Cachorro vomitando ração: o que pode ser?

Compartilhar:


Cachorro vomitando ração

Uma boa alimentação é essencial para que seu cão se desenvolva bem. Ração e água sempre devem estar presentes na dieta do pet. No entanto, o que fazer com o cachorro vomitando ração?

Essa é uma dúvida que pode surgir no momento durante a refeição. Então, para te ajudar a não entrar em desespero nessa situação, confira nosso artigo.

Aqui, vamos esclarecer quais os motivos que levam o cão a vomitar a comida. Além disso, você ainda irá conhecer as formas de evitar que isso aconteça.

Motivos que levam o cachorro vomitar a ração

Não são apenas nos momentos de higiene e diversão que é preciso ficar de olho no seu cachorro. É importante que o tutor também tenha atenção na hora da alimentação do pet.

Quando o cachorro vomita a ração, isso quer dizer que o corpo do animal não está conseguindo segurar o alimento. Mas não é somente fatores internos que podem estar causando esse problema.

Algumas mudanças e até mesmo o comportamento do seu cachorro podem estar causando o vômito de ração.

Rapidez na alimentação

Comer rápido demais pode ser um problema. Dessa forma, o corpo do cachorro não consegue fazer a digestão corretamente. Por isso, é possível que a ração seja expulsa do corpo do animal pelo vômito.

Nesses casos, é comum o cachorro vomitando a ração inteira, já que o alimento não foi mastigado corretamente.

Mas não pense que esse comportamento é responsabilidade apenas do pet. Deixar o animal com longos períodos sem comida, apenas aumentará a ansiedade dele de se alimentar logo.

Nova ração

Outro fator externo que pode afetar o seu pet é a mudança brusca da marca da ração. Se o seu cachorro está acostumado a comer o mesmo tipo de ração a muito tempo, um novo tipo pode causar vômito.

Como o animal precisa se acostumar com a nova ração, talvez o corpo dele possa reagir dessa forma.

No entanto, o vômito também pode ser causado por alguma alergia ou intolerância de algum componente da ração nova.

Por isso, preste atenção ao fazer a troca de alimento do seu amigo. Faça essa transição de forma lenta e caso notar sintomas como vômito no cachorro, suspenda o uso.

Grama como refeição

Ao notar que o cachorro vomitou ração e o líquido expelido possui um tom esverdeado, é capaz dele ter comido grama antes.

Normalmente, cães e gatos comem grama quando estão com algum desconforto no estômago.

Com isso, é comum que logo em seguida o animal vomite a ração. Assim, ele consegue aliviar os incômodos que sente.

Além disso, saiba que isso é um hábito comum do cachorro. Mas é importante ficar atento. Esse pode ser um primeiro sinal que o intestino do seu amigo não está funcionando corretamente.

Infecções por bactérias ou vírus podem causar incômodos intestinais. Nesses casos, o quadro do seu cachorro pode piorar.

Como lidar com o cachorro vomitando ração

Cachorro vomitando ração

Primeiramente, é muito importante que o tutor leve o cachorro ao veterinário caso o animal esteja vomitando a ração.

Do mesmo modo, o tutor deve ter atenção na alimentação do seu amigo de quatro patas.

Não permita que o animal coma muito rápido. No caso de cachorros filhotes, a atenção deve ser dobrada. Como não estão acostumados ainda com alimentos sólidos, os filhotes não conseguem ter um controle da velocidade que comem.

Uma boa dica é utilizar comedouros lentos. Com eles, o animal tem de se alimentar mais devagar.

Também não deixe seu cachorro sem comer por muito tempo. Assim, ele consegue se alimentar com calma e sem desespero.

No caso de novas rações, repare se o pet não terá nenhuma reação a elas. Caso seu cachorro tenha alguma alergia ou intolerância, conheça as substâncias que compõem a nova ração.

Porém, não é somente a ração que deve ser observada. Repare o estado do comedouro e bebedouro do pet.

Se estiverem muito sujos, é mais fácil o cachorro contrair alguma infecção por bactérias ou vírus.

Por fim, se o cachorro vomitar muito, ofereça água a ele. Ao vomitar, o animal também perde líquidos. Então, mantenha seu pet hidratado. Com esses cuidados, a hora da comida do pet será apenas de alegria e de repor as energias.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário