Ração Standard: o que é e quando dar para o pet?

Compartilhar:


ração standard

A ração Standard é o tipo mais comum de alimento seco para cães e gatos. Comercializada em pacotes de 1 até 25 quilos, ela costuma ser a mais barata da prateleira.

Seu preço inferior às Premium e Super Premium está diretamente relacionado à qualidade dos ingredientes usados e ao desenvolvimento de uma formulação mais simplificada. A ração Standard para cães e gatos supre as necessidades nutricionais básicas, mantendo o animal alimentado e saudável, mas de forma bem diferente daquelas de qualidade superior.

Vamos conhecer mais sobre a diferença entre ração Standard, Premium e Super Premium, e descobrir qual é o alimento ideal para o seu pet?!

O que é uma ração Standard?

Também chamada de ração comum, o alimento Standard é mais pobre em proteínas de origem animal, aquelas que são mais indicadas para os cães e gatos. Desenvolvidas prioritariamente com proteínas vegetais, normalmente possuem grãos como milho e soja em sua formulação. Muitas vezes são ingredientes transgênicos.

A proteína de origem animal contida na ração Standard para gatos e cães normalmente é proveniente de gordura e farelo de ossos. Quando o assunto são alimentos Super Premium e até alguns Premium, são usadas carnes nobres e muitos sequer possuem proteína vegetal ou cereais.

Grãos, vegetais e farelo de ossos são mais baratos do que carnes, por isso o preço das rações Standards também é inferior.

Agora você já sabe o que é uma ração Standard e que seu preço é mais baixo, mas qual é a diferença entre ração Super Premium, Premium e Standard? Antes da resposta é importante entender um pouco mais sobre a nutrição dos cães e gatos.

Nutrição de cães e gatos

gato comendo ração standard

Os cachorros e os gatos precisam de proteína de origem animal para viverem com saúde. Os felinos são considerados carnívoros estritos ou verdadeiros. Eles possuem necessidade nutricional alta de gorduras, do aminoácido chamado taurina, do ácido graxo araquidônico e vitaminas, como piridoxina, vitamina A e niacina. Tudo isso pode ser encontrado nas carnes.

Os cães também são carnívoros, mas possuem comportamento alimentar onívoro, assim como nós humanos. Isso quer dizer que as necessidades nutricionais de taurina, vitaminas A, piridoxina e niacina, e do ácido araquidônico não são tão altas. Também pode-se dizer, que eles possuem uma dieta mais variada com o consumo de vegetais. Esses peludos ainda são animais oportunistas, ou seja, comem o que tiver no potinho!

Diferença entre ração Standard, Premium e Super Premium

As quantidades inferiores de proteínas de origem animal da ração Standard, e consequentemente de nutrientes importantes, fazem com que cães e gatos precisem de uma maior quantidade de alimento para suprir as suas necessidades. Sendo assim, esses alimentos são completos, mas devem ser dados em uma quantidade muito maior para saciar o pet e mantê-lo saudável.

Quanto melhor a formulação da ração, menos quantidade o pet come e mais economia o tutor faz. Basta conferir na embalagem do produto e verificar a indicação de porção diária.

Outra diferença entre esses três tipos de ração é que as proteínas de origem vegetal – usadas nos alimentos Standard – são menos digestivas e os nutrientes são mais difíceis de absorver. Isso também aumenta a quantidade de alimento que o pet precisa para se satisfazer. Como resultado do uso da ração Standard estão as fezes mais volumosas porque o animal come mais.

Por fim, outra diferença é que enquanto as rações Premium e Super Premium estão cada vez mais usando ingredientes naturais e ganhando mais sabor com isso, a ração Standard possui corantes, sabores e conservantes artificiais. Esses aditivos têm a função de fazer o alimento ficar mais atrativo para o pet e durar mais, mas seu uso é desaconselhável.

Melhor ração Standard

A escolha da ração é uma decisão do tutor e, como queremos dar sempre o melhor ao nosso bichinho, que tal descobrir como tomar essa decisão?!

A melhor ração Standard é aquela que possui mais proteína animal e menos aditivos artificiais. Olhe sempre a tabela nutricional, verifique a lista de ingredientes e consulte o seu médico veterinário de confiança!

Agora só seguir as nossas dicas e oferecer o melhor alimento para o seu pet!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário