Desmame de cachorro: saiba como fazer

Compartilhar:


desmame de cachorro

O desmame do cachorro é um processo de transição alimentar do pet que acontece entre o final da amamentação até que ele já possa começar rações sólidas. Por ser um momento delicado na vida do animal, o tutor precisa ter alguns cuidados. Confira como fazer o desmame do seu cão corretamente.

Quando começa o desmame do cachorro?

Nos cachorros, o desmame acontece a partir do primeiro mês de vida, quando começam a nascer os dentes dos filhotes. Logo, a mãe se encarrega de espaçar as mamadas, e o animal vai procurar outros alimentos para ingerir.

Esse processo natural acontece, geralmente, após quatro semanas do nascimento do pet. Esse primeiro ciclo dura até a sexta ou oitava semana, sendo o tutor responsável por oferecer alimentos pastosos como papinhas para cachorro e rações úmidas ao animal de estimação.

É justamente nesse momento da vida do animal que a própria mãe passa a oferecer mamadas mais espaçadas e ele precisa de um alimento complementar. E nada melhor do que as papinhas para cachorro, já que elas são palatáveis e contém todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal.

Como fazer desmame de cachorro órfão?

Adotou um pet órfão e não sabe como fazer o desmame do cachorro? Nesses casos, o processo deve ser realizado com a administração de leites artificiais. Pois, ele tem vitaminas e nutrientes similares ao leite materno. Evite oferecer leite comum de vaca ao animal, pois o organismo dele ainda não está preparado para digerir o alimento.

Para alimentar o cão nas primeiras semanas de vida, basta seguir o passo a passo. Aqueça o leite, coloque em uma mamadeira e deixe esfriar até que ele esteja na temperatura ambiente. Agora você já pode oferecer o alimento para o seu cachorro filhote.

Papinha para cachorro: A segunda fase da transição alimentar

Entre a quarta e a oitava semana, é o momento de começar a transição alimentar do pet para acostumá-lo a alimentos sólidos, pois é quando o pet começa a desenvolver a dentição.

Nesse período, o indicado é inserir  papinhas para cachorro na dieta do pet. Para Lysandra Jacobsen, médica veterinária da Educação Corporativa da Cobasi “É importante que papinha seja introduzida ao animais pois a troca busca entre o leite e a ração seca pode causar estranheza ao pet, gases, engasgos por ser um novo formato de alimento, diarreia pois o organismo não está adaptado a esse tipo de alimento”, afirmou.

Nesse momento de transição, é importante o tutor ficar atento“ Ao introduzir a papinha de desmame, pode ser que o pet não aceite muito bem a consistência do alimento, portanto, é preciso observar e ele está buscando pela papinha pois ele pode não comer. Nesses casos, é interessante intercalar com o leite próprio da espécie”, disse Lysandra. 

Qual é o período de desmame do cachorro?

O período de desmame do cachorro vai do segundo até o quarto mês de vida do animal. A partir desse período, o tutor já pode, aos poucos, trocar a papinha e a ração úmida pelas rações secas. Apenas não se esqueça de escolher a ração para cachorro de acordo com a fase ideal do seu pet.

Não se esqueça: Durante os primeiros meses de vida do pet, é ideal oferecer para ele papinhas para cachorro e rações úmidas especializadas. De acordo com os médicos- veterinários, não é recomendado fazer a transição alimentar com papinhas caseiras, pois elas podem acabar prejudicando o organismo do animal.

Tem algum cachorro filhote em casa? Então conte para gente nos comentários como você faz o desmame saudável do animal.

Lysandra Barbieri

Colaboração de Lysandra Barbieri

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário