temperado com alho e cebola; e preparado na forma de amendoim japonês.

Isso porque essas versões da oleaginosa podem trazer sérios danos à saúde canina, tais como aumento do peso, desidratação e até mesmo doenças do pâncreas. 

Se você quer compartilhar este tira gosto com seu amiguinho, se prepare para oferecê-lo à moda animal. Isto é, em sua forma natural ou, no máximo, ligeiramente assado.

Consumido de maneira correta, amendoim pode trazer benefícios para o pet

Agora que você sabe que cachorro pode comer amendoim, bem como está devidamente orientado sobre as contraindicações, chegou a hora de conhecer seus benefícios para o cachorro.

A oleaginosa é fonte de muita proteína e é também rico nas vitaminas E, B3 e B1, nutrientes que podem potencializar a imunidade do animal.

Será que o amendoim pode ser consumido diariamente?

O tutor deve estar disposto a consultar um veterinário sobre a prudência de incluir qualquer novo alimento na dieta do pet. Isso porque, além de orientar sobre o impacto geral daquele alimento em seu organismo, o especialista irá passar orientações importantes como a dosagem adequada para aquele indivíduo.

O cachorro pode comer amendoim quando este for tratado como um petisco esporádico. Uma boa opção é oferecê-lo como um prêmio ou um sinal de prazer no compartilhamento de um momento especial.

O consumo diário, ou em excesso, deste alimento pode trazer danos relevantes ao sistema digestivo do pet. Alguns dos sintomas do exagero na comilança podem aparecer como vômitos e diarreias.

É sempre bom lembrar que as rações caninas costumam oferecer todos os nutrientes que o cachorro precisa. Assim, todas as adições em sua dieta devem ser feitas com orientação e serem consideradas como complemento ou um petisquinho fora da rotina.

Quer saber mais sobre dicas de alimentação para os cachorros? Confira no blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário