Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

5 tipos de areia para gatos: dicas para escolher a melhor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Filhote saindo da caixa de caria para gato

Os gatos são animais muito peculiares, ainda mais quando se trata da higiene. Por exemplo, os felinos não conseguem deixar suas fezes à mostra e não ficam tranquilos enquanto não as deixam devidamente enterradas. Por isso, uma das primeiras ações que um tutor deve ter ao adotar um felino é conhecer os tipos de areias para gatos

Como escolher a melhor areia para gatos é um dos passos fundamentais para a higiene do animal e selecionamos as principais informações para ajudar você. Nossa primeira dica está no vídeo abaixo. Dê o play e conheça como a areia de gato pode ajudar na rotina higiênica do seu pet. 

Já deu para entender como a escolha da areia higiênica é importante, não é mesmo? A seguir, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre areia para gatos. Continue a leitura! 

Tipos de areia para gato

Tutores que nunca tiveram gatos podem pensar que há apenas um tipo de areia, ou que a diferença entre os produtos à venda é meramente de marca ou de preço.

Para a surpresa deles, há no mercado uma grande variedade de areias higiênicas, produzidas com diferentes materiais, com grãos que podem ser finos, médios ou mais grossos, com ou sem aditivos de combate ao mau cheiro, entre outras características.

Está em busca da melhor areia de gato? Então, conheça os 5 tipos das principais areias higiênicas para gatos:

Areia de argila

A areia de argila é o tipo mais comum de areia sanitária para gatos. Composta por granulados à base de argila, a areia se transforma em torrões firmes quando o felino faz xixi. Entre os principais benefícios está a capacidade de neutralizar os cheiros ruins, porém, é um tipo que exige mais atenção por parte do tutor, pois precisa ser retirado da caixa higiênica diariamente.

O tamanho do grão varia de acordo com cada marca, assim como os preços e a qualidade. Se o tutor estiver em dúvida se seu felino vai se adaptar bem a ela, o ideal é que ele faça o teste com outros tipos de areia higiênica.

Areia para gato – biodegradável

Já que mencionamos, chegou a hora de falar de outra opção que não agride o meio ambiente, a areia biodegradável. Esse tipo de produto também é produzido com fontes renováveis, como milho e mandioca, e pode ser facilmente descartado no vaso sanitário ou no lixo comum.

Os grãos são macios, têm boa absorção e ótimo poder de neutralização de odores. Quando o gato urina nela, a areia se transforma em torrões firmes que são facilmente identificáveis na hora da limpeza.

Caixa de areia para gatos
Cada gato tem suas preferências sobre tipo de areia. Ou seja, a escolha deve ser cuidadosa para não comprometer a qualidade de vida do pet.

O grande desafio desse tipo de areia é que precisa ser substituída com mais frequência que as suas concorrentes, isso porque é de origem vegetal. Além disso, esse tipo de areia pode despertar o interesse dos felinos, por causa do seu odor atrativo, porém, essa não é a função do produto.

Portanto, mesmo não sendo um produto tóxico para pet, não é indicado deixá-lo ingerir o produto. A principal fonte alimentar e de nutrientes deve ser a ração de gato.

Areia de madeira

Composta por grãos de madeira de reflorestamento, essa areia também é biodegradável e costuma ter uma boa absorção, além de controlar bem o odor de urina e de fezes. Uma característica interessante do produto são as suas propriedades absorventes que ajudam na hora da limpeza.

Ao entrar em contato com a urina, os grânulos se dissolvem, transformando-se em um pó que pode ser facilmente recolhido e descartado, durante a limpeza da caixa de areia. Vale ressaltar que o descarte pode ser no vaso sanitário ou lixo convencional, sem prejudicar o meio ambiente, já que estamos falando de um tipo de areia biodegradável.

Outra vantagem da areia de madeira é o preço: a solução sai bem mais em conta do que a maioria das outras areias higiênicas.

Areia para gato de bentonita

Composta por uma mistura de argilas de grãos muito finos, feita a partir de cinzas vulcânicas, a areia bentonita tem alto poder absorvente e, consequentemente, forma torrões ainda mais firmes do que os demais produtos da categoria.

A solução é um importante aliado para realizar a limpeza da caixa de areia, pois sua ação absorvente fixa na urina e fezes, ficando mais visível e fácil de limpar.

Areia para gato de sílica

Na forma de bolinhas ou microcristais constituídos por um gel com alto poder de absorção de líquidos, a areia sílica pode ser usada por mais tempo. Essa característica gera um custo-benefício é maior. Mas se o seu bichano for exigente, essa troca poderá ter que ser feita em menos tempo.

Além disso, grãos mudam de cor quando estão sujos, o que facilita (e muito) na hora de limpar a caixa. Ela também neutraliza bem o odor da urina, e, por isso, é indicada para uso em ambientes com pouca ventilação ou com grande circulação de pessoas.

Como escolher a melhor areia para gatos

pessoa recolhendo areia da caixa do gato
As areias para gatos possuem diferenças na sua composição, tamanho e formato dos seus grãos.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de areia para gatos, chegou a hora de saber como escolher o modelo ideal. O mercado pet conta com diversas opções de areias para gato, que possuem diferenças na sua composição, tamanho e formato dos grãos. Então, para facilitar nesse processo de escolha, confira algumas dicas especiais para montar o banheiro do seu animal de estimação:

Quem vai te dar essa resposta é o seu gato!

Faça testes, coloque algumas alternativas de areia para ele, em caixas separadas e veja qual tipo ele mais utilizou. Certamente isso vai te dar uma ideia de qual seu gato mais gostou. Um felino que faz xixi e cocô fora da caixa é uma queixa comportamental muito comum para mostrar que não está gostando da areia.

Combine as características da areia para gato com o seu ambiente

A escolha da areia para gatos está muito relacionada ao ambiente em que você e seu pet moram. Deixe-me dar um exemplo: se você mora em ambiente fechado, com pouca ventilação, por exemplo, a areia sílica talvez seja o melhor modelo pois tem uma maior capacidade de inibir odores.

Em contrapartida, para as caixas higiênicas que ficam em lugares ao ar livre e boa ventilação, a areia higiênica comum pode ser uma ótima alternativa. O adendo é que esse tipo de areia deve ser trocado com frequência.

Pense na frequência de troca da areia de gato

Você é um tutor que fica muito tempo ausente de casa? Se esse for o caso, o mais indicado é buscar um tipo de areia com alto poder de absorção e que não precisa ser trocada com tanta frequência. 

Higiene e limpeza de gatos: quais produtos são indicados?

banheiro para pet
Além da escolha da areia, os gatos também gostam da sua caixa de areia sempre limpa e higienizada.

Além da areia, que é indispensável para a rotina dos gatos, existem outras soluções que não podem faltar quando o assunto é a higiene e limpeza do seu pet. Conheça!

Eliminador de odores

Uma coisa que os tutores devem prestar atenção é se a areia que ele pretende comprar para seu gato elimina bem os odores ou só os ameniza. 

Quem mora em casa ou tem uma ampla e ventilada área de serviço não precisa se preocupar tanto com a eliminação dos odores de urina. Mas se a sua realidade é diferente, a escolha do produto terá que levar em conta o poder em reter o mau cheiro.

Uma dica é ver se a areia tem carvão ativado ou outros compostos químicos para aumentar essa capacidade de neutralizar o cheiro de urina. Um veterinário poderá ajudá-lo nessa análise e escolha.

Caixa de areia para gato

Outro produto que deve ser levado em conta é a própria caixa que irá armazenar a areia. Pense na caixa como o banheiro do gato: se ele não se sentir à vontade nela, nem a melhor areia fará com que ele se alivie lá.

O ideal é que a caixa de areia tenha, no mínimo, uma vez e meia o tamanho do gato. Dessa forma, o animal consegue dar voltas ao redor do próprio corpo antes de se agachar para fazer o número um ou o número dois.

Na Cobasi, há diversos modelos de caixas, com alturas e tamanhos próprios, para todos os gostos exigentes dos felinos. Quer saber mais? Confira o vídeo da TV Cobasi no YouTube:

E lembre-se: gatos não gostam de compartilhar o banheiro com ninguém. Por isso, se você tiver mais de um pet em casa, o ideal é que cada um tenha sua caixinha própria (se possível, com uma caixinha extra para o caso de um deles “enjoar” do banheiro antigo). Afinal, são gatos!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. DIONE LOPES DE SOUSA disse:

    Tenho 5 gatos só uso areia pipecat é muitoooo Boa
    Dione

Deixe o seu comentário