Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sharpei: saiba mais sobre a raça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sharpei: saiba mais sobre a raça

O sharpei é uma raça de cachorros reconhecida mundialmente pelas dobrinhas na pele que lhe conferem um ar quase que “atoalhado”. Especialmente quando é filhote, o sharpei tem tantas dobrinhas que pode dar mais trabalho do que um recém-nascido humano na prevenção e combate às assaduras. Impressionante, não é?

Nesse artigo, vamos falar mais sobre a origem da raça, suas características e os cuidados envolvidos na decisão de ser tutor de um sharpei. Será que esse é o cão ideal para você? Venha descobrir!

A origem do sharpei

A raça de cães sharpei, palavra que significa “pele de areia”, tem origem na China, e existem registros de que seu surgimento aconteceu entre os anos 206 e 220 depois de Cristo. Isso significa que essa é uma das raças mais antigas do mundo! 

Inicialmente, os sharpeis eram criados para pastorear e guardar criações de animais. Mas, quando a China se tornou um país comunista, o líder Mao Tsé Tung ordenou que a criação da raça fosse suspensa por ser uma prática típica da burguesia.

Com isso, os sharpeis quase foram extintos, o que só não aconteceu por conta de alguns criadores em Hong Kong e em Taiwan que continuaram fazendo a manutenção da raça clandestinamente.

Características do sharpei

Características do sharpei

Além das dobrinhas na pele que são, sem dúvida, a característica mais marcante do sharpei, o cão também tem a língua azulada e uma expressão triste, por conta do excesso de pele sobre os olhos e das bochechas caídas. As orelhas do sharpei são curtinhas e arredondadas e os pelos, geralmente, são encontrados em tons de caramelo, ruivo, preto e marrom.

De maneira geral, o sharpei é um cão tranquilo e dócil, mas precisa ser socializado desde cedo, enquanto ainda é um filhote, para aprender a dosar seus instintos superprotetores.

São cães silenciosos, que não costumam incomodar pelo excesso de latidos, e também não tendem a dar sinais de alerta, como rosnados e grunhidos, quando se sentem incomodados. Por isso, fique atento para não ser pego de surpresa por um sharpei que foi contrariado.

O sharpei é muito inteligente e gosta de aprender truques novos para agradar sua família, mas pode ser um pouco teimoso. Seja bastante paciente e recompense os acertos com carinhos e petiscos, mas sem exagerar.

Cuidados com a saúde do sharpei

Cuidados com a saúde do sharpei

Como você pode imaginar, a maior parte dos problemas de saúde encontrados no sharpei estão relacionados à sua pele. É preciso ser bastante disciplinado para fazer sessões diárias de limpeza nas ruguinhas da pele de um sharpei, para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem ser muito nocivos à saúde.

Como é uma raça de cães mais caseira, o sharpei pode ter tendência à obesidade se estiver comendo mais do que o necessário e principalmente se não passear diariamente.

Para evitar isso, organize sua rotina de modo a comportar pelo menos um passeio por dia com o cão, para que ele tenha contato com outras pessoas e animais e, também, para que possa queimar algumas calorias.

Mantenha consultas regulares de acompanhamento com o médico veterinário, certifique-se de manter as vacinas em dia e siga as orientações do profissional com relação aos cuidados necessários para que seu cãozinho se desenvolva bem e com saúde.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Ana claudia disse:

    Que fofo☺️gostei tenho um pretinho muito fofo 😁

Deixe o seu comentário