Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que gato pode comer manga?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os tutores de felinos sabem que algumas frutas são permitidas aos pets, mas será que gato pode comer manga?

Às vezes queremos agradar aos peludos com alguma guloseima, mas nem tudo o que é bom para nós é bom para eles. Por isso, antes de mais nada, precisamos entender como funciona o organismo dos gatos.

O organismo dos gatos 

Para começo de conversa, gatos são considerados carnívoros estritos, ou seja, são animais que se alimentam quase exclusivamente de carne. Isso significa que o organismo dos gatos não é adaptado para digerir alimentos de origem vegetal.

Não por acaso, as melhores rações para gatos são feitas com carnes e gorduras de qualidade e garantem o melhor equilíbrio nutricional. Mas mesmo na nutrição dos carnívoros estritos ainda há espaço para alguns quitutes do reino das plantas como frutas e ervas.

Frutas boas e frutas ruins

O problema de dar fruta aos gatos não está só na digestão, mas também nas substâncias de algumas frutas que são um verdadeiro veneno para os pets.

Por isso é preciso saber quais frutas são permitidas para os felinos domésticos e quais estão fora de cogitação. Para não esquecer, veja abaixo as frutas que são proibidas para gatos:

  • Abacate
  • Banana
  • Frutas cítricas
  • Uva
  • Uva passa

Não dê essas frutas ao seu pet, especialmente o abacate e as uvas (sejam frescas, na forma de suco ou desidratadas). Elas são venenosas para os bichinhos. Mas e quanto às outras frutas?

O grupo das frutas permitidas aos felinos felizmente é um pouco maior e a manga está entre elas. Então, sim, o gato pode comer manga! Mas a regra aqui é não exagerar. Lembre-se, estamos falando de animais carnívoros.

Além disso, mesmo sendo permitida, a manga não é a melhor fruta para dar aos gatos. Isso porque ela é muito rica em frutose e no longo prazo pode causar problemas nos bichinhos como obesidade e diabetes.

Como dar manga para gato?

Agora que você já sabe que pode dar manga para gato, é hora de descobrir a melhor maneira de fazer isso.

O ideal é dar pequenas fatias de no máximo 10 cm. Para facilitar, a fruta também pode ser cortada em cubinhos e servida no comedouro. Mas lembre-se: o gato pode comer manga, mas no máximo uma vez por semana

Além disso, os tutores que quiserem incrementar a nutrição dos peludos com algumas porções de frutas precisam sempre retirar as sementes. Muitas delas também contém substâncias tóxicas que podem matar o animal e esse é o caso das mangas.

Já as cascas das frutas não deveriam ser tão problemáticas assim, mas são. Isso porque o uso de agrotóxico é muito intenso no Brasil e as cascas das frutas ainda podem conter algum resquício deles. Por via das dúvidas descarte as cascas.

Em resumo, gato pode comer manga, sim, mas só eventualmente e em pequenas porções. Lembre-se de descartar a semente e a casca.

Em todo caso, dê preferência a petiscos e rações de fácil digestão e alto valor nutricional. Por fim, sempre que pensar em alterar a nutrição do seu pet, busque a orientação do médico veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário