Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com falta de ar, o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Cachorro com falta de ar não é exatamente um episódio incomum na vida dos tutores. Por isso é preciso bastante atenção para saber o que está provocando este sintoma no animal.

Cachorro com falta de ar é normal?

Todo mundo reconhece a imagem de um cachorro ofegante. Língua para fora, respiração acelerada. Geralmente os cães ficam assim por motivos corriqueiros como hipertermia (aumento da temperatura corporal) ou até mesmo estresse e ansiedade.

Além disso, as raças de focinho achatado, chamadas de braquicéfalos, também são mais suscetíveis a passar por esse problema. Nesse caso, é a própria estrutura do crânio de cachorros como boxer, bulldog inglês e pug, por exemplo, que dificulta a respiração. 

Porém nem sempre as coisas são assim tão simples. Existem diversas condições que podem deixar um cachorro com falta de ar, por isso, às vezes, este é um sinal de que as coisas não vão bem para o bichinho.

Motivos para se preocupar

Se o seu cãozinho está ofegante e você notar outros sinais como fraqueza, letargia, língua arroxeada, pescoço estendido e tosse, então a falta de ar pode ser mais séria. Estes são sinais de que o animal não está conseguindo a quantidade necessária de oxigênio, uma condição chamada de hipóxia.

Quando um animal está com um quadro de hipóxia, ele vai fazer um esforço extra na respiração para conseguir um pouco mais de oxigênio. Por outro lado, ele também vai evitar fazer esforços que diminuam a quantidade de oxigênio ou que exijam ainda mais oxigenação como exercícios, passeios e brincadeiras.

Além do calor e das alterações psicológicas, são vários os motivos mais graves que podem deixar um cachorro com falta de ar. Entre eles estão as doenças cardíacas, doenças respiratórias e o colapso de traquéia.

Além disso, é importante salientar que cães obesos ou idosos são mais propensos a apresentarem problemas respiratórios. Por isso é tão importante uma nutrição balanceada com ração de boa qualidade e um estilo de vida saudável

Meu cachorro não está bem, o que fazer?

Antes de mais nada, se perceber que o seu pet está com falta de ar, a primeira providência é fazer uma avaliação do quadro geral. Ele está com a temperatura normal? Notou alguma alteração na coloração da língua? Ele está apático ou bem disposto?

Se perceber qualquer sinal preocupante como hipóxia, tosse seguida de vômito ou apatia procure imediatamente uma emergência veterinária.

E mesmo que a situação não pareça tão alarmante, agende o quanto antes uma consulta com o médico veterinário do seu cãozinho. É preciso uma avaliação profissional para descartar qualquer problema mais sério. 

Além disso, os tutores devem sempre garantir uma alimentação saudável e ambientes acolhedores aos pets. Como vimos, cachorro com falta de ar também pode ser sinal de que o animal não está conseguindo controlar a temperatura corporal ou que está vivendo em um ambiente estressante e angustiante.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os motivos da falta de ar em cachorros, confira outros posts sobre saúde animal que separamos em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário