Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O seu cachorro pode comer açaí? Saiba se a fruta faz bem ou mal ao pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer açai
O açaí é uma fruta que possui substâncias que fazem mal ao organismo do pet

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira e que tem feito muito sucesso ultimamente. Mas será que um cachorro pode comer açaí sem ter nenhum problema de saúde?

Venha com a gente e saiba se açaí faz mal para cachorro ou se é seguro inserir essa fruta na dieta do seu animal de estimação.

Cachorro pode comer açaí?

Não! Cachorro não pode comer açaí de maneira nenhuma. O motivo disso é o mesmo do chocolate, a presença de teobromina em sua composição.

Por que açaí faz mal para cachorro?

A fruta açaí faz mal para o cachorro porque o organismo do animal não tem capacidade de processar a teobromina. Em virtude disso, a substância acaba se acumulando no estômago do pet.

O acúmulo da teobromina, presente também no guaraná e no café, pode causar doenças gastrointestinais graves. Além disso,  pode causar intoxicação caso entre em contato com a corrente sanguínea do animal.  

Outro ponto que torna o açaí prejudicial à saúde e bem-estar do pet é o excesso de óleo e gordura. Ao dar açaí para cachorro, no longo prazo, favorece o desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes.

Meu cachorro comeu açaí: o que fazer?

o que fazer quando cachorro comeu açaí
Se você suspeita que seu cachorro comeu açaí, fique atento aos sintomas e procure um veterinário com urgência

Você desconfia que seu cachorro comeu açaí e não sabe o que fazer? O primeiro passo é se atentar a possíveis sintomas de intoxicação alimentar. Os mais comuns são:

  • aumento da frequência do xixi;
  • diarreia;
  • vômito;
  • falta de coordenação motora;
  • batimento cardíaco acelerado;
  • hiperatividade;
  • respirar com dificuldade.

Ao perceber um ou mais sintomas de intoxicação por ingestão de açaí, procure um médico-veterinário de confiança. 

Só um especialista poderá realizar os exames necessários para identificar a gravidade da situação e indicar o melhor tratamento.

Se o seu cachorro comeu açaí, você deve procurar um médico-veterinário para que seu animal seja examinado. Com as reações que ele terá, o veterinário poderá indicar o melhor tratamento para seu pet.

Qual o tratamento para cachorro que comeu açaí?

O tratamento para cachorro que comeu açaí por acidente varia de acordo com o grau de intoxicação. Por exemplo, se ele consumiu mais de 200g de açaí, seja polpa ou sorvete, o quadro é grave, podendo até levar o animal a óbito.

De maneira geral, o tratamento para intoxicação consiste em indução do vômito, lavagem gástrica e fluidoterapia. Em casos, pode ser necessária a administração de medicamentos para o coração.  

Frutas que cachorro pode comer

Já que o cachorro não pode comer sorvete de açaí, nem a polpa da fruta, o ideal é substituí-lo por frutas que o cachorro pode comer.  Bananas, morangos e melancias são ótimas opções.

Além delas, há uma grande variedade de legumes que fazem bem ao organismo do pet. Usando a criatividade é possível combiná-las e diversificar a rotina alimentar do seu animal de estimação.  

Entretanto, é preciso lembrar que alimentos naturais servem apenas como petiscos para cachorro e devem ser oferecidos sem exagero.

A dieta ideal para que um cão cresça saudável deve ser baseada em hidratação constante e a mescla de rações secas e úmidas de qualidade. Sempre levando em consideração a idade, porte e a raça do animal.

Agora que você já sabe que cachorro não pode comer açaí, compartilhe com a gente: qual é a fruta que não pode faltar na dieta do seu pet?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário