Ração para gato: Tudo o que você precisa saber sobre alimentação

31 de março de 2020

Gatos
Ração para gatos no potinho com 4 gatos

A escolha da ração para gato é muito importante. Afinal, a saúde e o bem-estar começam com uma alimentação equilibrada e de qualidade. Para ajudar você a escolher qual a ração ideal para seu gato, vamos conta tudo o que você precisa saber sobre alimentação pet.

Antes de conhecer mais sobre a ração para gatos, vamos entender um pouco mais sobre o próprio pet?!

Como funciona a alimentação dos gatos?

Você já ouviu falar em papilas gustativas? Sabe para que servem e como funcionam?

As papilas gustativas são pequenas estruturas que se encontram na superfície da língua e são as responsáveis pelo paladar. Elas funcionam assim: as papilas emitem sinais ao sistema nervoso central, que fará a identificação dos alimentos. Basicamente, elas aprovam ou rejeitam os alimentos.

Nós, humanos, possuímos cerca de 9000 papilas gustativas. Acreditem, isso é muito! Essa abundância de receptores faz com que possamos perceber gostos bem distintos, como o doce, o salgado, amargo, azedo e o umami – aquele saborzinho diferente encontrado em queijos e cogumelos.

O paladar humano é excepcional. Para você conseguir comparar, os cães possuem cerca de 1700 papilas gustativas. Logo, podemos concluir que eles não são tão eficazes na percepção de sabores como nós.

Mas, e os gatos?

Ração para gato e percepção de sabor

Você já deve ter ouvido frases do tipo “os gatos são enjoados com comida” ou mesmo “meu gato é fresco, só come um tipo de alimento, não tem jeito”. Ou ainda:  “mudei apenas  o sabor da ração do meu gatinho. O malcriado a ignorou e se negou a comer”.

Os gatos possuem por volta de 500 papilas gustativas. Sim, menos que os cães e muitoooooo menos que nós, humanos. E esse sistema mais enxuto faz com que os gatos percebam menos sabores e, como consequência, sejam mais seletivos na escolha de seus alimentos.

Enjoados? Frescos? Malcriados? Não, não… é a sua biologia mesmo.

Como um bom representante dos carnívoros, o seu sistema de interpretação dos alimentos está otimizado a perceber as pequenas nuances dos alimentos de origem animal. Essencialmente proteínas e gorduras. Por isso, mudar o sabor da ração para gato pode fazer uma diferença enorme.

Qualidade e ração para gato

Agora que sabemos mais sobre a percepção de sabor dos gatos, fica mais clara a necessidade de uma alimentação de qualidade. A linha de ração para gato Super Premium é composta por alimentos mais adequados a essa condição. Uma parte significativa dos ingredientes utilizados em suas fórmulas, são basicamente de origem animal. Isso resulta em alimentos de boa aceitabilidade e nutricionalmente balanceados. Opte, prioritariamente, por alimentos secos dessa categoria.

Os alimentos Super Premium também possuem ingredientes diferenciados para cuidar cuidar do seu pet de dentro para fora. Saiba a diferença entre ração Premium e Super Premium.

Alimentos palatáveis e aromáticos

E não é só através do paladar que percebemos os alimentos, não! O olfato também é um mecanismo muito eficaz na identificação de um bom alimento. Nesse quesito os gatinhos se destacam fortemente. Nós, humanos, possuímos cerca de 15 milhões de células olfativas (sistema parecido com os das papilas gustativas, só que na identificação de cheiros) já os gatos, absurdas 65 milhões de unidades!

Os gatinhos utilizam muito do seu poderio olfativo no processo alimentar, e isso importa muito na aceitação ou negação a um determinado alimento.  Inclusive, essa é uma hipótese para justificar a preferência do gato por se alimentar diversas vezes ao dia, evitando comer tudo de uma vez. Eles preferem porções pequenas e frescas. Por isso, ao armazenar a ração para gato, mantenha o conteúdo bem vedado em local fresco, seco e longe da luz solar.

Ao optar pela linha Super Premiu, você oferece uma boa experiência olfativa aos gatos. Isso porque sua composição é rica em ingredientes de origem animal, que são biologicamente adequados.

Qual a melhor ração para gato?

A melhor ração para gato é aquela adequada para seu pet. Não se esqueça de escolher um alimento que corresponda à fase da vida ou especificidade do seu gatinho.  Filhotes, adultos, idosos, castrados, seletivos, indoor, raças especificas etc. Sempre haverá uma opção de qualidade que contemplará a sua necessidade.

E quanto aos alimentos úmidos, aqueles mais pastosos em formas de patês?

Ração úmida e petiscos

Você encontra ótimas opções de rações úmidas. Algumas são altamente palatáveis e nutricionalmente balanceadas. A dica se mantém aqui também: opte, preferencialmente, por aquelas de melhor qualidade.

E para aqueles que já estão acostumados a fornecer petiscos para gatos sabem o quanto eles ficam eufóricos e comemoram a abertura de cada nova embalagem. Uma verdadeira festa!

Mas muitos ainda desconhecem o quanto os petiscos podem ser úteis quando inseridos na rotina alimentar de seus gatinhos. Não somente do ponto de vista nutricional, pois eles podem contribuir (e muito) em outras esferas da convivência também!

Gatos são genuinamente curiosos, eles adoram investigar novos lugares; sentir novos aromas, sentir novas texturas… Aliás, comportamentos esses que expressam muito de sua natureza felina: são caçadores natos!

Nesse cenário é que entram os petiscos, pois eles podem se conectar ao comportamento dos gatinhos, atuando como em fator extra no incentivo à interação.

Descubra porque petiscos são ótimos para os gatos:

  • Tornam brincadeiras mais saborosas e atrativas
  • Premiam o comportamento positivo
  • Podem ser associados aos brinquedos do tipo porta-petiscos que estimulem seus sentidos
  • Auxiliam no adestramento

Os petiscos atuam de forma significativa na sensação de bem-estar dos gatinhos.

Seja em forma de snacks, de palitinhos ou bifinhos: temos ótimas opções disponíveis atualmente: dos que prezam pelo sabor, passando pelos funcionais – como exemplo, produtos que auxiliam na saúde oral –, até os que possuem uma proposta mais “natural”. Use, mas não abuse, sempre com cautela, beleza?

Torne sua casa um ambiente mais adaptado e seguro para abrigar um gato, os petiscos ajudam a enriquecer o ambiente, é mais uma pequena ação para que se apropriem definitivamente da casa, evitando assim os inseguros e problemáticos passeios às escondidas.

Escrito por: Luiz Lisboa – E.C/ Biólogo

Quer saber mais sobre saúde e bem-estar dos gatos? Confira os textos que separamos para você: