

Cachorro com a barriga inchada e dura é sinal de que algo errado está acontecendo em seu organismo. Este é o primeiro sinal clínico de diversas doenças.
É papel do tutor ter atenção a todos os hábitos do animal de estimação. Quando a barriga do pet parece diferente, a causa pode ser verminoses, parasitas, prisão de ventre, gases, infecções… A lista de possíveis fatores é grande, mas apenas um profissional é capaz de entender o que está acontecendo com o bichinho.
Portanto, para te nortear, a Cobasi preparou uma matéria especial que explica o que fazer e como evitar a barriga inchada e dura em cães.
Leve o cão ao médico veterinário imediatamente. Ele será responsável por descobrir o que há de errado e o que fazer.
Há casos em que a barriga dura e inchada pode ser evitada com medicações, enquanto condições mais graves necessitam de cirurgias urgentes.
Por isso, é fundamental que um profissional faça o diagnóstico completo e certeiro sobre a condição do pet, de acordo com uma série de fatores, como idade, sexo, raça, porte do animal, entre outros. O tratamento varia para cada transtorno e bichinho.
O inchaço abdominal canino traz desconforto ao animal. Portanto, ao primeiro sinal de barriga inchada e dura, consulte um veterinário. Alguns sintomas comuns são:
Duas das doenças mais conhecidas quando o cachorro está com inchaço abdominal são a barriga d’água e a torção ou dilatação do estômago.
No primeiro caso, a barriga d’água, também conhecida como ascite, é causada pelo acúmulo de líquido no abdômen. A doença pode ser derivada de hábitos ruins, como a má alimentação, a falta de água e de atividade física e doenças prévias.
No entanto, a torção gástrica em cães é mais grave e por essa razão, necessita de intervenção veterinária urgente. A doença acomete, sobretudo, raças grandes, com peito largo.
A dilatação do estômago acontece por causa da alimentação em excesso e/ou incorreta. Se não tratada, a doença pode ser fatal. Por isso, verifique se o cão está inquieto, com dor abdominal, falta de ar e ânsia de vômito constante, mas sem conseguir vomitar.
Além da barriga d’água e torção gástrica, a barriga inchada e dura do animal pode ser insuficiência cardíaca, problemas hepáticos, tumor ou obstrução por corpo estranho.
Contudo, lembre-se: não medique seu pet por conta própria! O medicamento errado pode piorar o quadro do cachorro. Ao primeiro sinal de que algo não vai bem, tutores conscientes levam seus cachorros ao veterinário.
Manter a saúde e bem-estar do cão é o primeiro passo para garantir que nada aconteça com ele. Portanto, siga essas dicas:
Veja mais posts no blog da Cobasi:
O que eu posso dizer é que estas pesquisa são muito boa ,eu queria era salvar minha cachorrinha 😢
O que fazer quando um cachorrinho pinscher com 1 mês de nascido, com a barriga inchada, se tremendo triste?
Oi, Thacila. Recomendamos que procure um médico-veterinário. Fazer o acompanhamento do seu pet com um profissional é muito importante! =)
Meu cachorro está com a barriga grande e dura mais não tem diarréia nem vômito se alimenta normal só não está muito ativo parece que está com preguiça faz pouco tempo que tomou remédio pra verme
Oi, Dalva! Tudo bem? Recomendamos que você leve ele ao veterinário. Assim o profissional garantirá a saúde do seu amiguinho! =)