Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Insuficiência renal em cães: saiba como cuidar do seu pet

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro fazendo exame de Insuficiencia renal
A insuficiência renal em cães é uma doença grave

A insuficiência renal em cães é uma doença que afeta animais de todas as raças, idades, porte ou gênero. Após contrair a doença, o rim do pet vai, aos poucos, perdendo a capacidade de filtrar o sangue e resíduos produzidos pelo organismo.

Para ajudar a entender o que é a insuficiência renal em cachorros, suas variações, tratamentos e prevenções, nós convidamos Lysandra Barbieri, veterinária especialista da Cobasi. Confira!

O que é insuficiência renal em cães?

A insuficiência renal em cães é uma doença que prejudica o bom funcionamento dos rins dos animais. Conforme explica Lysandra:

“No caso de um cachorro com insuficiência renal, os rins não conseguem realizar o seu trabalho de forma integral, desequilibrando os nutrientes no corpo do pet, deixando impurezas no sangue e gerando várias outras complicações”, contou.

Esse desequilíbrio nutricional atrapalha funções essenciais para a saúde do pet como, por exemplo, regular a temperatura do corpo e sintetizar hormônios importantes. Entre eles a eritropoietina, responsável por estimular a produção de glóbulos vermelhos.

Tipos de insuficiência renal em cães

A insuficiência renal em cachorro pode ser dividida em dois tipos: insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica. A principal diferença entre elas é a possibilidade de cura. 

“A doença renal em cães pode ser reversível, se detectada na forma aguda, ou irreversível, quando na forma crônica”, explicou Lysandra. Conheça melhor cada uma delas.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica (IRC) é uma enfermidade grave e irreversível que costuma afetar cães idosos. A sua principal causa está relacionada ao envelhecimento do pet, uma vez que os rins vão, gradativamente, perdendo a capacidade de filtragem do sangue.

Sintomas da doença renal crônica em cães

Por se tratar de uma doença silenciosa, é precioso que o tutor tenha muita atenção a qualquer sintoma de insuficiência renal crônica em cães. Os principais são:

  • mudança na coloração da urina;
  • aumento da ingestão de água;
  • o cachorro faz mais xixi do que o normal;
  • perda de apetite;
  • urina com odor diferente;
  • vômito;
  • perda de peso;
  • úlceras na boca e focinho;
  • hálito com odor forte;
  • convulsões.

Insuficiência renal aguda em cães

Por sua vez, a insuficiência renal aguda (IRA) é uma doença agressiva, mas que pode ser revertida com o tratamento adequado.

O que caracteriza essa doença renal é a queda brusca da função renal do cachorro. Para revertê-la são necessários um diagnóstico precoce e o tratamento da causa, que pode ser intoxicação ou doenças como anemia.

Sintomas da doença renal aguda

Por se tratar de uma doença mais agressiva ao organismo do animal de estimação, a insuficiência renal aguda em cachorro é mais fácil de detectar. Os sinais mais comuns de que há algo errado são:

  • febre;
  • vômito;
  • aumento no consumo de água;
  • aumento ou diminuição brusca na quantidade de urina;
  • diarreia;
  • prostração;
  • hálito com odor forte;
  • perda de apetite.

Além dos sintomas relacionados, um cachorro com insuficiência renal pode apresentar úlceras na boca e região do focinho, hálito forte, convulsões e vômito.

Lembre-se! Ao observar um ou mais sintomas de doença renal, procure um médico-veterinário de confiança. Quanto antes feito o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento do seu pet.

Cachorro com insuficiência renal: causas

cachorro idosos com insuficiência renal
O envelhecimento é uma das principais causas de insuficiência renal

A principal causa da insuficiência renal em cães é o envelhecimento natural. Por isso, a doença costuma afetar animais com mais de 10 anos. Entretanto, há outros fatores que podem desencadear o surgimento da doença nos pets.

Entre os fatores mais comuns estão ingestão de produtos tóxicos, infecções parasitárias, leptospirose e doenças cardíacas. Além delas, há algumas raças de cachorro que possuem predisposição a ter problemas renais. Saiba quais são:

Raças de cães mais predispostas às doenças renais

Nenhum cachorro está livre de desenvolver insuficiência renal durante a vida, seja ela aguda ou crônica. Porém, há algumas raças que, devido à genética, são mais propensas a enfrentarem problemas renais. São elas:

  • Beagle, Rottweiler, Lhasa Apso, Shih Tzu e Chow Chow;
  • Bull Terrier, Cocker Spaniel, Shar Pei e Samoieda;
  • Golden Retriever, Pinscher e Dobermann.

