Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer mamão? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer mamão

Em uma resposta mais direta, sim, o cachorro pode comer mamão. A fruta é uma ótima fonte de vitaminas A e C, fibras e minerais importantes, como potássio e cálcio. Mas, para que o alimento proporcione todos esses benefícios é preciso oferecer de forma adequada ao pet. 

Por isso, quando o assunto é oferecer mamão para cachorro, a chave é o equilíbrio. A seguir, entenda tudo sobre os benefícios, riscos, quantidade ideal e muito mais sobre a fruta.

Cachorro pode comer mamão ou faz mal?

De maneira geral, pode dar mamão para cachorro. Mas, é preciso ter certeza de que o pet não possui alergia à fruta antes de incluí-la rotineiramente na sua alimentação. 

Para isso, dê um pequeno pedaço e observe atentamente se há alguma reação negativa. Se não houver nenhum sintoma, como vômito, diarreia ou coceira, você pode colocar pequenas porções de mamão no menu do seu cão.

Mas, lembre-se: mamão é bom para cachorro, mas deve ser oferecido como forma de petisco e com moderação. O mais indicado é consultar um médico-veterinário sempre que for adicionar um alimento à dieta do seu pet. 

Benefícios do mamão para cachorro

Cachorro pode comer mamão e se beneficiar de diversos benefícios para a saúde, como: 

Fibras

Ajuda a regular o intestino, combatendo a constipação e promovendo a saúde digestiva.

Papaína

Enzima presente no mamão, auxilia na digestão, facilitando a absorção de nutrientes.

Vitamina C

O mamão é rico em vitamina C, responsável por fortalecer o sistema imunológico do animal e na prevenção de doenças.

Vitaminas A e E

Também são importantes vitaminas que contribuem diretamente para a defesa do organismo.

Além disso, a vitamina A presente no mamão é essencial para a saúde da pele e pelagem do cachorro, deixando-as mais brilhantes e saudáveis.

Já a vitamina E também atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.

Potássio

O mamão é rico em potássio, importante para a saúde muscular e nervosa.

Minerais importantes

cão pode comer mamão
O mamão é uma fruta altamente palatável, ideal para ser servida como petisco natural para cães.

A fruta também é fonte de minerais como cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para a saúde geral do animal e auxilia no processo de digestão dos cães. 

Prebióticos

Os prebióticos são componentes presentes em alguns alimentos e que não são digeridos no estômago, mas que atuam promovendo a proliferação de bactérias boas no intestino.

Com essa função, as fibras contidas no mamão podem ajudar bastante os cachorros que sofrem de irritação no intestino, constipação, gases e indigestão.

Riscos de oferecer mamão para cães

Mesmo sendo uma fruta rica em nutrientes e apresentando diversos benefícios para a saúde dos cachorros, existem alguns riscos que devem ser considerados ao oferecer essa fruta ao seu pet. 

Cachorro pode comer semente de mamão? 

Não. Cachorro não pode comer mamão com sementes, pois elas contêm pequenas quantidades de cianeto, uma substância tóxica para os cães. A ingestão pode causar problemas digestivos, como diarreia e vômito. Em casos graves, pode ser fatal.

Cachorro pode comer casca de mamão?

Não. A casca é difícil de digerir e pode até causar obstrução intestinal, por isso não se deve dar casca do mamão para cães. 

Inclusive, sempre que oferecer a polpa da fruta, dê em pequenos pedaços, pois o engasgo também é um risco, principalmente em cães que não mastigam bem a comida.

Excesso de açúcar

O mamão é rico em frutose, um tipo de açúcar natural. Portanto, se consumido em excesso, o açúcar pode causar problemas de saúde como: obesidade, diabetes e problemas dentários.

O seu cachorro pode ser alérgico a mamão

Sim, esse é um cenário possível: o cachorro ser alérgico ao mamão. Se, ao oferecer a fruta, o pet apresentar sintomas como coceira, vermelhidão da pele ou vômito, suspenda a oferta do alimento e consulte um veterinário.

Cachorro pode comer mamão – mas não desidratado

Devido à alta concentração de açúcar em frutas desidratadas, o ideal é não oferecer para cachorro.

Sabemos que é uma proposta bem prática, visto que a durabilidade do alimento é muito maior nesse formato. Contudo, não vale a pena comprometer o bem-estar do seu melhor amigo peludo por causa disso. 

Caso tenha qualquer dúvida sobre a segurança de um alimento para o seu cão, não se arrisque. Converse primeiro com o veterinário que faz acompanhamento do seu pet, para receber as orientações necessárias sobre o que ele pode ou não comer.

Meu cachorro comeu casca e semente de mamão, e agora?

>Cachorro pode comer mamão ou faz mal?
Retire as sementes e descasque o mamão antes de oferecer a fruta ao cachorro.

Como mencionamos, a casca do mamão não é tóxica para o cachorro, mas pode provocar distúrbios gastrointestinais como gases e obstrução. Por isso, se o cãozinho comer a casca, fique atento e consulte o médico-veterinário. 

Já as sementes são um pouco amargas e contêm doses de cianeto, ou seja, uma substância tóxica para cães. Por isso, a preocupação deve ser redobrada.

Então, se você suspeita ou tem certeza que o seu cão consumiu essas sementes, não espere: entre em contato com o veterinário o quanto antes. 

Qual a quantidade recomendada de mamão para cachorro?

Vale sempre destacar – tanto para frutas, verduras, legumes e até mesmo os petiscos tradicionais: esses alimentos não devem ser oferecidos em quantidade tão grande, a ponto de comprometer o interesse do cão pela ração, que deve ser o alimento principal. 

Sobre a recomendação, lembre-se de que o mamão é um petisco natural e não a base alimentar dos cães. Além disso, a quantidade ideal da fruta é algo individual, de acordo com a necessidade de cada pet. Consulte um veterinário para ajustar a fruta na dieta do cachorro.

Como oferecer mamão para cachorro? Receitas e dicas deliciosas

Mamão faz mal para cachorro, apenas se for oferecido de maneira inadequada. Então, para oferecer a fruta com segurança, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Retire as sementes e a casca da fruta, antes de oferecê-la ao seu cão.
  • Ofereça o mamão com moderação, de acordo com o tamanho do seu pet.
  • Introduza o mamão gradualmente na dieta do seu cão, observando a sua reação.
  • Consulte um veterinário antes de oferecer mamão ao seu cão, especialmente se ele tiver alguma doença pré-existente.

Além disso, se possível, opte por frutas orgânicas, que são melhores e mais seguras para consumo. Inclusive, é uma boa oportunidade para você plantar mamão em casa. 

Agora, para preparar receitas deliciosas com mamão para o seu cachorro, aqui vão algumas sugestões:

Mamão congelado

Corte o mamão em cubos e congele. Esta é uma ótima opção para refrescar o seu cão no verão.

Purê de mamão

Amasse o mamão com um garfo e misture com a ração do seu cão.

Receita de sorvete de mamão para cachorro – sem leite

Para fazer o sorvete de mamão, misture a fruta congelada com iogurte natural sem lactose e bata no liquidificador. A sobremesa fica pronta em poucos minutos, pronta para refrescar o seu cachorro. Gostou do conteúdo?

Lembre-se: cão pode comer mamão, como petisco natural. Por isso, oferecê-lo moderadamente é a opção adequada. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Cachorro pode comer mamão - mas não desidratado

Devido à alta concentração de açúcar em frutas desidratadas, o ideal é não oferecer o alimento para os animais. Sabemos que é uma proposta bem prática, visto que a durabilidade do alimento é muito maior nesse formato. Contudo, não vale a pena comprometer o bem-estar do seu melhor amigo peludo por isso. 

Aliás, todas as frutas e alimentos frescos que você oferecer para o seu cão devem ser descartados caso não sejam consumidos imediatamente. Além de atrair insetos, as frutas acabam sendo um terreno muito favorável ao surgimento de fungos e bactérias que podem fazer muito mal ao cão. 

Caso tenha qualquer dúvida sobre a segurança de um alimento para o seu cão, não arrisque. Converse primeiro com o veterinário que faz acompanhamento do seu pet para receber as orientações necessárias sobre o que ele pode ou não comer.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário