Tipos de ração para cachorro: você sabe quais são?

Compartilhar:


Tipos de ração para cachorro: você sabe quais são?

As prateleiras da Cobasi e o nosso e-commerce estão cheios de diversos tipos de ração para cachorro. Mas você sabe o que precisa levar em consideração na hora de escolher o alimento mais indicado para o seu pet?

Os tipos de rações para cães variam considerando a idade, o porte, a fase da vida e também as necessidades nutricionais específicas do peludo. Neste artigo vamos falar sobre essas diferentes categorias de produtos e oferecer orientações sobre o que você precisa observar no momento da escolha.

Além disso, daremos dicas sobre como fazer a troca de um alimento por outro sem fazer mal ao seu cãozinho. Fique com a gente e até o final da leitura e descubra mais sobre esse assunto!

Tipos de ração para cachorro: conheça as principais categorias

diversos cachorros dividindo ração
Pets felizes com a ração para cachorro ideal para sua idade

Hoje em dia a maioria dos tutores já sabe que dar restos de alimentos pode fazer muito mal aos pets. Então, para facilitar sua rotina e proporcionar nutrição completa e balanceada, a indústria de alimentos para cães se desenvolveu muito.

Atualmente, é possível encontrar uma enorme variedade de tipos de ração para cães, feitas especialmente para se adequar às necessidades dos peludos.

Os tipos de ração de cachorro variam de acordo com a idade, o porte, o peso e a fase de vida do pet. Um cãozinho que está se recuperando de um problema de saúde, por exemplo, pode receber muitos benefícios de uma ração medicamentosa.

Da mesma maneira, existem rações para cachorro filhote, adulto e idoso. A textura da ração pode ser seca ou úmida, e existem até alimentos naturais e vegetarianos para os pets.

Todos os tipos de ração para cachorro são alimentos completos e balanceados. Isso significa que oferecem exatamente os nutrientes que o cão precisa para se desenvolver bem e com saúde.

Segundo Mayara Andrade, médica-veterinária da BRF, os alimentos para cachorro podem ser divididos em quatro grandes grupos. Dentro desses grupos estão outras subdivisões relacionadas à idade do animal, ao seu porte, às suas necessidades e restrições nutricionais.

É a combinação entre todas essas características que tornam um alimento mais ou menos adequado para o seu pet.

Ração Standard e Econômica para o seu cachorro

cachorro olhando para a sua Ração Standard ou Econômica
Uma ração standard garante uma refeição adequada para o seu cachorro

Como o próprio nome já sugere, os alimentos dessa categoria são os mais acessíveis. Eles são elaborados com os níveis mínimos de proteínas para tornar o alimento completo. Além disso, podem apresentar divisões de acordo com a idade do pet, além de sabores diferentes.

Ainda que sejam totalmente seguros, os tipos de ração para cachorro desta categoria costumam ter baixos índices de absorção de nutrientes.

Por isso, pode ser necessário complementar a alimentação do pet com outros alimentos, ou que o veterinário indique algum tipo de suplemento alimentar.

Conheça as rações para cachorro Premium

cachorro feliz no ombro do seu dono indo comprar Ração Premium
Mantenha seu cachorro forte e animado com um ração premium rica em proteínas

A linha de rações premium apresenta uma variedade de sabores maior e conta com índices de proteína mais altos do que as rações do tipo standard. Pode ter ou não corantes e aromas artificiais relacionados aos sabores do alimento, e muitos fabricantes incluem vitaminas e minerais na composição.

As rações do tipo premium também têm divisão por porte e idade e, no caso dos gatinhos, apresentam também produtos específicos para animais castrados.

Ração High Premium ou Premium Especial

cachorro sentado na almofada
Pet esperando o seu delicioso prato de ração high premium

Preparadas com ingredientes de qualidade, geralmente não têm corantes nem aromas artificiais na composição. É feita com proteínas de qualidade e alta digestibilidade e pode ter ingredientes funcionais na composição. São esses ingredientes que ajudam a cuidar da saúde do pet como um todo.

Ademais, essa é a primeira opção para o tutor que deseja oferecer um alimento de qualidade para o seu pet, sem gastar tanto. A ração Gran Plus está dentro desta categoria e oferece um excelente custo-benefício ao tutor e os pets adoram!

Ração Super Premium

cachorro olhando para frente para 
 sua Ração Super Premium
Cachorro satisfeito após aquele jantar especial

O preparo dessa ração consiste apenas em ingredientes de altíssima qualidade – proteínas especiais, como carne de cordeiro e de salmão, além de cortes especiais de boi e frango. Além disso, eles são enriquecidos com vitaminas, minerais e outros ingredientes que ajudam a cuidar da saúde integral do pet, fortalecendo seu sistema imunológico.

Por serem alimentos completos, o pet se nutre e mantém a saciedade por mais tempo, mesmo consumindo uma quantidade menor. Sendo assim, a tendência é que um pacote de ração super premium dure mais tempo do que os demais tipos de ração para cachorro.

Além das subcategorias tradicionais de idade, essa ração pode apresentar divisão por porte e raça. Algumas linhas têm também as rações adjuvantes, conhecidas popularmente como rações terapêuticas ou medicamentosas.

Ração Super Premium Natural

cachorro brincado na grama Ração Super Premium Natural
Tenha um pet ativo e saudável alimentando com ração super premium especial

A médica-veterinária da BRF, Mayara Andrade, informa que a busca dos tutores por um estilo de vida mais saudável se reflete também nos cuidados com os animais. Assim, surgiram alimentos como a Ração Guabi Natural, que cuidam da ingestão diária de nutrientes do pet enquanto protegem a saúde do coração, dos rins, dos ossos e das articulações, entre outros órgãos.

“As rações naturais unem as características de um alimento super premium tradicional com um foco na origem dos ingredientes. Não há adição de conservantes artificiais, como os conhecidos BHA e BHT, nem de corantes e aromas artificiais, e também não há adição de ingredientes transgênicos”, afirma Mayara.

Em vez disso, entram em cena os ingredientes funcionais, que contribuem para a saúde dos pets, e as frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes selecionadas.

Por se tratar de um alimento de alta absorção, os alimentos super premium também auxiliam na redução do volume e na formação adequada das fezes.

A ração Guabi Natural, por exemplo, possui fórmulas fixas e ingredientes de maior valor agregado. Isso significa que eles não variam de acordo com a sazonalidade ou a alta de preços do mercado. Assim, garantem a qualidade do alimento e a saúde do pet.

Devido a isso, não temos eventuais substitutivos na formulação, e, consequentemente, um aumento na qualidade nutricional dos ingredientes.

Quando comparamos o consumo diário em gramas de um alimento super premium com o consumo diário de outras categorias, vemos que ele é menor. Isso ocorre porque o alimento super premium é mais concentrado em nutrientes, proporcionando maior aproveitamento pelo animal.

Vale lembrar que essa classificação se aplica tanto para os alimentos secos quanto para os alimentos úmidos.

O que considerar na hora de escolher a ração de cachorro?

cachorro triste sentado no comedouro de ração.
Escolha a ração para cachorro ideal e não deixe seu pet triste

Todos os tipos de ração para cachorro que mencionamos aqui são seguros para consumo do seu pet. É claro que você precisa observar a idade do peludo antes de escolher seu alimento, pois os tipos de ração para cachorro filhote contêm nutrientes específicos para essa fase da vida, que não são os mesmos de um cão adulto ou idoso.

Mas para saber qual o melhor tipo de ração para cachorro, é fundamental avaliar junto com o médico-veterinário quais são as necessidades nutricionais do pet e eventuais restrições. Ele também é a pessoa ideal para recomendar a frequência das refeições diárias e a quantidade ingerida em cada uma delas.

Se você escolheu uma ração de acordo com a idade, porte e peso do seu cachorro, considerando também o momento da vida em que ele está, tudo certo! Agora basta apenas descobrir quais os sabores e texturas favoritos do seu pet.

Uma dica para trocar o alimento do seu cão sem que ele tenha diarreia, vômitos ou perca o interesse pela comida é fazer isso gradualmente. Ao longo de pelo menos uma semana vá aumentando a quantidade oferecida da ração nova e diminuindo a quantidade de comida que você não pretende mais oferecer.

Faça isso até que a ração nova ocupe 100% do comedouro do seu cachorro e observe o comportamento dele para identificar qualquer alteração importante.

Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição do seu cãozinho e aproveite bastante a companhia do seu peludo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário