Insuficiência renal em cães: conheças os principais problemas renais

1 de abril de 2021

Saúde e Cuidados
veterinário examinando insuficiência renal em cães

A insuficiência renal em cães é um problema que atinge animais, em sua maioria, mais velhos, porém algumas raças estão propensas a desenvolver a patologia. Sendo assim, é importante entender as causas, sintomas e como tratar, visto que os rins são órgãos fundamentais para o bichinho.

Saiba mais sobre o problema renal em cachorros, além do que fazer para proteger a saúde do seu amigo.

O que é insuficiência renal em cães?

Hoje, quem fala melhor sobre o tema é a veterinária da Cobasi, Lysandra Barbieri. Segundo a profissional, os rins executam a função de filtrar o sangue dos pets, desta forma, garantem que haverá um equilíbrio entre os líquidos e minerais.

Porém, se identificada uma insuficiência renal em cães, isso quer dizer que existem alterações e os rins não estão conseguindo realizar seu trabalho. “Ela pode ser reversível, se detectada na forma aguda, ou irreversível quando na forma crônica”, completa Lysandra.

Quais os sintomas de insuficiência renal em cães?

É essencial que a doença renal seja identificada precocemente, e para isso, a veterinária explica qual a melhor forma de identificar a patologia, “o animal deve estar em constante monitoramento pelo seu tutor que irá observar coloração da urina, quantidade, frequência, cheiro, ingestão de água, quantidade ingerida, dentre outros”.

Além dos sintomas da insuficiência renal em cães mencionados pela médica, o pet ainda pode apresentar outros sinais, entre eles, úlceras na boca e região do focinho, hálito forte, convulsões e vômito.

Infelizmente, cerca de 75% dos casos são diagnosticados depois de muito tempo, sendo assim, a recomendação é levar seu pet ao veterinário caso identifique qualquer mudança.

Quais as causas de um problema renal?

cachorro tomando remédio para insuficiência renal em cães

Por mais que um cachorro sênior, que vai de 10 a 15 anos, tenha maiores chances de desenvolver insuficiência renal, determinadas raças, como Beagle, Poodle, Rottweiler e Lhasa Apso estão no topo da lista. 

Outras causas, além da idade, são doenças genéticas, infecções e ingestão de produtos tóxicos. Porém, a insuficiência pode começar como uma doença aguda, por este motivo é importante começar um tratamento o mais rápido possível. Após um diagnóstico crônico, o estado é irreversível.

O que dar para cachorro com insuficiência renal?

A doença renal é identificada através de exames de urina, sangue e ultrassom abdominal. Depois, se constatada a enfermidade, a disfunção precisa ser acompanhada por um profissional, e provavelmente o bichinho terá que mudar seus hábitos alimentares, hidratação e fazer uso de medicamentos.

Aliás, a alimentação impacta diretamente na insuficiência renal em cães. Desta forma, o tutor deve escolher uma ração renal para o bichinho, além de prestar atenção no volume de proteína, sódio e fósforo na formulação, além de investir mais em alimentos úmidos.

“O animal deve fazer retornos regularmente para avaliar os parâmetros e dar continuidade ao tratamento”, finaliza Lysandra Barbieri. Em resumo, mesmo que a patologia não tenha cura, você pode oferecer qualidade de vida ao seu amigo.

O primeiro passo é seguir as orientações de um veterinário de confiança, depois iniciar o tratamento que é um suporte para garantir o bem-estar do cachorro e ajudar os rins a executarem suas funções.

Quer ler mais sobre comportamento animal e como cuidar do seu pet? Então vem para o blog da Cobasi: