Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Desmame de cachorro: saiba como fazer

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
desmame de cachorro

O desmame do cachorro é um processo de transição alimentar do pet que acontece entre o final da amamentação até que ele já possa começar rações sólidas. Por ser um momento delicado na vida do animal, o tutor precisa ter alguns cuidados. Confira como fazer o desmame do seu cão corretamente.

Quando começa o desmame do cachorro?

Nos cachorros, o desmame acontece após o primeiro mês de vida, quando começam a nascer os dentes dos filhotes. Logo, a mãe se encarrega de espaçar as mamadas, e o animal vai procurar outros alimentos para ingerir.

Esse processo natural acontece, geralmente, depois de quatro semanas do nascimento do pet. Esse primeiro ciclo dura até a sexta ou oitava semana, sendo o tutor responsável por oferecer alimentos pastosos como papinhas para cachorro e rações úmidas ao animal de estimação.

É justamente nesse momento que a própria mãe passa a oferecer mamadas mais espaçadas e o filhote precisa de um alimento complementar. E nada melhor do que as papinhas para cachorro, já que elas são palatáveis e contém todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal.

Como fazer desmame de cachorro órfão?

Adotou um pet órfão e não sabe como fazer o desmame do cachorro? Nesses casos, o processo deve ser realizado com a administração de leites artificiais. Uma vez que ele tem vitaminas e nutrientes similares ao leite materno. Evite oferecer leite comum de vaca ao animal, e isso vale para qualquer etapa da vida, pois o organismo dele não digere a proteína presente no leite comum.

Para alimentar o cão nas primeiras semanas de vida, basta seguir o passo a passo. Aqueça o leite, coloque em uma mamadeira e deixe esfriar até que ele esteja na temperatura ambiente. Agora você já pode oferecer o alimento para o seu cachorro filhote.

Papinha para cachorro: A segunda fase da transição alimentar

Entre a quarta e a oitava semana, é o momento de começar a transição alimentar do pet para acostumá-lo a alimentos sólidos, pois é quando o pet começa a desenvolver a dentição.

Nesse período, o indicado é inserir  papinhas para cachorro na dieta do pet. Para Lysandra Jacobsen, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi “É importante que papinha seja introduzida ao animais pois a troca brusca entre o leite e a ração seca pode causar estranheza ao pet, gases, engasgos por ser um novo formato de alimento e até diarreia, pois o organismo não está adaptado a esse tipo de alimento”, afirmou.

Nesse momento de transição, é importante o tutor ficar atento: “Ao introduzir a papinha de desmame, pode ser que o pet não aceite muito bem a consistência do alimento, portanto, é preciso observar se ele está buscando pela papinha ou não. Nesses casos, é interessante intercalar com o leite próprio da espécie”, disse Lysandra. 

Qual é o período de desmame do cachorro?

O período de desmame do cachorro vai do segundo até o quarto mês de vida do animal. A partir desse período, o tutor já pode, aos poucos, trocar a papinha e a ração úmida pelas rações secas. Apenas não se esqueça de escolher a ração para cachorro de acordo com a fase do seu pet.

Não se esqueça: Durante os primeiros meses de vida do pet, o ideal é oferecer papinhas para cachorro e rações úmidas especializadas. De acordo com os médicos-veterinários, não é recomendado fazer a transição alimentar com papinhas caseiras, pois elas podem acabar prejudicando o organismo do animal.

Tem algum cachorro filhote em casa? Então conte para gente nos comentários como você faz o desmame saudável do animal.

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Madiana disse:

    Nasceram muitos filhotes aqui, percebo que eles tem dentes já e a mãe não quer mais amamentar .. eles tme 1 mês já
    E queria saber como ajudar nesse desmame, o filhotes podem comer o que??

    • Cobasi disse:

      Madiana, é fundamental nos primeiros dias de vida do filhote, o leite materno, pois ele garante os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
      No entanto, já existem opções industrializado no mercado que ajudam como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido, procure um veterinário para mais orientações.

Deixe o seu comentário