Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que pode dar iogurte para cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pode dar iogurte para cachorrow

Azedinhos e deliciosos, nós sabemos que o iogurte é um alimento rico em nutrientes e ótimo para a saúde, mas será que isso quer dizer que pode dar iogurte para cachorro? 

É comum acharmos que o iogurte é uma boa opção para suplementar a nutrição dos cães, especialmente quando eles estão mais fraquinhos e debilitados. Mas não é bem assim. Afinal, nem tudo que faz bem à nossa saúde, faz bem à saúde dos pets.

Pode dar iogurte para cachorro?

Ora, mas os cães são mamíferos e o iogurte nada mais é que leite fermentado, certo? Certo, mas essa história de mamar mesmo em vida adulta é um hábito cultural humano. Os mamíferos mamam enquanto as mães dão leite, ou seja, quando são filhotes.

Depois disso, o organismo dos mamíferos geralmente deixa de processar bem esse alimento e desenvolve intolerância à lactose. E isso é bastante comum entre os cães. Por isso, se estiver pensando que pode dar iogurte para cachorro, é melhor pensar duas vezes.

No entanto, além de uma possível reação por intolerância à lactose, os iogurtes ainda escondem alguns perigos para os peludos. Especialmente quando falamos dos iogurtes industrializados.

Outros problemas do iogurte para cachorro

Para começar, temos o perigo da quantidade de açúcar. Afinal, os animais domésticos tendem a engordar e desenvolver doenças como diabetes quando têm uma dieta irregular e rica em açúcar.

Porém, além do açúcar, os iogurtes industrializados podem ter substâncias que são até mesmo tóxicas para os cães. A mais comum delas é o xilitol, um adoçante natural muito perigoso para os cachorros.

Outro possível risco é se o iogurte tiver chocolate em sua composição. E todo tutor sabe que chocolate é tóxico para os cachorros. Além disso, iogurtes com frutas que afetam o sistema gastrointestinal dos cachorros como coco, abacaxi ou laranja também podem colocar a saúde do seu bichinho em risco.

Por isso, se você ainda estiver se perguntando se pode dar iogurte para cachorro, saiba que os riscos não compensam os supostos benefícios ao animal. Especialmente quando estamos falando dos iogurtes industrializados.

Ainda assim, se você continua querendo dar um pouco de iogurte para cachorro, opte sempre pelas opções seguras. Os iogurtes são, sim, uma fonte rica de nutrientes e alguns podem beneficiar a saúde do seu pet. Nesse caso, a melhor ideia é apostar nos petiscos com iogurte na composição

Meu cachorro tomou iogurte, e agora?

Caso seu animal tenha tomado um pouco de iogurte sem querer é preciso fazer duas coisas. A primeira, no caso dos iogurtes industrializados, é ler a composição do produto. Ele tem xilitol? Tem chocolate? Nesse caso leve o animal imediatamente para o veterinário.

Agora, se o cachorro tomou iogurte natural, então observe o comportamento dele. Caso apresente algum sinal de intoxicação alimentar, leve-o para a clínica veterinária.

Agora, se ele continuar bem, provavelmente seu animal não tem intolerância à lactose. Isso é relativamente comum em cães mais novos. Lembre-se que a intolerância tende a se desenvolver a partir da vida adulta.

Gostou de saber se pode dar iogurte para cachorro? Então confira mais dicas sobre nutrição animal em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário