Será que cachorro pode comer açaí?

Compartilhar:


Cachorro pode comer açaí

Sendo um alimento muito comum na região Amazônica, o açaí já é um alimento preferido nos dias muito quentes, ainda mais com seus acompanhamentos. Mas será que o seu cachorro pode comer açaí e compartilhar desse sabor com você?

Mesmo que seja fofo ver seu amigo apreciando um bom açaí, você como um tutor responsável deve saber as consequências que esse ato tem.

Então, se quiser saber mais se pode dar açaí para cachorro, fique com a gente que vamos esclarecer essa dúvida.

Açaí faz mal para cachorro?

A resposta para essa pergunta é sim, o açaí não é um alimento que você deve oferecer ao seu cachorro.

Mesmo que para nós o açaí sirva como um bom alimento que ajuda no controle do colesterol, é uma boa fonte de energia e protege o coração, no cachorro o efeito é outro.

Tanto na forma natural em fruta quanto como creme, o açaí não deve ser oferecido ao cão, pois causa alguns problemas no animal.

Uma das principais razões que o cachorro não pode comer açaí é pela presença da substância teobromina na composição dessa fruta. 

Encontrado também no café e no guaraná, a teobromina não consegue ser metabolizada pelo organismo do cachorro. Dessa forma, seu pet irá apresentar um quadro de problemas gastrointestinais ou até mesmo uma intoxicação.

Pela sua composição, o açaí também pode afetar o ânimo do seu cachorro. Como é um animal que está acostumado a ter uma dieta sem altas quantidades de açúcar e estimulantes, o açaí pode fazer com que seu cão fique mais agitado, nervoso ou ansioso.

Outro problema que o açaí possui é a sua alta concentração de óleo e gordura. Se o seu cachorro consumir esse alimento em excesso, ele ganhará peso mais rápido, o levando a obesidade e problemas como diabetes.

Além dos malefícios que o açaí oferece ao cachorro, em formato de sorvete esses problemas podem piorar. Como esse é um alimento que costuma ser servido com acompanhamentos doces, não é recomendado que seu cão consuma uma alta dose de açúcar.

Até mesmo em pequenas doses, o açaí irá causar complicações no organismo do seu pet. Problemas como gases, vômitos e até mesmo diarreia podem aparecer. 

O que fazer se o cachorro comer açaí?

Cachorro pode comer açaí

Caso seu cachorro tenha consumido açaí, você deve procurar um médico veterinário para que seu animal seja examinado. Com as reações que ele terá, o veterinário poderá indicar o melhor tratamento para seu pet.

É importante que você também saiba a quantidade de açaí ingerida pelo seu cão. Isso ajuda no tratamento e o médico terá um melhor diagnóstico dos efeitos colaterais.

Lembre-se também que quanto menor o porte e peso do seu cão, maior a intoxicação do açaí no organismo do seu amigo.

Alternativas do açaí

Se você quer que o seu amigo te faça companhia em um dia quente com um sorvete, saiba que você pode substituir o sorvete de açaí por outras opções.

Porém, é importante que você saiba que sorvetes comercializados à base de leite não devem ser oferecidos ao cachorro. Produtos com lactose causam nos cães problemas no sistema digestivo.

Por isso, saiba que você pode substituir o açaí por sorvete à base de água como o de maçã, morango, pêra ou banana. Essas frutas não fazem mal ao cachorro e você ainda oferece ao seu pet uma opção saudável e refrescante.

Cuidar da alimentação do seu cão é uma responsabilidade que você como tutor deve ter. Sempre ofereça ração e água fresca ao pet e se quiser acrescentar alimentos na dieta dele, consulte um médico veterinário antes.

Lembre-se que há alimentos que o cachorro não deve comer, o açaí é um deles. Pela sua presença da substância teobromina, além da taxa de açúcar e gordura, o açaí deve ser evitado.

E se quiser saber mais sobre cuidados com seu cão, acesse nossos demais conteúdos para mais informações:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário