Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de areia para gatos: o banheiro dos felinos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de areia para gatos

Dizem que cada animal tem suas manias e peculiaridades. Com os gatos não seria diferente. Dizem até que eles são frescos, mas a verdade é que, em se tratando de higiene, esses pequenos felinos dão um baile na maioria dos outros bichos. Naturalmente, essa mania por limpeza se estende para a hora de ir ao banheiro – mais precisamente, na caixinha de areia para gato. Você conhece os tipos de areia para gatos?

A necessidade de um local específico para fazer xixi e cocô é instintiva. Se os gatos vivessem soltos na natureza, eles esconderiam seus dejetos para se proteger de predadores e não espantar as presas. Mas, já que vivem em casa ou apartamento, eles fazem o mesmo na areia.

Por isso, ao levar um gato para casa, leve junto uma caixa e a areia. Para se ter uma ideia, a escolha dos tipos de areia para gatos é tão importante quanto a definição de que tipo de ração o animal deve consumir. E, assim como ele faz com relação à comida, o felino pode torcer o nariz (no caso, o bumbum) para a areia que não lhe agrade. Cheio de personalidade esse pet!

Tipos de areia para gatos

Se você nunca teve um pet, pode pensar que há apenas um tipo de areia para gatos. Acha que a diferença entre os produtos à venda é meramente de marca ou de preço, ou mesmo que qualquer uma poderá atender ao que o gato precisa? Mas não é bem assim!

Para sua surpresa, há no mercado grande variedade de areias higiênicas, produzidas com diferentes materiais, com grãos que podem ser finos, médios ou mais grossos, com ou sem perfume… Tem uma que promete eliminar o mau-cheiro, outra que até forma torrões firmes e rende mais, entre outras opções.

Mas, afinal, mesmo sabendo que a decisão final será dele, qual seria a melhor opção de areia para o seu gato? Ou, pelo menos, a mais correta?

Reunimos neste texto os tipos e as características dos principais tipos de areia para gatos. Para você que é novato nesse mundo ou está querendo conhecer outras opções de areias, confira essas dicas!

Areia de argila

É um dos tipos de areia mais comuns e mais econômicos para gatos. Ela é composta por granulados à base de argila, que se transformam em torrões firmes quando o felino faz xixi. Ela neutraliza os cheiros ruins, mas exige do tutor atenção, pois precisa ser retirada da caixa higiênica diariamente, por formar uma espécie de lama e acabar sujando além da caixa.

O tamanho do grão varia de acordo com cada marca, assim como os preços e a qualidade. Existe uma perfumada, mas não é recomendada, porque pode interferir no olfato tão apurado do animal.

Outro detalhe: a areia granulada se parece com a areia usada em obras. Mas nem pense em fazer uma mudança por economia, já que esse produto foi elaborado para o uso pet, higienizado e feito para proteger o seu gato.

Se o tutor estiver em dúvida se seu amigo vai se adaptar bem a ela, o ideal é que ele faça o teste com outros tipos de areia higiênica.

Areia de madeira

Composta por grãos de madeira de reflorestamento (pinus), essa é a versão mais sustentável. Por ser biodegradável, o descarte pode ser feito no vaso sanitário sem prejuízo à natureza, além de não causar alergia aos bichanos.

A areia de madeira costuma ter uma boa absorção e controlar bem o odor de urina e de fezes. Outra característica interessante do produto é que ele se dissolve ao entrar em contato com a urina, transformando-se em um pó que pode ser facilmente peneirado durante a limpeza da caixa de areia.

A manutenção é bem prática, mas exige mais frequência do que a sílica. Portanto, se você não para muito em casa e não tem muito tempo livre no seu dia a dia, talvez essa não seja a melhor opção.

E mais: ela sai bem mais em conta do que a maioria das outras areias higiênicas.

Areia para gato biodegradável

Outra opção que não agride o meio ambiente é a areia biodegradável. Esse tipo de produto também é produzido com fontes renováveis, como papel reciclado, palha, milho, mandioca, e pode ser facilmente descartado no vaso sanitário ou no lixo comum.

Os grãos são macios, têm diversos tamanhos, boa absorção e ótimo poder de neutralização de odores. Quando o gato urina nela, a areia se transforma em torrões firmes que são facilmente identificáveis na hora da limpeza. Na hora de descartar, você pode até mesmo jogá-la no vaso sanitário, desde que em pequenas quantidades.

As desvantagens são poucas, mas existem: por serem de origem vegetal, precisam ser substituídas com mais frequência que as suas concorrentes. Além disso, o gato (ou um cachorro comilão) pode querer fazer um lanchinho e se alimentar dos grãos.

Areia para gato de sílica

Se você costuma passar muito tempo fora de casa e precisa de mais praticidade na hora de cuidar do seu gato, saiba que essa é sua melhor opção. Na forma de bolinhas ou microcristais constituídos por um gel com alto poder de absorção de líquidos, esse tipo de areia para gato pode ser usado por mais tempo. Essa característica compensa seu preço mais caro, já que o custo-benefício é maior. Mas se o seu bichano for exigente, essa troca poderá ter que ser feita em menos tempo.

Outra vantagem é que os grãos mudam de cor quando estão sujos, o que facilita (e muito) na hora de limpar a caixa. Ela também neutraliza bem o odor da urina, e, por isso, é indicada para uso em ambientes com pouca ventilação ou com grande circulação de pessoas.

O ponto fraco é que a areia de sílica pode fazer mal à saúde se ingerida acidentalmente pelo gato ou por um cachorro curioso, causando diarreia e intoxicação.

Areia para gato de bentonita

Essa tem sido a areia mais queridinhas dos tutores de gato, por ser prática e mais barata. Composta por uma mistura de argilas de grãos muito finos, feita a partir de cinzas vulcânicas, essa areia tem alto poder absorvente e, consequentemente, forma torrões ainda mais firmes do que os demais produtos concorrentes. Ela gruda no local onde o pet fez suas necessidades, deixando a sujeira mais visível e fácil de ser removida. Além disso, tem cheirinho de terra, que os felinos adoram.

Ela torna a limpeza da caixa uma tarefa de fácil execução e tem alto rendimento. Assim como as outras, ela ajuda a controlar os cheiros ruins, mas precisa ser retirada diariamente da caixa.

tipos de areia para gatos

Eliminação de odores

Uma coisa a que o tutor deve prestar atenção é se a areia que ele pretende comprar para seu amigo elimina bem os odores ou só os ameniza.

Quem mora em casa ou quem tem uma ampla e ventilada área de serviço não precisa se preocupar tanto com a eliminação dos odores de urina. Mas se sua realidade é diferente, a escolha do produto terá que levar em conta seu poder em reter o mau cheiro.

Uma dica é ver se a areia tem carvão ativado ou outros compostos químicos para aumentar essa capacidade de neutralizar o cheiro de urina. Um veterinário poderá ajudá-lo nessa escolha.

Caixa de areia para gato

Também é importante levar em conta a própria caixa que irá armazenar a areia. Pense na caixa como o banheiro do gato: se ele não se sentir à vontade nela, nem a melhor areia fará com que ele se alivie lá.

O ideal é que a caixa de areia tenha, no mínimo, uma vez e meia o tamanho do gato. Dessa forma, o animal consegue dar voltas ao redor do próprio corpo antes de se agachar para fazer o número um ou o número dois.

Além disso, há diversos modelos de caixas, com alturas e tamanhos próprios, para todos os gostos exigentes dos felinos.

E lembre-se: gatos não gostam de compartilhar o banheiro com ninguém. Por isso, se você tiver mais de um bichano, o ideal é que cada um tenha sua caixinha própria. Na verdade, se possível, o ideal é ter uma caixinha extra para o caso de um deles “enjoar” do banheiro antigo. Afinal, são gatos!

Mesmo depois de escolher entre os tipos de areia para o gato, é preciso continuar observando como ele está se adaptando. Alguns continuam fazendo suas necessidades pela casa, mesmo que sua caixa esteja limpa e com areia nova. Se isso acontecer, vale a pena trocar o produto ou deixar duas caixas disponíveis, cada uma com um tipo de areia, até que ele demonstre sua preferência.  Outra dica é comprar o produto em pequenas quantidades até que seu gato faça sua escolha. Assim, você não gastará mais do que o necessário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário