Cachorro não pode tomar leite: entenda os riscos!

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode tomar leite

Os cachorros não devem consumir nenhum tipo de leite, seja de vaca, soja ou em pó. O único tipo de leite que o animal pode tomar é o materno e só durante o período de amamentação, que dura 45 dias.

A explicação para a intolerância dos cães à lactose está no próprio organismo do pet. Ao nascer, o cão produz uma enzima chamada lactase, que é responsável por processar a lactose presente no leite.

Porém, conforme o cachorro vai crescendo, a capacidade de produção dessa enzima reduz, fazendo com que seja difícil processar o açúcar do alimento.

Por isso, a ingestão de leite costuma causar desconforto gastrointestinal no pet. Conheça os riscos em dar leite para cachorro e opções saudáveis para alimentar o animal.

Riscos de dar leite para cachorro

A intolerância à lactose faz com que o animal sinta desconforto em caso da ingestão de leite e seus derivados. Entre os principais sintomas de intoxicação alimentar, estão:

  • vômitos;
  • retenção de líquidos no intestino grosso;
  • diarreia;
  • gases;
  • desconfortos abdominais.

O leite de vaca ou até mesmo o leite em pó, apresentam altos níveis de lactose e outros componentes que são extremamente prejudiciais aos cães. 

Quais os riscos dos derivados de leite para cães

Os derivados de leite como iogurte, manteiga e queijos, além da lactose, possuem alta concentração de gordura. Além do mal-estar, a gordura pode levar o pet a desenvolver gastrite, pancreatite e obesidade.

Em alguns casos, é tolerado que o cachorro tome leite sem lactose. Porém, esse tipo de leite não oferece valor nutricional relevante para os cães, pois não oferece as vitaminas e minerais que ele precisa para crescer saudável.

Então, por que filhotes tomam leite?

filhote de cachorro com 45 dias

Os cães filhotes tomam leite materno porque, nos primeiros dois meses de vida, ele ainda produz a lactase, responsável por processar a lactose.

Além disso, o leite da cadela contém menos lactose em sua composição, o que facilita a digestão do seu filhote.

Alternativas ao leite materno canino

Sim, em situações emergenciais onde o cão é recém-nascido e não pode ser amamentado, há substitutos ao leite materno. A administração deste suplemento é indicada nas seguintes situações:  

  • filhotes recém-nascidos órfãos;
  • prematuros;
  • debilitados;
  • rejeitados pela mãe;
  • quando a cadela não tem leite suficiente.

O substituto do leite materno é enriquecido com cálcio e nutrientes similares aos do leite da cadela. Amamentar o cão recém-nascido com ele, promove uma base nutricional essencial para o pleno desenvolvimento do pet.

Leite não é essencial na dieta dos cães

O principal nutriente do leite para os cães é o cálcio. No entanto, é possível encontrar esse mineral na fórmula das principais marcas de ração.

Então, como o leite oferece mais riscos do que benefícios, não há necessidade de introduzir o alimento na dieta de cachorros filhotes, adultos ou idosos.

Uma dieta com ração adequada ao porte, idade e raça, junto com petiscos e hidratação, são suficientes para que o seu cachorro se desenvolva corretamente.

O conteúdo te ajudou? Para garantir uma alimentação saudável para o seu pet, continue navegando no Blog da Cobasi.

No pet shop online da Cobasi, você encontra a ração ideal para o seu cachorro. Com a Compra Programada você agenda a entrega do seu pedido e ainda pode aproveitar descontos incríveis nas suas compras. Até a próxima!

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário