Caixa de areia para gatos: seu guia definitivo

31 de março de 2020

Gatos
Gato na caixa de areia

Sabemos que os bichanos possuem diversas características bem peculiares da espécie. Isso os tornam seres únicos, além de misteriosos e fofos! Uma das maiores peculiaridades é o hábito de esconder suas necessidades na caixa de areia para gatos. Desde bem filhotinhos esses pequenos já buscam por superfícies arenosas para fazer xixi e cocô.

Sendo assim, manter os cuidados com a higiene dos gatinhos se resume a uma caixa de areia e a rotina de substituição da areia ou do granulado sanitário. Ao mesmo tempo que é simples, esses itens precisam de alguns esclarecimentos porque os gatos são extremamente exigentes.

Continue a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a caixa de areia para gatos.

Tamanho da caixa de areia para gatos

O tamanho da caixa de areia para gatos, ou caixa sanitária como também é chamada, influência tanto na utilização, quanto no conforto do bichano. Ou seja, quanto mais espaçosa e acessível, mais confortável e atraente para o pet.

O ideal é que o gato consiga entrar na caixa com facilidade, dar uma volta em seu próprio eixo e se movimentar sem qualquer dificuldade. Para tanto, escolha uma caixa de areia no tamanho adequado e com as laterais na altura certa. Filhotes e gatos idosos, podem ter dificuldade em entrar em sanitários higiênicos com as laterais altas.

Em outras palavras, o banheirinho do gato precisa fornecer conforto no momento da sua privacidade.

Encontre a caixa de areia ideal!

Caixa de areia fechada

Uma outra questão a analisar é caixa de areia fechada. De fato, esses modelos deixam o ambiente mais agradável esteticamente, além de neutralizar o odor. No entanto, para que seu gato faça sua utilização é importantíssimo ensinar o funcionamento dela. Demonstre como abrir e fechar da porta algumas vezes e acompanhe o aprendizado do seu pet. Isso para evitar que o felino fique receoso na utilização desse tipo de caixa. O que vale é incentivar e observar a adaptação!

Localização da caixa de areia para gatos

A caixa de areia para gatos deve sempre ficar em um local reservado, longe de passagem frequente de pessoas e sem barulhos. Além disso, deve ter fácil acesso – tanto para o animal fazer suas necessidades, quanto para quem for limpar a caixa de areia. Sendo assim, nada de locais que venham a inibir a utilização, por isso pense sempre nessas dicas de lugares abertos, calmos que transmitam conforto e confiança ao peludo.

Quantidade de caixas sanitárias por gato

caixa de areia para gatos filhotes

Sim, gatos são exigentes quando se trata de privacidade e higiene! Normalmente eles preferem ter mais de uma caixa sanitária disponível, principalmente quando há mais gatos convivendo no mesmo ambiente.

Por serem predadores e carregarem esse instinto, os gatinhos não curtem muito a ideia de compartilhar a caixinha de areia. Tenha sempre uma caixa de areia a mais que o número de gatos da casa. Se você tem um gato, tenha duas caixas de areia. Se você tem dois gatos, tenha três caixas.

Tipo da areia para gato e quantidade

Além dessas observações quanto à caixa sanitária, devemos nos atentar também ao tipo de areia para gato. Cada animalzinho tem uma preferência quanto ao tipo do grão de areia. Mais uma vez a exigência típica dos gatos!

No entanto, escolher a areia de gato não é uma tarefa complicada. É só identificar a qual granulado higiênico ele se adequa melhor. Seu gatinho tem à disposição a areia de gato, areia sílica, madeira, biodegradável e de argila bentonita. O importante é que o tutor e o gatinho estejam adaptados ao tipo de granulado. A areia Pipicat, por exemplo, forma torrões mais firmes e elimina maus odores.

A quantidade, ou seja, o volume de granulado pode também interferir na utilização da caixa de areia para gatos. Isso porque eles adoram escavar e caso não tenham grãos suficientes na caixinha, o gato pode ficar insatisfeito e fazer as necessidades em outro lugar. Procure sempre deixar uma quantidade que ele possa escavar para enterrar suas necessidades.

Encontre areia para gato com descontos incríveis.

Limpeza da caixa sanitária

A higienização da caixa sanitária do gato é um fator extremamente importante. Afinal de contas, quem gosta de utilizar um banheiro sujo? Sendo assim, é fundamental manter a caixa de areia de gato sempre limpa.

Limpe a areia do gato duas ou mais vezes por dia e faça a higienização da caixa de areia pelo menos duas vezes por semana. Disponibilize mais caixas sanitárias para que ele sempre possa ter uma limpinha para o uso.

A ida com frequência regular ao banheirinho, é um sinal de saúde do seu bichano. Isso pode evitar futuros problemas de saúde. Mas, para que ela aconteça sem estresse, é importante seguir as dicas.

Tem mais dúvidas? Deixe seu comentário com a pergunta!

Escrito por Claúdio Soares – E.C/ Biólogo

Quer mais dicas sobre cuidados com gatos? Confira os posts abaixo: