Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como tirar pulga de gato? Livre o seu pet desse parasita!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como tirar pulga de gato

Que tal aprender a tirar pulga de gato? Confira como é simples e prático remover esse parasita do corpo do pet e manter o animal livre de alergias, doenças e aquele “coça-coça” incômodo. Com certeza seu felino vai agradecer, vem aprender!

Por que tirar pulga de gato?

Além de livrar o pet das incômodas picadas e coceiras, tirar pulga de gato é importante para evitar que o animal contraia doenças mais sérias. É isso mesmo! Esses parasitas podem causar dermatite alérgica, micoplasmose felina, a famosa anemia, e bartonelose.

Além disso, a presença de pulgas entre os pelos do felino pode ser a porta de entrada de outras enfermidades no organismo do animal. Isso acontece porque as picadas podem se tornar feridas graves e desenvolver a queda de pelos do seu pet.

Gato com pulgas: como saber?

Para tirar pulga de gato, o primeiro passo é detectar que os parasitas estão no corpo do pet. Essa é uma tarefa simples, basta o tutor observar algumas mudanças de hábitos e sinais físicos, sendo os mais comuns:

  • cansaço excessivo ou letargia;
  • morder ou lamber demais a pata ou a cauda;
  • gato se coçando com mais frequência que o normal;
  • queda de pelo na região da cauda ou do pescoço;
  • pontos vermelhos na pele do animal;
  • estar mais agitado do que de costume.

Ao perceber alguns desses sintomas ou comportamento suspeito do seu animal de estimação, chegou o momento de fazer um exame para confirmar as suspeitas. Segure o pet no colo com carinho e procure por bichinhos pretos entre os pelos do animal. Normalmente eles estão concentrados no pescoço, costas e próximo ao rabo.

Aprenda a tirar pulga de gato

Após um exame minucioso você descobriu que o gato tem pulgas? Não se preocupe, basta seguir algumas dicas para tirar as pulgas do seu pet e mantê-lo protegido contra os parasitas. Acompanhe!

Busque ajuda de um médico-veterinário

Assim que você confirmar a presença de pulgas entre os pelos do seu gato, procure a ajuda de um médico-veterinário. Somente o especialista poderá prescrever o tratamento e os medicamentos corretos para livrar o seu pet dessas pragas.

Importante: Não faça a automedicação do seu gato, pois receitas caseiras ou medicação incorreta pode agravar a situação. Inclusive causando sérios danos à saúde do seu animal de estimação.

Tirando as pulgas do gato

Com a consulta e a orientação do médico-veterinário concluída, chegou o momento de tirar as pulgas do gato na prática. O método mais utilizado é a escovação com o acessório apropriado, que é ideal para casos de infestação branda de parasitas.

Nos casos em que a infestação de pulgas é agressiva, o mais indicado é dar um bom banho em seu animal de estimação. Separe o sabonete e xampu antipulgas para gatos, indicados pelo médico-veterinário, e deixe  seu pet limpo e cheiroso.

Uso de remédio de pulga para gatos

Além das alternativas acima, é necessário o uso de medicamentos antipulgas para deixar o seu gato livre e protegido contra infestação de pulgas.  podem ser encontrados em forma de pipeta, comprimidos ou coleiras. O ideal é usar aquela que melhor se adapta ao seu animal de estimação.

Por exemplo, os remédios de pulga para gatos em pipetas são de fácil aplicação, basta aplicar o líquido na parte de cima do pescoço do felino. Assim que o organismo absorve o medicamento, os parasitas são eliminados. 

Um medicamento eficaz que deixa o pet livre e protegido de pulgas por até meses é o Bravecto Plus. Fácil de aplicar, o tutor encontra no mercado versões  adequadas ao peso corporal do pet.

Deixe o ambiente livre das pulgas

Agora que você já sabe como tirar pulga de gato, está na hora de aprender a eliminá-las do ambiente. Confira abaixo:

  • varra ou aspire o chão com frequência;
  • utilize produtos como Butox, mas sempre longe dos animais;
  • lave todos os acessórios do seu pet;
  • higienize cama, brinquedos, comedouros e todos os acessórios que o pet tenha acesso.

Resumindo, para tirar pulga de gato, basta cuidar da higiene do seu animal de estimação e manter o ambiente sempre limpo. Compartilhe os cuidados que você tem com a saúde do seu felino.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário