Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer quiabo? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro ao lado de um comedouro
Quiabo faz bem ou mal para o pet?

O cachorro pode comer quiabo? Essa é uma das principais dúvidas dos tutores, afinal, a preocupação com a alimentação saudável de seus pets é muito importante. Por isso, hoje nós vamos responder a essa pergunta e explicar o impacto do quiabo na dieta do seu cão. Acompanhe!

Posso dar quiabo para o cachorro?

A resposta para essa pergunta é sim! É isso mesmo, quiabo é bom para cachorro! Isso porque, além de não fazer mal ao organismo no animal, o legume conta com baixa caloria e é rico em nutrientes essenciais para o bem-estar do seu pet.

Há alguma restrição em dar quiabo ao cachorro?

Apesar de ser um alimento saudável e altamente recomendável na dieta do animal, há algumas restrições quanto a adotar quiabo na dieta de cachorros. Uma delas é evitar dar o alimento ao animal caso ele sofra de problemas no sistema urinário, pois o legume pode levá-lo a desenvolver cálculo renal.  

A outra restrição é quanto à quantidade de quiabo oferecida ao cão. O recomendado é fazer o uso eventual do alimento, pois, se ingerido em excesso, pode causar uma série de problemas ao pet, como, por exemplo, vômitos, diarreias e irritações na pele. 

Os benefícios do quiabo na alimentação do cachorro

Agora que você já sabe que cachorro pode comer quiabo e que ele é indicado para uma alimentação saudável do seu pet, que tal conhecer os benefícios dessa leguminosa? Por conter nutrientes potássio, magnésio, fósforo, cálcio e vitaminas, ele é responsável por:

  • fortalecer ossos e dentes;
  • contribuir para o bom funcionamento do coração;
  • reduzir os efeitos oxidantes do sangue;
  • regular o intestino e aumento da sensação de saciedade;
  • melhorar o funcionamento das células cerebrais do pet.

Saiba como preparar quiabo para cachorro

cachorro comendo quiabo
Preparar quiabo para cachorro requer uma série de cuidados

Outra dúvida frequente dos tutores é sobre qual é a melhor maneira de preparar quiabo para cachorro. O mais indicado por especialistas é prepará-lo em forma de cozido, caldo ou suco, assim é possível facilitar a mastigação e digestão do alimento. Então que tal conhecer mais sobre cada modo de preparo?!

1. Quiabo cozido para cachorro

Uma das maneiras mais comuns é oferecer quiabo cozido para o cachorro. De acordo com médicos-veterinários, o indicado é preparar o legume em fogo baixo e sem a adição de temperos prontos e sal. Com o processo de cozimento concluído, corte o legume em pequenos pedaços e sirva no comedouro

2. Caldo e suco de quiabo para cães

Para quem está seguro em oferecer quiabo em pedaços para o cão, uma alternativa é fazer um caldo com o legume. É muito simples! Basta deixar o legume de molho em uma vasilha com água, escorrer o líquido em um pote e depois despejar no bebedouro.

Além disso, outra maneira é preparar um suco de quiabo para cachorro. Para isso, corte as pontas do legume, coloque em um liquidificador e bata junto com 200 ml de água. Para finalizar, coloque a mistura no recipiente adequado e sirva o seu pet. 

Quiabo é bom para cinomose? Mito ou verdade?

Essa é uma das principais questões que existem na internet: quiabo é com para combater cinomose e parvovirose? A resposta para essa pergunta é não. Isso porque essas doenças virais afetam demais o organismo dos cães e o suco ou o quiabo em pedaços pouco podem fazer pela saúde do animal.

Existem alimentos tóxicos para cães?

Bem, cachorro pode comer quiabo, desde que com moderação. Contudo, existe uma série de alimentos que são tóxicos para cães. Entre a relação de comidas que você deve evitar dar ao seu pet estão cebola, alho, uva, abacate, chocolate e café. Em caso de dúvidas, procure um médico-veterinário de confiança. Ele vai ajudar.

Tem algum alimento que o cachorro adora? Conte para gente nos comentários como você prepara aquela comida especial para ele!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Obrigada pela resposta Men tudo dou pra minha cachorrinha, primeiro vou procurar pra ver se posso dá

Deixe o seu comentário