Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro engasgado: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
achorro engasgado

Rações, petiscos, brinquedos e até mesmo água podem ser responsáveis por engasgar o cachorro. Mas você sabe como fazer para ajudar um cachorro engasgado

Não é raro ver um cachorro ingerir alguma coisa por acidente, tanto por comer de maneira afobada quanto por engolir alguma coisa errada, como um brinquedo, um graveto ou pedaços de osso. 

Quando isso acontece, os pedaços de comida ou brinquedos acabam parando na traquéia do cachorro, bloqueando a passagem de ar. Por isso, é sempre bom estar atento e saber identificar os sintomas de um cachorro engasgado

Como saber se o cachorro está engasgado?

Se deparar com o cachorro tossindo e confundir os sinais do engasgamento com uma tosse comum ou com o espirro reverso pode acontecer. No entanto, o engasgamento apresenta outros sinais. 

É bem comum perceber que o cachorro está agoniado, se movimentando rapidamente e sem parar. A salivação excessiva também pode ocorrer, além da movimentação das patas em direção ao focinho. 

Além disso, quando o cachorro engasga, ele costuma forçar para vomitar. Se a traqueia estiver bloqueada integralmente, é possível que ele fique com a língua arroxeada e com falta de ar. 

Nos casos mais graves, o animal pode acabar se asfixiando e chegando a óbito. Portanto, caso o cachorro dê indícios de que está engasgado é importante agir imediatamente para socorrer o animal. 

Como agir para salvar um cachorro engasgado?

Em muitos casos, não é possível esperar por um atendimento médico. Caso você esteja próximo de uma clínica veterinária, não hesite em levar o animal o mais rápido possível ao veterinário. Contudo, é possível ajudar o pet realizando os primeiros socorros em casa.  

Para ajudar o cachorro, você deve abrir a boca do pet e averiguar se existe algo preso em sua garganta. Caso tenha, é necessário retirar o objeto ou a comida de maneira delicada.

A manobra Heimlich também é uma técnica para ajudar um cachorro engasgado. Para colocar ela em prática, segure o animal com as costas apoiadas em seu peito. Abrace-o com as mãos abaixo das costelas e faça força, pressionando para cima. 

Essa manobra também é muito utilizada nos humanos e é capaz de empurrar o objeto que está obstruindo as vias respiratórias para fora. 

Caso você consiga desengasgar o animal, é importante levá-lo ao veterinário, para que o cachorro passe por uma avaliação. Isso vai garantir que está tudo bem e que nada tenha permanecido preso a garganta do pet. 

Além disso, a avaliação é importante para garantir que o animal não tenha sido ferido por conta do engasgue.

Como evitar que o animal se engasgue

cachorro engasgado

Caso o cachorro tenha o hábito de comer de forma muito acelerada, o ideal é trocar o comedouro por um comedouro lento. Dessa forma ele irá demorar mais para engolir as rações e vai mastigar durante mais tempo. 

É importante oferecer ao animal apenas brinquedos feitos especialmente para pets. Tome cuidado de evitar brinquedos que contenham partes que podem ser arrancadas. Se o cachorro tem o hábito de roer os brinquedos, procure por produtos feitos com materiais duráveis e mais rígidos, como Nylon.

Não ofereça ossos para os cachorros, exceto se os mesmos forem específicos para animais. Ossos pequenos podem se quebrar com facilidade, engasgando o animal ou ferindo algum órgão do pet. 

Evite oferecer ao animal objetos pequenos para o tamanho dele. Sempre procure por brinquedos próprios para o tamanho do pet. 

Mesmo assim, ao notar que ele se engasga com mais frequência, leve-o ao veterinário para investigar se existe outro problema interferindo na vida do cachorro.  

Gostou deste conteúdo? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário