Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como limpar a caixa de areia do gato corretamente

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato cheirando caixa de areia que acaba de ser limpa
Manter a caixa de areia limpa é essencial para a saúde do gato

Os gatos são animais que precisam de um ambiente limpo e organizado para fazer suas necessidades. Por isso, é muito importante que o tutor saiba como limpar a caixa de areia do gato corretamente. Confira como fazer a higienização do banheiro do seu animal de estimação de uma maneira simples e prática. 

Caixa de areia do gato: Por que limpar?

Como você sabe, os felinos são animais higiênicos e gostam que o banheiro de gato esteja sempre higienizado para que eles possam fazer suas necessidades. Manter a caixa de areia do gato limpa evita que o mau cheiro se espalhe no ambiente e que o seu animal de estimação procure outros locais da casa para urinar e defecar, o que dificulta a limpeza por parte do tutor. 

Como limpar a caixa de areia do gato?

Limpar a caixa de areia do gato é uma tarefa bastante simples. O tutor precisa apenas ficar atento a algumas etapas. Entre os principais estão: escolha de uma areia de boa qualidade, remoção das fezes urinas diariamente e fazer a higienização completa do banheiro de gato periodicamente.

Dessa maneira, será fácil manter a caixa de areia do gato. Confira detalhadamente como funcionam as etapas de higienização. 

Limpar areia e fezes da caixa de areia do gato

Limpar a areia da caixa de areia do gato é parte da rotina de qualquer tutor de felinos. O ideal é que ela seja feita, ao menos, duas vezes por dia. Para isso, o indicado é o uso de pá higiênica. Ela é essencial para fazer a retirada completa das fezes e os torrões de areia acumulados durante o dia.

Para fazer a remoção dos dejetos corretamente, basta colocar a pá da areia da caixa do gato e peneirar até ficar apenas as fezes e os torrões. Após a retirada das fezes e blocos com urina, faça o descarte em um saco de lixo separado do lixo comum da casa. 

Uma alternativa que ajuda a manter a caixa de areia atrativa para o gato é usar uma esponja umedecida para retirar urina que tenha escorrido para o fundo do banheiro de gato.

Escolha uma areia para gato higiênica de qualidade

Uma etapa importante e que faz toda a diferença na hora de limpar a caixa de areia do gato é a escolha da areia higiênica. Há diversos tipos de areia para gato como, por exemplo,  terra, granulados e madeira, sílica e biodegradáveis, que possuem alto poder de absorção e não afetam o meio ambiente.

Para fazer a melhor areia de gato ideal, o tutor precisa levar em consideração qual tipo de material o felino se sente mais confortável. Porém, lembre-se, quando mais firmes forem os torrões, mais fácil será manter a caixa de areia do gato limpa para o pet.

Limpeza completa da caixa de areia do gato

pessoa recolhendo areia da caixa do gato
Remover o desejos da caixa de areia contribui para a higiene e bem estar do gato

A limpeza completa da caixa de areia do gato deve ser feita a cada duas semanas, no máximo. Para isso, é necessário que o tutor retire toda a areia remanescente no banheiro do gato e faça a higienização do recipiente. Acompanhe o passo a passo a seguir.

  • remova toa toda a areia da caixa do gato;
  • faça o descarte adequado, de acordo com recomendação do fabricante;
  • lave a caixa de areia do gato com água e detergente neutro. Evite produtos com odores fortes que possam incomodar o animal;
  • seque muito bem a caixa após a lavagem. Essa parte é muito importante!
  • preencha o banheiro do gato com areia nova e posicione a caixa no mesmo local que ela estava antes da limpeza.

Importante: Se o seu gato tem acesso à rua, seja passeio com o tutor ou aquelas escapadinhas, a necessidade de manter a caixa de areia do gato limpa é maior. Pois ele pode contrair doenças como toxoplasmose e esporotricose e acabar infectando os seus tutores.

Viu como é simples limpar a caixa de areia de gato? Agora conte para gente, qual é o tipo de areia higiênica que o seu animal de estimação mais gosta?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário