Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com a língua roxa: é normal?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com a lingua roxa

Atualmente, existem diversos tipos de cães, ou seja, de vários tamanhos, cores, pelagens, comportamento, etc. E algumas raças, em específico, contam com cores de língua diferentes! Porém, é importante ficar atento a esse fator, afinal, cachorro com a língua roxa pode ser um problema de saúde.

Por que algumas raças de cachorro têm língua azul?

Segundo Joyce Aparecida, médica-veterinária da Educação Corporativa Cobasi, “existem algumas raças de cães que têm como particularidade a língua roxa ou azul, tais como o Shar Pei e Chow Chow. Nesses casos, a língua de cor diferentona é normal”.

Mas você já se perguntou o porquê de algumas raças terem a língua azul? Pois a resposta é simples: melanina! Ela é a “culpada” por fazer com que as células do organismo dos cães adquiram tons mais escuros. E como a cor da língua é naturalmente rosada, o excesso de melanina garante colorações mais escuras, aproximando-se do azul ou roxo.

E no caso dos Chow Chows e Shar Peis, resumidamente, a cor da língua diz respeito à genética. A raça, geneticamente falando, conta com mais melanina na língua. E essa característica não influencia na saúde no pet.

Mas é importante se atentar! “Se o seu cão não apresenta essa cor normalmente e você notou essa alteração, corra para o médico-veterinário!”, alerta Joyce.

O que pode ser cachorro com a língua roxa?

De acordo com a veterinária, “a língua roxa indica falta de oxigenação no sangue do animal, o que chamamos de cianose, ou seja, um sangue com baixa oxigenação prejudica a oxigenação cerebral e no restante do corpo do cão, podendo levar a óbito se o animal não for atendido rapidamente”. 

Há diversos fatores que podem resultar nessa insuficiência da circulação que tanto pode prejudicar a oxigenação e deixar o cachorro com a língua roxa. 

Um deles, por exemplo, é se o pet aspirou muita fumaça, causando asfixia. Outro fator se deve à presença de um corpo estranho, ou seja, se o cachorro engoliu algum objeto grande e que acabou ficando entalado na garganta, obstruindo, assim, a sua respiração. O envenenamento também pode ser um dos fatores, afinal, dependendo do tipo de substância, o pet pode sofrer de asfixia, apresentando a língua roxa.

A cianose também pode ser causada por traumas, ou seja, pode ser consequência de um atropelamento, uma batida forte demais, entre outros. Tumores, pneumonias, choques anafiláticos, problemas renais, edemas na laringe e doenças do coração também podem resultar em cachorro com a língua roxa.

Qual o tratamento para cianose?

cachorro com a lingua roxa

Como pudemos ver, há uma lista bastante extensa dos fatores que podem causar a cianose no cachorro. Então, a única maneira de saber o que está realmente acontecendo com o seu pet, é levá-lo com extrema urgência ao veterinário, onde será possível obter um diagnóstico completo.

Segundo a veterinária Joyce, “o tratamento varia de acordo com cada caso e com a causa dessa queda na oxigenação, que pode ser desde algum corpo estranho obstruindo a respiração até um envenenamento, asfixia por fumaça, derrame pleural e problemas cardíacos”.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir outros posts da Cobasi sobre as muitas curiosidades do mundo animal. Além disso, caso você tenha interesse em produtos para cães, a nossa loja conta com os melhores itens!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. givanilda maria nascimento araujo disse:

    Obrigada pela informação, ajudou muito.

Deixe o seu comentário