Cachorro pode comer batata? Saiba aqui

Compartilhar:


A batata é um dos alimentos mais cultivados pelo mundo. Só no Brasil a média de produção é de quase 27 toneladas por hectare. Essa raiz é tão rica em nutrientes que fez parte de um item de sobrevivência numa famosa ficção científica: o filme “Perdido em Marte”. Mas será que também o cachorro pode comer batata?

Desde que o alimento seja preparado de maneira adequada, a resposta é sim!

O tutor precisa tomar cuidados importantes como oferecer o alimento sempre cozido, mas sem nenhuma adição de temperos, nem mesmo sal.

Porém, isso não significa que a batata possa ser servida crua. Sem preparo algum, a raiz é tóxica para os cães, como veremos mais à frente.

Cachorro pode comer batata e se beneficiar dela!

O que fez a batata ser estrela de um filme de sobrevivência em ambiente hostil não foi apenas a facilidade de seu cultivo em terrenos arenosos, mas também sua rica composição de nutrientes.

O cachorro pode comer batata e se beneficiar de elementos do complexo B, da vitamina C, do cálcio, do potássio, além de fósforo e sais minerais.

Essa vastidão de nutrientes contribui para diversas funcionalidades do organismo do pet. A vitamina C, por exemplo, auxilia na produção de colágeno e no funcionamento saudável das articulações. Já os componentes do complexo B são vitais para a saúde mental canina.

Fósforo e cálcio, por suas vezes, contribuem para a formação adequada da estrutura óssea e para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular.

Os benefícios, porém, não se resumem aos micronutrientes. A batata é também rica nos macros, como os carboidratos, essenciais para o fornecimento de energia.

Tudo isso é verdade. No entanto, é preciso ressaltar que o cachorro pode comer batata, e não os diversos temperos que usamos para prepará-la. Alho e cebola, por exemplo, são tóxicos para o organismo do pet.

Benefícios do alimento na saúde do pet

A batata traz uma série de benefícios à saúde do seu bichinho de estimação:

  • melhora no funcionamento dos sistemas nervoso, imunológico e muscular;
  • auxílio no funcionamento das articulações;
  • melhora na aparência da pele;
  • melhora a saúde óssea e dentária;
  • auxilia a coagulação sanguínea e, consequentemente, faz bem ao coração.

Como oferecer batatas para o meu pet?

Agora que você já conhece os benefícios do alimento, é importante saber como oferecer as batatas para cães. Afinal, com elas é possível preparar uma infinidade de receitas. Mas nem todas são recomendadas. Confira!

  • Batata cozida: ofereça sem medo! Não adicione nenhum tipo de tempero.
  • Batata assada: também pode ser oferecida ao pet sem temperos, como sal ou óleo.
  • Batata crua: não! Cachorro não pode comer batata crua, pois ela possui solanina, uma substância tóxica aos pets.
  • Chips de batata: também não. Salgadinhos são industrializados. E, como todo tutor sabe, eles devem passar longe da dieta canina.
  • Batata frita: não. Frituras causam problemas gastrointestinais nos cães.
  • Purê de batata: não, pois possui manteiga e leite, dois alimentos ricos em lactose que podem fazer mal à saúde do pet.

Cuidados na hora de incluir a batata na dieta do cachorro

A ração canina oferece todos os nutrientes necessários para o organismo do animal. Por isso, a batata deve ser vista apenas como um petisco, e não como substituto.

Ainda assim, para ser um petisco saudável, a raiz deve receber alguns cuidados antes de ser incluída na dieta do cachorro.

O primeiro deles é o cuidado para não oferecê-la crua. Nesse estágio, o alimento, que contém solanina, pode ser tóxico e mal-estar e causar sintomas como diarreia, vômito e dores de cabeça.

Atenção à quantidade

Um outro cuidado importante se refere à quantidade oferecida. Afinal, quando consumidas em exagero, as batatas podem agravar os efeitos da obesidade e da diabetes. Isso acontece porque elas são ricas em carboidratos, nutriente que se transforma em açúcar na corrente sanguínea do animal.

Portanto, se realmente quiser adicioná-la como petisco na alimentação, lembre-se de que ela nunca deve ultrapassar 10% do valor diário de calorias para cães.

Em suma, é importante saber que o cachorro pode comer batata. Mas procurar um direcionamento de um profissional especializado é a atitude mais prudente para tutores que desejam incluí-la com segurança no cotidiano do cão.

Agora você já sabe quais são os benefícios do alimento e as melhores maneiras de oferecê-lo ao seu pet sem riscos. Cuide bem da alimentação canina e mantenha seu bichinho alegre e bem nutrido sempre.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário