Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Arroz para cachorro: será um substituto para a ração?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Conheça o arroz para cachorro e saiba como alimentar seu pet

Apesar do arroz para cachorro não ser um alimento proibido, ele deve ser dado com muito cuidado ao pet. Seu preço mais baixo e o fácil preparado, tornam este tipo de produto atrativo para alguns tutores. Porém alimentar o seu cãozinho com ele pode oferecer diversos riscos que especificaremos mais adiante.

De modo geral, é possível afirmar que os cães podem se alimentar de arroz, tendo em vista que é um alimento que não apresenta nenhuma substância nociva ao animal. Porém, por ser rica em carboidrato, é preciso ficar atento à quantidade oferecida. Além disso, o arroz não proporciona todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a saúde do animal, sendo potencialmente perigoso.

Além disso, temperos como cebola e alho são altamente prejudiciais aos cães e nunca devem fazer parte do preparo.

Continue a leitura e saiba quando e como usar arroz para cachorro

É saudável dar arroz para cachorro?

A resposta é depende! O arroz em si não é um alimento que faz mal para cachorro, mas se não for oferecido de forma adequada, pode gerar muitos riscos. O arroz para cachorro só deve ser oferecido dentro de uma dieta balanceada desenvolvida por um médico-veterinário especialista em nutrição animal.

A alimentação natural, ou AN como é chamada, só deve ser feita com acompanhamento veterinário e é individual para cada pet. As necessidades nutricionais variam de um animal para o outro e deve ser feito o acompanhamento periódico com exames para verificar se o cachorro está saudável.

É importante reforçar que dar arroz para cachorro, restos de alimentos humanos ou preparar combinações são práticas completamente diferentes da alimentação natural balanceada que é saudável. O arroz é rico em carboidratos, possui uma quantidade limitada de nutrientes e ainda pode causar alergia em alguns animais.

Por isso, arroz para cachorro só com acompanhamento veterinário!

Como preparar arroz para o pet?

É importante que o tutor, antes de alimentar seu pet com qualquer tipo de alimento diferente de ração, leve-o ao veterinário para que o mesmo estipule a quantidade e como preparar o cardápio alimentar do animal. Lembre-se que uma mudança repentina de alimentação pode causar problemas gastrointestinais, além de obesidade.

Após o profissional especializado indicar tudo o que deve ser feito, o tutor pode oferecer arroz para cachorro em doses reduzidas. Ele deve ser cozido e sem qualquer tipo de tempero. O sal, de maneira bem moderada, pode ser utilizado durante o cozimento do alimento, mas nada além disso.

Vale destacar que o arroz é rico em carboidrato, além de ser digerido com certa facilidade. Mas é importante que exista uma conversa entre tutor e veterinário para decidir o que complementar o arroz na alimentação do cão, tendo em vista que ele sozinho é bem pobre em nutrientes.

Rações com arroz são saudáveis?

arroz para cachorro é uma ótima opção de alimentação.

Preparar e oferecer arroz para o seu cachorro não é uma prática recomendada. Entretanto, algumas rações possuem o ingrediente. Será que elas são saudáveis?

Sim! No caso das rações com arroz, a composição foi formulada por médicos-veterinários e é balanceada para oferecer nutrição completa e equilibrada. Sendo assim, elas são permitidas!

Além de rações secas, latinhas e sachês de ração úmida também podem conter o grão. Converse com seu médico-veterinário e mantenha uma alimentação equilibrada e saudável para seu pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Carmen disse:

    Gostei muito das dicas e informações vou segui-las a risca muito obrigado

    • Denise Mendes disse:

      Eu faço arroz para meu cachorro sem nenhum tempero e coloco carne moída de primeira sem nenhuma gordura mas só dou duas vezes na semana pq come a ração Golden frango

  2. Maria Helena delboni disse:

    O que devo dar problema urinário

  3. REGINALDO MENDES disse:

    ESTOU ALIMENTANDO MEU CACHORRO (DÁLMATA), TODOS OS DIAS COM ARROZ(SEM TEMPERO) COM FRANGO E CARNE MOÍDA!!! PODE SER, OU NÃO?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      É importante que saiba que o arroz para cachorro só deve ser oferecido dentro de uma dieta balanceada desenvolvida por um médico-veterinário especialista em nutrição animal, pois é necessário que ele receba todas os nutrientes que precisa.

  4. Rose disse:

    Meu cachorro ( Pincher) solta coco na cama ou sofá sem sentir aí levanta correndo ….o que está acontecendo é só pedacinho mais isso horrível….alguém aí sabe me dizer pq ele faz isso

    • Cobasi disse:

      Olá, Rose! tudo bem?
      Esse sintoma pode acontecer por uma série de motivos, por isso, recomendamos que leve o seu animalzinho ao veterinário e cite esse comportamento. Deste modo, o profissional poderá diagnosticá-lo com mais clareza.

  5. Marly disse:

    Meu cachorro tá com infecção intestinal o médico passou carne ou frango pra misturar na ração e os remédios q são comprimidos colocar dentro da carne pode continuar dando

  6. Paulo disse:

    Meu cachorro (lhasa) adora arroz com cenoura, batata doce e carne picada. Será que é prejudicial? Ele come a ração “arroz com frango” também!

    • Cobasi disse:

      Olá, Paulo! tudo bem?
      Seu cachorro pode comer esses alimentos mas é necessário estar atento ao modo de preparo pois ele pode ser prejudicial ao pet.

Deixe o seu comentário