Como limpar a caixa de areia do gato: 3 dicas

Compartilhar:


Os felinos são conhecidos pela limpeza e organização na hora de fazer suas necessidades. Autônomos, eles mesmos enterram o cocô e o xixi de cada dia na areia disponibilizada por seus tutores. Os humanos, porém, têm de fazer a sua parte, mantendo o recipiente limpo. Para isso, o primeiro passo é saber como limpar a caixa de areia do gato.

Quem tem um gatinho em casa, sabe o quanto eles chegam a ser exigentes com questões relacionadas à higiene. Além de enterrar seus próprios dejetos, eles são capazes de fazer bico e recusarem evacuar em uma caixinha suja e malcheirosa.

Para garantir o bem-estar de seus pets e, claro, a higiene do lar, é fundamental que os tutores adotem as medidas corretas de como limpar a caixa de areia do gato.

À primeira vista, a tarefa pode até parecer fácil. Mas não é tão simples assim. Além da técnica adequada na hora de fazê-lo, é preciso estar atento a questões como a periodicidade da limpeza e os momentos certos para recorrer à limpeza total ou à superficial.

Ficou confuso? Mantenha a calma e se concentre no artigo! Ele traz as quatro dicas mais importantes sobre como limpar a areia do gato.

Dica 1 – O que é a limpeza superficial? Como limpar a caixa de areia do gato nesses casos?

Como os tutores de gatos já sabem, seus pets tem o hábito higiênico de enterrar todo cocô e xixi que fazem na caixinha de areia disponibilizada.

Cabe ao humano, no entanto, se certificar de que estes dejetos não ficarão no recipiente além da conta. Afinal, isso trará mal cheiro para os habitantes da casa e incomodará o próprio bichinho na próxima vez que ele for fazer suas necessidades.

Por conta disso, é importante que o tutor se dedique a retirar os dejetos enterrados, bem como os pedaços de areia endurecidos pelo xixi, ao menos uma vez por dia.

A esta prática, se dá o nome de limpeza superficial.

Dica 2 – Como e quando fazer a limpeza total da caixa de areia?

Saber reconhecer a hora de trocar toda a areia do recipiente é um dos pontos mais importantes para aprender como limpar a caixa de areia do gato

Isso porque a limpeza superficial mantém o local em condições aceitáveis, Mas é insuficiente para garantir a higiene adequada da caixinha no longo prazo.

Assim, o tutor deve trocar toda a areia da caixa ao menos uma vez por semana. É importante ter em mente, porém, que os sete dias são um período mínimo.

É preciso ter sensibilidade e bom senso para reconhecer o mal cheiro ou ter a percepção de incômodo por parte do felino

Dica 3 – O passo a passo da limpeza total da caixa de areia

Agora que você já está ciente das questões de periodicidade, chegou a hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, na areia!

Confira abaixo os quatro passos de como limpar a caixa de areia do gato de maneira completa:

1 – Jogue toda a areia da caixinha na lixeira

2 – Lave a caixa com água e detergente neutro, evitando produtos com odores fortes que possam incomodar o gato

3 – Seque muito bem o recipiente após lavado e enxaguado! Dê atenção especial nesta etapa!

4 – Adicione a areia nova e posicione a caixa no mesmo local que ela estava antes da limpeza

Quer saber mais sobre a higiene dos pets? Confira no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário