Cachorro pode comer brócolis? Descubra!

Compartilhar:


cachorro pode comer brocolis

Será que cachorro pode comer brócolis? Quando o assunto é alimentação, muitos tutores têm dúvidas sobre o que podem ou não oferecer aos seus pets. Afinal, o sistema digestivo deles é bem diferente do nosso, por isso, nem todo alimento é benéfico na dieta animal.

Durante o almoço, é normal que cães fiquem olhando para o prato de seus tutores, esperando uma provinha. Pode admitir: é difícil negar, não é? Portanto, é importante saber se cachorro pode comer brócolis e como oferecer vegetais ao animal. E então, vamos lá?!

Afinal, cachorro pode comer brócolis ou não?

A resposta é sim! Seu cãozinho pode se deliciar com alguns pedacinhos de brócolis. Em geral, o alimento é oferecido como petisco após as refeições ou como recompensa durante o adestramento.

Até mesmo cachorro filhote pode comer brócolis! O alimento traz uma série de benefícios à saúde desses animais. No entanto, lembre-se de que a quantidade ideal deve ser indicada por um médico-veterinário.

Brócolis é bom para cachorro? Principais benefícios

cachorro deitado com a boca aberta

Sabia que o brócolis é um dos legumes favoritos dos cães? O bom desse alimento é que ele possui nutrientes importantes para o desenvolvimento do pet. Por isso, ele pode ser oferecido mais de uma vez na semana.

Esse legume é rico em:

  • vitamina A: responsável por melhorar a visão, a pele e a síntese hormonal;
  • potássio: auxiliar na condução do impulso nervoso;
  • vitamina C: anti-inflamatória, contribui com o sistema imunológico;
  • magnésio: melhora o funcionamento cardíaco;
  • vitamina E: antioxidante, retarda o envelhecimento;
  • cálcio: participa da manutenção da estrutura óssea, coagulação sanguínea, condução do impulso nervoso e contração muscular;
  • vitamina K: auxilia a coagulação sanguínea, melhora a densidade óssea;
  • ácido fólico: contribui com a produção de células saudáveis.

Além disso, o brócolis possui uma série de minerais que auxiliam o fortalecimento do sistema imunológico e nervoso. Dá para ver que o alimento melhora – e muito! – a saúde do seu animal de estimação, certo?

Como oferecer o alimento para o meu pet?

Para garantir o aproveitamento máximo desse legume, é preciso prepará-lo da maneira certa. O brócolis é um dos únicos alimentos que pode ser oferecido tanto cru, quanto cozido – fica a critério do tutor.

De todo modo, em primeiro lugar é preciso lavar bem antes de servir seu pet. Se quiser cozinhar o alimento, remova o caule e as folhas. Ao colocar na panela, evite cozimentos longos, para evitar a perda de vitaminas. O ideal é deixá-lo no fogo apenas por alguns minutinhos.

Quando estiver pronto, espere esfriar e, se quiser, adicione azeite e sal em pouca quantidade. Evite outros tipos de tempero, pois podem causar gases. Então, é só oferecer para o seu amigo!

O legal é que o legume pode até substituir petiscos mais gordurosos para, assim, manter a saúde do animal em dia. O cachorro pode comer brócolis após a refeição principal ou nos momentos em que o tutor queira agradar seu bichinho.

Contudo, não substitua a ração! Ela é a principal fonte de nutrientes para cães, porque possui tudo o que o pet precisa para crescer saudável, forte e feliz.

Outro ponto importante é que nem todo animal vai se interessar pelo legume. Se isso acontecer, não force. Dê preferência a outras opções saudáveis, como chuchu, couve-flor e quiabo.

Alimentos para cortar da dieta animal

cachorro pode comer brócolis

Apesar de o cachorro poder comer brócolis, outros alimentos devem ser excluídos da rotina alimentar do pet. Alguns dos vegetais proibidos são:

  • cebola;
  • alho;
  • feijão;
  • tomate;
  • milho;
  • soja.

Agora que você já sabe o que seu cão pode comer, será fácil complementar a dieta para deixá-lo feliz e bem alimentado. Não se esqueça de consultar um médico-veterinário para descobrir quais são os alimentos mais benéficos à atual saúde do seu bichinho.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário