Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer ovo? Aprenda tudo sobre isso aqui

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato pode comer ovo

Sendo um alimento muito versátil na criação de receitas e em refeições no cotidiano, o ovo na dieta humana é benéfico pelo seu nível de proteína. Mas se você é tutor de felinos, sabe se o seu gato pode comer ovo?

Mesmo que você deixe o comedouro do seu pet sempre limpo e com uma boa quantidade de ração, é normal que ele venha te pedir um pouco da sua comida. Por isso, é importante saber se o ovo é um alimento que pode ser oferecido ao gato ou não.

Se essa é uma dúvida que você tem, então fique com a gente para esclarecer ela.

Posso oferecer ovo ao meu gato?

Respondendo de vez essa questão, o gato pode comer ovo sim. Porém, você precisa saber que esse consumo não deve ser feito de qualquer maneira.

Saiba que o gato pode comer ovo cozido. Na verdade, essa é a melhor opção para que seu pet consuma esse alimento. 

Com o cozimento do ovo, você impede que bactérias como a avidina  e a salmonella sejam ingeridas pelo seu pet. Ou seja, se você não sabe a procedência do ovo que está consumindo, ele pode apresentar bactérias que fazem mal para a saúde do seu gato.

É por esse motivo que você não deve dar ovo cru para gato. A avidina, que é uma bactéria presente na clara do ovo, quando é consumida, impede a absorção da vitamina E e da vitamina B7 pelo organismo do pet. 

Já a salmonella ao ser consumida, após 12h, começa a resultar em sintomas como vômitos, diarreia, rápida perda de peso, desidratação e febre

Se seu gato consumir ovo cru e tiver alguns desses sintomas, procure um médico veterinário para que o pet passe por exames e tenha o tratamento correto.

Benefícios do ovo na dieta do seu gato

Gato pode comer ovo

Se o ovo for oferecido de forma cozida e autorizado pelo médico veterinário, você pode dar esse alimento para seu pet. Porém, atente-se na quantidade.

Como o ovo possui um nível moderado de gordura, seu consumo em excesso fará com que seu gato ganhe peso mais rápido e tenha altos níveis de colesterol. Por isso, não ofereça ovo ao felino muitas vezes.

Mas se dada em pequenas quantidades, o ovo se torna benéfico no fortalecimento dos ossos do seu gato. Como é um alimento que possui cálcio, ferro e vitaminas, seu consumo ajuda que seu felino tenha mais resistência. 

Uma boa nutrição também é outro fator positivo oferecido pelo ovo. Pela sua baixa presença de açúcar e carboidrato, esse alimento fornece ao pet força e energia para que ele brinque mais e tenha mais ânimo.

Alimentos à base de ovo

Como alguns gatos podem ser alérgicos a alguns elementos presentes no ovo, é bom que você fique atento a certas comidas que possuem ele em sua composição.

Bolos, massas e pães, além de conter leite que pode causar problemas em gatos intolerantes à lactose, possuem como ingrediente o ovo.

Caso seu gato seja alérgico a esse alimento, ele pode ter reações como manchas na pele, coceira e até mesmo problemas no estômago.

Lembre-se também que alguns alimentos que levam ovo podem conter óleo, açúcar e sal. Quando ingeridos, essas comidas podem causar mal estar no animal, o levando a ter diarreia e vômitos.

Por isso, mesmo que o ovo possa ser oferecido ao gato, é importante que você tenha certos cuidados com seu pet. É recomendado que o ovo esteja cozido e não cru quando o gato for comer. Desse modo, você impede que ele consuma bactérias como a salmonella.

Também consulte um veterinário para saber se seu gato pode comer esse alimento e tenha cuidado com comidas que levam ovo.

Desse modo, você cuida bem do seu felino e pode aproveitar melhor a companhia dele no seu dia a dia.

Mesmo que sejam bem independentes, os gatos também precisam de cuidados dos tutores. Por isso, acesse nossos demais conteúdos para deixar o seu felino mais feliz:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário