Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com gases – como cuidar do seu pet?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com gases

Observar o seu pet brincando e se entretendo com as coisas ao redor é algo muito prazeroso. Mas não é somente nos momentos bons que você deve ter atenção com seu animal. Notar alguns sinais estranhos em seu pet pode evidenciar algum problema de que não está tudo bem com ele e um desses sinais pode ser seu cachorro com gases.

Se o seu cachorro anda soltando muitos gases, saiba que ele pode estar com muito desconforto. Por isso é importante que você procure um médico veterinário para identificar a possível causa desse comportamento.

Quer saber mais sobre o que fazer com seu cachorro com gases? Então acompanhe o resto do artigo.

O que pode causar os gases

Como os gases surgem principalmente no estômago, saiba que o barulho que seu pet emite pode estar sendo causado por algum problema nessa região. Porém, o estômago não é o único responsável pela formação de gases, já que eles também podem surgir por outros fatores físicos.

Por isso, é importante que você saiba os principais motivos que podem causar os gases no cachorro:

Alimentação

Se o seu pet costuma comer ou beber água muito rápido ou em grande quantidade, saiba que isso pode afetar o estômago dele. Como o estômago do cachorro não consegue digerir um volume muito grande de comida e líquidos, os gases podem ser uma tentativa do organismo do animal de tentar eliminar esse excesso.

A alimentação incorreta ou com falta de nutrientes também pode ser uma causa. Caso seu cão tenha ingerido alimentos fora da dieta natural dele, os gases irão aparecer. Comidas como brócolis, soja e derivados, leite, ração vencida e até mesmo sobras de refeições humanas não devem ser oferecidas ao seu pet.

Sedentarismo

Além da obesidade, outro sintoma que seu pet pode ter se ele não se exercitar muito é a presença de gases. Se o seu cão não se movimenta com frequência, a digestão dele começa a ficar afetada, ocorrendo o acúmulo de gases intestinais.

Doenças inflamatórias

Alterações na flora intestinal do pet também podem ser os causadores dos gases. Caso o seu cachorro tenha contraído alguma doença inflamatória, ou parasita, como lombrigas e vermes, o estômago do seu animal está sendo afetado.

Ao contrair algum desses distúrbios, seu pet terá problemas em fazer a digestão ou absorção de alimentos, o que altera a passagem pelo trato digestivo.
Normalmente, os cachorros podem contrair esse tipo de doença por ingestão de água ou comida contaminada ou por ingerir larvas de pulgas.

Sintomas de cachorro com gases

Cachorro com gases

Além de barriga inchada e o excesso de vezes diárias que seu pet solta gases, é importante que você também repare em outros sinais para identificar que ele está com algum problema.

Se o seu cachorro se mostra muito ansioso, andando de um lado para o outro, esse pode ser um indício de gases em excesso. 

Problemas respiratórios também estão associados a gases, pois o estômago do pet se encontra dilatado, o que dificulta que seu animal respire corretamente.
Caso note que seu pet esteja com saliva em excesso ou que esteja comendo muita grama, saiba que ele pode estar tentando aliviar os sintomas e o desconforto que ele está sentindo, já que a grama ajuda na limpeza externa do intestino.

Como cuidar do seu cachorro com gases

No menor sinal de problema, procure um médico veterinário, pois somente ele pode diagnosticar a causa dos gases.

A partir de exames clínicos, como raio-x, o veterinário será capaz de recomendar um tratamento correto ou, em alguns casos, realizar uma cirurgia. 

Mesmo que seu cão não apresente mais gases após o tratamento, você não deve deixar os cuidados com ele de lado. Não exceda a quantidade de comida e água do animal e fique de olho para perceber a velocidade que seu pet ingere os alimentos.

Fique de olho na data de validade da ração e petiscos do seu pet. Alimentos estragados desregulam o intestino do animal.

Faça a higienização correta de bebedouros e comedouros com água e sabão. Assim, você impede que parasitas e sujeiras sejam ingeridos pelo pet.

É importante que você não demore para procurar ajuda profissional de um veterinário, já que se o seu cão estiver com o estômago afetado ou alterado, esse desconforto pode avançar para um quadro mais grave. Nesses casos, o cachorro pode ter de passar por cirurgias invasivas e arriscadas, ou até mesmo levar ao óbito do pet.

Por isso, assim como seu pet te dá todo amor e carinho, dê a ele a atenção que merece e os cuidados necessários. É importante que você siga as orientações do médico veterinário para fazer com que seu companheiro possa te acompanhar na sua vida por muitos anos.

Quer saber mais sobre cães? Acesse os conteúdos abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário