Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pulando: 3 curiosidades impressionantes

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Parar para observar um gato pulando é se ver diante de uma verdadeira maravilha da natureza. Elásticos e atléticos, os felinos impressionam pela velocidade e a facilidade de percorrer grandes distâncias com seus saltos, características que auxiliam as mais variadas espécies dessa família em suas caçadas na natureza.

Quem possui um gatinho em casa, certamente já se impressionou com seus saltos de um sofá para outro. Suas habilidades são tamanhas que mesmo quem já está habituado à cena não deixa de se surpreender de tempos em tempos.

Este artigo separou três características que traduzem, em números, todo esse espanto e encantamento gerado pela capacidade atlética única dos felinos.

1 – Gato pulando pode ultrapassar os 2,5 metros de altura

Embora os gatinhos tenham sido domesticados ao longo do tempo, alguns de seus atributos deixam claro que eles foram projetados para sobreviver e dominar no ambiente selvagem.

Neste contexto, a altura que os gatos alcançam em seus saltos representa uma de suas capacidades mais impressionantes.

Um gato salta, em média, 2 metros de altura, apontam os especialistas. Isso, somada à velocidade com que sai do chão, explica porque é tão fácil para eles apanhar uma ave no ar.

Os estudiosos complementam, porém, que embora esta seja a marca de alcance médio desses peludos, ela está longe de representar um limite. Gatos mais atléticos podem ultrapassar facilmente os 2,5 metros de altura! Impressionante, não?

2 – Gato norte-americano é recordista de salto em distância com 2,13m

A altura com que os felinos saem do chão não é o único fator impressionante ao se observar um gato pulando. A combinação de flexibilidade e explosão de seus corpos os permite também percorrer grandes distâncias com seus saltos.

Os amantes da família dos felinos certamente já observaram vídeos com animais como onças e leopardos utilizando essa característica em suas caçadas e os gatos não são diferentes.

No caso deles, a maior distância registrada na modalidade ‘salto em distância’ foi anotada pelo estadunidense ‘Waffle’. O simpático felino de estimação pulou incríveis 2,13m e entrou para o livro dos recordes no ano de 2018.

3 – Aterrissagem do gato é tão impressionante quanto o alto do salto

Que os gatos são animais ultra atléticos já não resta dúvida. Os números falam por si só. Apesar disso, esta talvez não seja a curiosidade mais impressionante quando nos debruçando sobre as habilidades de um gato pulando.

Não raramente, tutores super protetores tendem a ficar bastante temerosos ao presenciar cenas ousadas de seus pets saltando de grandes alturas direto para o chão.

Todo cuidado é relevante. Mas quando o assunto é gato pulando, este temor não se justifica em muitos dos casos.

A flexibilidade do corpo do gato e a habilidade de se equilibrar no ar para uma perfeita aterrissagem os permite se manter intactos depois de saltos que literalmente quebraria os ossos humanos em pedacinhos.

Alguns relatos mais extremos, destacaram cenários nos quais um gatinho chegou a cair do 19º andar de um prédio e saiu praticamente ileso. A capacidade do gato cair de pé é impressionante, mas é claro situações como essas devem ser totalmente evitada.

Quer saber mais sobre o mundo dos felinos? Veja no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário