Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer batata-doce? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer batata doce cozida

A batata-doce é um alimento tradicional na culinária brasileira, principalmente por sua popularidade na comunidade fitness. Trata-se de uma raiz tuberosa, de origem latino-americana, muito nutritiva e saborosa. Mas, será que cachorro pode comer batata-doce?  

Muitos tutores buscam formas de oferecer uma alimentação caseira e mais balanceada para o seu pet, e procuram alimentos comuns na culinária dos humanos. Neste artigo, descubra se oferecer batata-doce para cães é saudável, quais os benefícios e muito mais. Confira!

Cachorro pode comer batata-doce?

A resposta é sim! Estamos falando de um alimento consumido em diversas culturas e que pode ser preparado de muitas maneiras. A descoberta dos seus benefícios têm tornado essa alternativa cada vez mais procurada, tanto para humanos, como para os animais domésticos. Porém, somente quando oferecida de maneira adequada. Se oferecida em excesso, a batata-doce faz mal para o cachorro.

Portanto, alguns cuidados são essenciais antes de adicionar a batata-doce na rotina alimentar do seu cachorro. Confira algumas dicas importantes para oferecer esse legume ao seu amigo. 

Como oferecer batata-doce para cachorro?

Como acontece na maioria dos casos de alimentos que podem ser compartilhados por cachorros e humanos, a batata-doce exige atenção na hora de seu preparo:

  • Não ofereça batata-doce crua para cachorro, pois os legumes podem conter substâncias tóxicas;
  • Retire a casca, a textura áspera pode atrapalhar na hora da digestão; 
  • Corte a batata-doce em pedaços pequenos e macios;
  • Não adicione nenhum tipo de tempero ao alimento (alho, cebola, sal, entre outros).

Vale ressaltar que a anatomia dos cães é muito diferente da nossa, então é preciso facilitar a maneira como o pet irá consumir o alimento. Por exemplo, se for oferecido cru, o animal pode apresentar dificuldades na mastigação e causar algum tipo de fratura. 

Além disso, as rações são a base alimentar dos cachorros. Frutas, verduras e legumes devem ser adicionados apenas como aperitivo, ou seja, petisco. Assim, algumas vezes por semana ofereça em pequenas porções. Nesse processo, é importante consultar o médico-veterinário para validar as alterações na dieta do seu pet.  

Benefícios da batata-doce para cachorro

batata doce cachorro pode comer
A batata-doce contém diversos benefícios para os cães, como: vitamina A, cálcio, potássio e fibras.

Cada vez mais incluída na composição de dietas saudáveis para os humanos, a batata- doce também se destaca pelos benefícios que traz para os cães. Dentre as qualidades do alimento, destacam-se o auxílio à prevenção do envelhecimento precoce propiciado pelo fornecimento de vitamina A.

O cachorro pode comer batata-doce também como um aliado importante ao seu sistema imune e à preservação da estrutura óssea. Tais benefícios são conferidos por outros micronutrientes contidos na raiz, tais como a vitamina C e o cálcio.

As características positivas deste alimento não param por aí. A batata-doce também fornece potássio, que contribui para a neurotransmissão dos impulsos nervosos dos cães. Como também, pode ser uma rica fonte de fibras, responsável por auxiliar na boa digestão e no funcionamento adequado do intestino do pet.

3 maneiras de oferecer batata-doce para cachorro

Com as dicas que mencionamos, o seu cachorro pode comer batata-doce e aproveitar todos os benefícios que o alimento proporciona. A seguir, compartilhamos também 3 maneiras de oferecer legumes aos cães. Confira!

1- Cozida com água

Lave bem a casca da batata-doce, corte em fatias de aproximadamente 3cm e coloque em uma panela cobrindo as batatas com água. O processo de cozimento leva de 15 a 20 minutos, mas é importante você acompanhar espetando com o garfo até que sinta a textura bem macia.

2- Cozida a vapor

Faça o mesmo preparo anterior com relação ao corte e higiene da batata, a diferença aqui é que o alimento não estará imerso na água e, por isso, irá preservar um pouco mais as propriedades. Existem panelas próprias para esse fim disponíveis no mercado.

3- Assada

Realize o processo de higiene e corte a batata em rodelas fininhas (tipo chips) e espalhe em uma assadeira e leve ao forno médio (180º) por aproximadamente 20 minutos. Esse é o jeito que mais preserva os nutrientes.

posso dar batata doce para cachorro

Gostou de saber que pode dar batata-doce para cachorro? Na Cobasi, você encontra diversas rações e petiscos que promovem os mesmos benefícios da batata-doce, inclusive, que usam o alimento na sua composição. Se ficou com alguma dúvida, envie nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Roseane Terezinha Zanetti disse:

    Minha cadelinha ama batata doce. Come todo dia.. Não pode faltar,ela fica brava e morde as pernas de quem estiver perto..

  2. wiliam pinheiro disse:

    rsrsrs
    naao tem palavras para este pet

  3. wiliam pinheiro disse:

    eh demais este pet
    fofinha

Deixe o seu comentário