Há tratamento para insuficiência renal em cães?

O tratamento para insuficiência renal em cães começa logo após o diagnóstico feito pelo médico-veterinário. Para isso, são realizados exames de urina, sangue e ultrassom abdominal para avaliar concentração de ureia no organismo do pet.

É muito importante diagnosticar se a insuficiência renal é aguda ou crônica, pois cada uma delas exige um tipo diferente de tratamento.

Se o animal foi diagnosticado com doença renal aguda, a administração de medicamentos, soro e, talvez internação, serão suficientes.

Agora, se o caso for de doença renal crônica, o tratamento consiste em uma mudança de hábitos do seu animal de estimação. Pois ela não tem cura.

A partir da confirmação da insuficiência renal aguda, você precisará estimular ainda mais a hidratação do seu animal de estimação. Uma boa maneira de fazer isso é espalhar mais bebedouros pela casa e oferecer rações úmidas.

Além disso, será necessário mudar a ração seca como base da dieta. Normalmente, o veterinário indicará uma ração medicamentosa de acordo com a nova condição de saúde do seu animal de estimação.

Por fim, alguns medicamentos e suplementos precisarão ser administrados para garantir o bem-estar do seu animal de estimação.

Lembre-se: por não existir cura, todo o tratamento de insuficiência renal aguda é paliativo e tem o objetivo de oferecer uma vida plena ao pet.

Prevenção de insuficiência renal em cães

A melhor maneira de garantir a saúde e o bem-estar do seu animal, é investir na prevenção da insuficiência renal canina. Para isso, basta adotar alguns cuidados como, por exemplo:

  • oferecer rações de qualidade;
  • estimular a hidratação;
  • evitar contato com substâncias tóxicas e medicamentos humanos;
  • realizar visitas frequentes ao médico-veterinário.

Agora que você já conhece tudo sobre a insuficiência renal em cães, conte para gente: o que você tem feito para manter a saúde e o bem-estar do seu pet?

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Antonio Marcos Araújo Barbosa disse:

    Temos uma poodle de 18 anos,ela tem doença renal ,a cada 03 dias levamos ela pra tomar soro, ela tá. Passamos momentos bons com ela,agora é nossa vez de cuidar dela graças à Deus estamos conseguindo

  2. Antonio Marcos Araújo Barbosa disse:

    Continuação sobre o caso da poodle de 18 anos,ela tá ceguinha,cansa fácil, dorme bem,às vezes abusa da minha paciência, sempre estou do lado dela,vamos cuidar dela até o fim,ela se chama MEL🐩😍💗🙏

  3. LUCIANA OMELLI disse:

    PERDI MEU BEBE DE 07 ANOS DOMINGO 10/07/22 – UNICO SINTOMA ERA VOMITO E PERCA DE APETITE, NUNCA IMAGINEI K SERIA INSUFICIENCIA RENAL. APOS INTERNACAO SO AGUENTOU 2 DIAS …. MUITO TRISTE

  4. Juciane Deodato disse:

    Eu tenho uma cachorrinha com 13 anos e a 3 descobrimos um problema cardíaco e com ele veio o problema renal, ela faz uso de muitos medicamentos tanto para o coração quanto para o rim, já passou por vários procedimentos ela é uma guerreira e nós ajudamos ela dando qualidade de vida amor carinho e tudo que for necessário para o bem estar dela, hoje estamos em uma fase ruim a ureia dela esta altíssima n consegue comer e nem beber água estamos dando tudo na seringa, enquanto ela lutar pela vida nós ajudaremos ela a viver, que Deus nos ajude e ajude nossa guerreira para q ela n sofra. Orem por ela, obrigada.😔🐶

  5. Conceição Gomide disse:

    Minha Branquinha foi retirada da rua. Um ano depois apresentou problema na coluna , o raio X mostrou hernia de disco. Tomou por 2 meses Tramadol e Condroitina que continuou a comer na ração. Hoje com mais de 8 anos está urinando com espuma. Conheço bem a nefrose em humanos. Si que está perdendo proteína, possivelmente albumina. Onde moro não existe veterinario . Dependendo de alguem para leva-la ao consultorio . Me foi recomendado dar a ela a Canin Renal. Estou dando, Além disso tem catarata nos dois olhos e esta cega. Gostaria se posso dar frutas e quais para diminuir a proteina ingerida. Obrigada antecipadamente.

    • Cobasi disse:

      Olá, Conceição! Como vai?

      Somente um profissional poderá avaliar a saúde do seu pet, bem como, recomendar os alimentos exatos para que haja um equilíbrio de nutrientes.

Deixe o seu comentário