Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba que o seu cachorro pode comer batata de maneira segura

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer batata
Um cachorro pode comer batata, desde que seja ela seja oferecida corretamente

A batata é um alimento versátil que pode ser consumido de diversas maneiras. Mas será que o seu cachorro pode comer batata?

Fique com a gente e descubra se a batata faz bem ou mal para o seu animal de estimação e se há maneiras seguras de oferecer o petisco. Confira!

Meu cachorro pode comer batata?

Sim, o seu cachorro pode comer batata e se beneficiar dos nutrientes para ter uma dieta rica e saudável. Entretanto, é preciso saber a maneira correta de oferecer esse petisco natural para o seu animal de estimação.

Como dar batata para o cachorro?

A maneira mais simples de servir batata para cachorro é o alimento cru, cortado em pequenos pedaços e sem a casca.

Aliás, é importante lembrar que a casca do tubérculo é extremamente tóxica para o pet.  Porém, há outros jeitos simples de preparar o petisco para o animal. Acompanhe!

Cachorro pode comer batata cozida?

Um cachorro pode comer batata cozida, desde que ela seja preparada sem adição de temperos. O mesmo procedimento serve para o preparo de batata-doce para cães. Lembre-se: temperos fazem mal ao organismo do pet.

Um cão pode comer batata assada?

Servir batata assada para o cão também está liberado. Só não se esqueça de não usar óleo, sal e temperos. Depois do preparo, basta cortar em pequenos pedaços e distribuir para os seus pets.

Cachorro pode comer batata frita?

Não, o seu pet não pode comer batata frita. Aliás, não é recomendado oferecer nenhum tipo de fritura para o animal, pois faz mal para o sistema digestivo.

Cachorro pode comer purê de batata?

Uma variação de batata que é proibida para cães é o purê. O motivo está na preparação do alimento. O leite e a manteiga usados no preparo fazem mal ao sistema gastrointestinal do pet, uma vez que eles são intolerantes à lactose. 

Cachorro pode comer batata chips?

Aquelas batatas chips vendidas como salgadinhos no mercado também são proibidas para cães. É isso mesmo! Alimentos industrializados devem ser evitados, pois contêm substâncias nocivas ao pet em sua fórmula.

Cachorro pode comer batata-doce?

Sim, o seu cãozinho pode comer batata-doce. Porém, é preciso ter cuidado no preparo do alimento. A casa é uma parte que faz mal ao pet, pois pode causar gases e vômitos, além de ser difícil de digerir.  

Por isso, se você deseja oferecer esse petisco ao cão, não se esqueça de descascar completamente o tubérculo.  

Por que cachorro não pode comer casca de batata?

cachorro pode comer batata sem casca
A casca da batata possui substâncias que fazem mal ao sistema digestivo do pet

O cão não pode comer a casca da batata devido a uma substância conhecida como solanina. Ela é um antinutriente essencial para proteger o tubérculo de seus predadores, permitindo que ela possa se desenvolver.

Ao entrar em contato com o organismo do animal, essa substância diminui a capacidade do sistema digestivo absorver nutrientes. Além disso,  pode causar depressão do sistema nervoso central, diarreia e vômitos.

Os benefícios da batata na saúde do cão

Os cães podem comer batata desde que preparada corretamente e ainda garantir uma série de benefícios para a saúde. Entre os principais estão:

  • melhora no funcionamento dos sistemas nervoso, imunológico e muscular;
  • auxílio no funcionamento das articulações;
  • deixa a pele e a pelagem mais bonitas;
  • contribui para a saúde óssea e dentária;
  • estimula a coagulação do sangue, consequentemente, faz bem ao coração.

Como o cão pode comer batata?

Que pet pode comer batata você já sabe, mas que tal aprender o jeito certo de servir o alimento ao seu animal de estimação?

O mais importante é saber que a batata deve ser oferecida com cuidado, pois ela contém carboidratos. O que contribui para o desenvolvimento de diabetes e obesidade canina, se oferecida com muita frequência.

Além disso, há outras opções de frutas e legumes que podem ser adicionados à rotina alimentar do pet, sempre como um petisco natural.

Seja a batata ou outro alimento natural, a oferta diária não deve ultrapassar 10% das calorias diárias que o pet deve consumir.

Não se esqueça! A base de uma dieta saudável e balanceada consistem em oferecer hidratação e ração de qualidade. Claro, sempre respeitando as características da raça, porte e idade do seu animal.  

Gostou de saber que cachorro pode comer batata e a maneira correta de oferecer o alimento ao pet? Então, conte para gente: qual é o petisco favorito do seu animal de estimação?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Natália disse:

    Eu gostei muito do comentário que eu li é isso aí é muito importante para quem tem cachorro e também não é qualquer comida que pode dar para o seu Cachorro porque tem comida que dar dor de barriga e o cachorro pode até vomitar

  2. Eduardo Antônio cox disse:

    Meu pet por descuido nosso comeu batata crua e está vomitando muito o que eu dou para ele?

    • Cobasi disse:

      Eduardo, antes de qualquer coisa, é importante observar se o animal está tendo algum outro sintoma além do vômito, como febre ou diarreia. Além disso, fique atento à frequência com que os vômitos ocorrem. Se a frequência for alta e o animal apresentar outros sintomas, não espere e corra para o veterinário.

Deixe o seu comentário