Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quando trocar a areia do gato? Descubra a frequência!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quando trocar a areia do gato

Os felinos são muito higiênicos e podem evitar o uso da caixa de areia se ela estiver suja. Por isso é tão importante saber quando trocar a areia do gato e realizar a limpeza regularmente. 

Para te ajudar nessa missão, criamos um guia com várias dicas para a rotina diária de higiene do banheiro do seu pet. Continue a leitura e descubra como limpar a caixa de areia do gato e muito mais!

Como limpar a areia do gato?

Para deixar a sua casa sempre limpa e organizada, é fundamental manter a higiene do banheiro do seu gato. 

Você sabia que os gatos podem fazer as necessidades em outros lugares da casa quando a caixinha fica suja? Sim, isso é verdade! Inclusive é recomendado ter sempre uma caixa de areia para cada gato, mais uma extra. Isso evita que o pet passe muito tempo segurando a urina, podendo desenvolver doenças renais ou infecções como a cistite felina. 

A primeira dica para entender como limpar a areia do gato é saber que a caixa precisa ser limpa pelo menos duas vezes por dia. É a chamada limpeza superficial. Nela, são removidas as fezes e a urina, mas sem precisar retirar toda a areia.

Pra isso, você deve usar uma pá específica para caixa de areia removendo os resíduos sólidos. Depois é só completar com a quantidade de areia retirada!

De quanto em quanto tempo trocar a areia do gato?

Para saber em quanto tempo deve trocar a areia do gato, é preciso prestar atenção ao comportamento do felino e quantos animais você tem em casa. Se você tem apenas um gato, a troca completa da caixa de areia pode ser feita semanalmente. 

Isso quer dizer que pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias você deve trocar a areia do gato por inteiro. Saber disso é importante até para ver de quanto em quanto tempo comprar a areia higiênica.

Caixa de areia
A caixa de areia para gatos tem papel fundamental na higiene diária dos animais.

Caso você tenha mais de um gato, a limpeza da caixa de areia precisa ser mais frequente. Os felinos são exigentes e muito higiênicos, por isso não vão usar a caixinha se ela estiver suja.

Para completar a higienização, é importante lavar a caixinha com desinfetante de uso veterinário ou água e sabão. Evite utilizar produtos com odor muito forte que podem irritar o olfato ou causar alergia no seu gato.

Siga esse passo a passo:

  • remova toda a areia da caixinha;
  • lave bem a caixa com água e desinfetante ou água e sabão;
  • enxágue, removendo todos os resíduos;
  • seque bem antes de colocar a areia.

Agora, se você quer saber como trocar areia de gato para outro tipo, saiba que esse procedimento pode levar algum tempo. Os felinos são muito seletivos e não gostam de grandes mudanças no ambiente. Isso também inclui mudanças na sua rotina de higiene.

Mas é claro que temos ótimas dicas para você!

Como trocar areia de gato?

Para realizar a transição de uma areia para outra, adicione a nova areia aos poucos na caixinha, misturando com o material antigo. 

Não se esqueça de observar o comportamento do seu gato. Dessa forma, o seu pet não vai estranhar tanto a troca da areia. Siga essas dicas:

1 – Coloque a areia nova na bandeja higiênica do gato, cobrindo 1 cm; 

2 – Cubra com o granulado ou areia de uso habitual;

3 – Na semana seguinte, aumente para 2 cm no fundo e faça esse procedimento de forma gradual até substituir toda a areia.

Quando mudar a areia do gato?

O tempo ideal é substituir toda a areia da caixa uma vez por semana e, caso seja areia sílica, o mais recomendado é a cada duas semanas. Agora, se a sua dúvida é quando mudar a areia do gato para outro tipo, não existe uma recomendação específica. 

É possível fazer essa troca a qualquer momento, e depende do tutor e do animal. A troca da areia pode ser feita caso o gato deixe de usar a caixinha ou o tutor queira conhecer um novo tipo.

O importante é que a transição seja feita aos poucos para que o seu gato se adapte melhor à nova areia.

Como limpar areia sílica?

Se você procura por uma areia de gato prática e de fácil manutenção, a areia sílica pode ser excelente. A areia de gato sílica é formada por cristais de sílica que têm alto poder de absorção de líquidos, além de eliminar odores. Os grãos mudam de cor quando estão sujos, o que facilita na hora de limpar a caixa de areia do seu gato. 

Outra boa notícia é que a areia sílica pode ser usada por duas semanas sem precisar de substituição. Por isso, é muito fácil entender como limpar areia sílica. Apenas remova as fezes com a pá higiênica, diariamente. Após duas semanas, retire toda a areia sílica da caixinha do gato e substitua por uma nova.

Esse tipo de areia para gato é recomendada para quem passa mais tempo fora de casa ou não consegue fazer a limpeza da caixa de areia muitas vezes por dia.

Agora que você já sabe quando deve trocar a areia do gato, é só escolher a melhor para o seu pet. No pet shop da Cobasi você encontra uma excelente variedade de areias e granulados higiênicos para o banheiro do seu gato. 

Conte pra gente qual o tipo de areia que o seu gato mais gosta! Ficou com alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário