Cachorro pode comer batata-doce? Saiba

Compartilhar:


A descoberta dos benefícios da batata doce tem tornado esse alimento um dos alimentos queridinhos dos adeptos das chamadas dietas fitness. Isso porque, rica em vitaminas, antioxidantes e minerais como o zinco, ela é um promissor aliado ao ganho de massa muscular. Mas será que cachorro pode comer batata doce?

Antes de sabermos a resposta, é importante lembrar a importância de se consultar um especialista em nutrição na hora de incluir um alimento pouco habitual na dieta do seu pet.

Afinal, é preciso saber as questões que variam para cada animal. Exemplo disso, é o fato da quantidade a ser oferecida ter de ser ajustada ao peso e porte do pet.

Ressalva feita e a resposta é sim! O cachorro pode comer batata doce, desde que preparada de maneira adequada.

Cachorro pode comer batata doce e se beneficiar de seus nutrientes

Cada vez mais incluída na composição de dietas saudáveis para os humanos, a batata doce também se destaca pelos benefícios que traz para os cães.

Dentre estes benefícios se destacam o auxílio à saúde visual e à prevenção do envelhecimento precoce propiciados pelo fornecimento de vitamina A.

O cachorro pode comer batata doce também como um aliado importante ao seu sistema imune e à preservação da estrutura óssea. Tais benefícios são conferidos por outros micronutrientes contidos na raiz, tais como a vitamina C e o cálcio.

As características positivas deste alimento não param por aí. A batata doce também fornece potássio, que contribui para a neurotransmissão dos impulsos nervosos dos cães, e é rica em fibras. Este último elemento auxilia na boa digestão e no funcionamento adequado do intestino do pet.

Como preparar batata doce para o cachorro

A batata doce exige atenção na hora de seu preparo. Afinal, o cachorro pode comer batata doce, mas, apesar disso, alguns temperos como alho e cebola são contraindicados.

Pensando nisso, este artigo separou três modos fáceis de preparar esse petisco para seu amigo de quatro patas.

1- Cozida com água:

Lave e escove bem a casca da batata, corte em fatias de aproximadamente 3 cm e coloque em uma panela cobrindo as batatas com água. O processo de cozimento aqui leva de 15 a 20 minutos, mas é importante você acompanhar espetando com o garfo até que sinta a textura bem macia.

2- Cozida a vapor

Faça o mesmo preparo anterior com relação ao corte e higiene da batata, a diferença aqui é que o alimento não estará imerso na água e, por isso, irá preservar um pouco mais as propriedades. Existem panelas próprias para esse fim no mercado.

3- Assada

 Realize o processo de higiene e corte a batata em rodelinhas fininhas (tipo chips) e espalhe em uma assadeira e leve ao forno médio (180º) por aproximadamente 20 minutos. Esse é o jeito que mais preserva os nutrientes.

É importante lembrar que a batata doce deve ser encarada como um petisco. E, sendo assim, não pode substituir os nutrientes contidos na ração especializada para o animal.

Quer saber mais sobre a alimentação dos cachorros? Acompanhe o blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário