Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Barriga d’água em cachorro: saiba o que é

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já ouviu falar em barriga d’água em cachorro? Frequentemente utilizado no vocabulário informal dos amantes do mundo pet, este termo se refere a um quadro de ascite, caracterizado pelo acúmulo de líquido no abdômen do animal.

De acordo com a comunidade veterinária, a ascite não se trata de uma doença por si só. Em resumo, ela é um sintoma que se manifesta a partir de alterações no organismo do cão.

O leque de possibilidades das alterações causadoras da barriga d’água em cachorro é vasto. E, por conta disso, deve ser investigado de perto por um especialista. Isso porque, a depender do fator causador da ascite, a questão pode ser tanto uma situação grave ou um cenário que merece poucas preocupações.

Este artigo se dedica a apontar algumas dessas possibilidades e indicar caminhos para a prevenção, bem como facilitar a percepção do tutor na hora de notar se existe um acúmulo de líquido abdominal no seu amiguinho.

As causas da barriga d’água em cachorro

Como você viu no início deste texto, a ascite não é uma doença independente. Segundo os médicos veterinários, trata-se de uma reação do organismo do pet a algum outro problema existente.

Dentre os causadores da barriga d’água em cachorro, a presença de vermes no sistema gastrointestinal é um dos cenários mais comuns. Quando é este o caso, o tratamento costuma ser mais simplificado.

Outra causa menos alarmante da ascite é o acúmulo de gases no abdômen do animal. Essa causa é bastante comum no surgimento do quadro de barriga d’água em cachorro filhote. Isso porque, por contarem com uma parede abdominal mais fina e uma massa muscular menos desenvolvida, a barriga dos filhotinhos tende a inchar com mais facilidade.

No entanto, o acúmulo de líquido abdominal pode ocorrer por questões mais sensíveis à saúde e conforto do cãozinho, infelizmente.

Problemas como insuficiência cardíaca, baixos níveis de proteína no sangue, doenças do fígado, transtornos renais, tumores com sangramento, problemas endocrinológicos e peritonite (inflamação da membrana que cobre os órgãos abdominais) são algumas das possibilidades mais preocupantes.

Percebendo a ascite no pet

Um tutor que preze pela saúde do seu animal deve estar atento às indicações comportamentais e visuais oferecidas por ele.

No caso da barriga d’água em cachorro, o arredondamento da região abdominal e o aumento do volume são os sinais mais perceptíveis. Em geral, o aumento e inchaço do abdômen se dá desde o final das costas até a região pélvica do animal.

Outros possíveis sinais da ascite, estes do lado comportamental, são: dores abdominais; perda de apetite; vômito; aumento de peso; dificuldade para respirar; e gemidos na hora de se deitar.

Ao perceber qualquer um desses sinais, o tutor deverá recorrer a um veterinário de confiança.

Cuidados com a alimentação são importantes na prevenção do quadro

As possibilidades de tratamento para a ascite são várias e responderão sempre à causa originária do problema.

No entanto, a forma mais eficiente de minimizar possíveis transtornos com o quadro é preveni-lo.  

Para isso, o tutor deve primar sempre por oferecer uma alimentação de qualidade, com baixa quantidade de sal. É importante também realizar acompanhamento periódico com um veterinário e seguir de forma rigorosa o calendário de vacinação.

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde dos pets? Acompanhe o blog da Cobasi:

. Gastroenterite em cães: será que é uma simples dor de estômago?

. Giardia canina: prevenção e cuidados para a saúde do pet

. Cuidados com cachorros: 10 dicas de saúde para seu pet.

. Cachorro pode comer morango? Descubra

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário