Queda de pelo na cauda do gato: o que pode ser?

Compartilhar:


queda de pelo na cauda do gato

A queda de pelos em gatos faz parte de um processo natural no organismo desses animais. Isso porque os pelos nascem, crescem e morrem. Entretanto, se em algum momento a queda de pelo na cauda do gato acontece em uma quantidade anormal é preciso que você esteja atento aos detalhes, pois isso pode ser um indicativo importante de que algo na saúde do seu pet não vai bem

Dito isso, hoje nós separamos alguns pontos importantes sobre esse assunto para te manter informado e ajudar a identificar qualquer problema que possa estar acontecendo com o seu gato. 

Como identificar uma queda de pelo na cauda do gato?

Como dissemos no começo deste texto, a queda de pelos nos gatos é completamente normal por conta do ciclo de vida dos pelos: eles nascem, crescem, morrem e aí caem. No entanto, quando a queda é exagerada e passa a deixar partes do corpo do seu gato “peladas”, algo pode estar errado. Não é normal ter falta de pelos em quaisquer partes do seu gato. 

Mas e quando a queda é especificamente na cauda do gato? O que isso pode indicar? Nós separamos alguns motivos que podem estar levando à queda de pelos na cauda do seu gato. 

Hipertireoidismo ou hipotireoidismo

A tireoide é responsável por hormônios muito importantes para o organismo. Quando esses hormônios estão em falta, isso pode implicar em problemas no funcionamento do corpo do gato levando, inclusive, à queda de pelos na cauda. 

Hiperadrenocorticismo

Também conhecida como Síndrome de Cushing, essa é uma doença causada pelo aumento significativo do hormônio chamado cortisol. Esse aumento pode causar diversos problemas à saúde dos animais e é indicado, dentre diversos outros sintomas, pela perda significativa de pelos. Na maioria dos casos, é uma doença que acomete cães, mas também pode ocorrer em gatos. 

Fungos ou bactérias

Pode ser que exista algum parasita, como um fungo ou uma bactéria, causando a queda de pelos na cauda do seu gato. Isso é bastante comum, principalmente quando o gato sai muito de casa e entra em contato com outros animais ou locais que estejam infectados. 

Queda de pelo na cauda do gato pode ser alergia

Alergias são super comuns em todos os tipos de animais e podem ser causadas por vários fatores: pulgas, alimentação ou ingestão de alguma substância tóxica. Todos esses fatores podem causar coceiras ou enfraquecimento.

Sarna

Entre as causas mais comuns para queda de pelos na cauda do gato está a sarna. Esta é uma doença causada por diferentes tipos de ácaros que, na maioria dos casos, podem afetar os pelos na cauda dos felinos. 

Esses são alguns dos problemas que podem causar a queda de pelos na cauda do seu gato. Mas assim que esse sintoma for detectado, o recomendado é que você leve o seu pet ao veterinário para que obtenha um diagnóstico oficial e ele consiga receber o medicamento apropriado.

A importância dos pelos para a saúde dos gatos

queda de pelo na cauda do gato

Os pelos não são apenas uma questão estética, mas também compõem uma parte importante do corpo do gato. Isso porque servem como uma camada de proteção para a pele, além de manter a temperatura do corpo estável em dias mais frios. Por isso, não só é importante ficar de olho na queda dos pelos, como também é importante cuidar para que eles estejam sempre saudáveis, independentemente de outras doenças.

Isso significa manter os pelos do seu gato sempre bem escovados e oferecer uma ração de qualidade para que o organismo dele possa absorver todos os nutrientes necessários que vão cuidar para que o seu pelo cresça sempre de maneira saudável. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Katia Regina Brito Reis disse:

    Desesperada. Queda de pelos na cauda da gata.inha amiga disse que pode ser
    PIF. Jesus…me auxiliem

Deixe o seu comentário