Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro vomitando ração: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro vomitando ração

Uma boa alimentação é essencial para que seu cão se desenvolva bem. Ração e água sempre devem estar presentes na dieta do pet. No entanto, o que fazer com o cachorro vomitando ração?

Essa é uma dúvida que pode surgir no momento durante a refeição. Então, para te ajudar a não entrar em desespero nessa situação, confira nosso artigo.

Aqui, vamos esclarecer quais os motivos que levam o cão a vomitar a comida. Além disso, você ainda irá conhecer as formas de evitar que isso aconteça.

Motivos que levam o cachorro vomitar a ração

Não são apenas nos momentos de higiene e diversão que é preciso ficar de olho no seu cachorro. É importante que o tutor também tenha atenção na hora da alimentação do pet.

Quando o cachorro vomita a ração, isso quer dizer que o corpo do animal não está conseguindo segurar o alimento. Mas não é somente fatores internos que podem estar causando esse problema.

Algumas mudanças e até mesmo o comportamento do seu cachorro podem estar causando o vômito de ração.

Rapidez na alimentação

Comer rápido demais pode ser um problema. Dessa forma, o corpo do cachorro não consegue fazer a digestão corretamente. Por isso, é possível que a ração seja expulsa do corpo do animal pelo vômito.

Nesses casos, é comum o cachorro vomitando a ração inteira, já que o alimento não foi mastigado corretamente.

Mas não pense que esse comportamento é responsabilidade apenas do pet. Deixar o animal com longos períodos sem comida, apenas aumentará a ansiedade dele de se alimentar logo.

Nova ração

Outro fator externo que pode afetar o seu pet é a mudança brusca da marca da ração. Se o seu cachorro está acostumado a comer o mesmo tipo de ração a muito tempo, um novo tipo pode causar vômito.

Como o animal precisa se acostumar com a nova ração, talvez o corpo dele possa reagir dessa forma.

No entanto, o vômito também pode ser causado por alguma alergia ou intolerância de algum componente da ração nova.

Por isso, preste atenção ao fazer a troca de alimento do seu amigo. Faça essa transição de forma lenta e caso notar sintomas como vômito no cachorro, suspenda o uso.

Grama como refeição

Ao notar que o cachorro vomitou ração e o líquido expelido possui um tom esverdeado, é capaz dele ter comido grama antes.

Normalmente, cães e gatos comem grama quando estão com algum desconforto no estômago.

Com isso, é comum que logo em seguida o animal vomite a ração. Assim, ele consegue aliviar os incômodos que sente.

Além disso, saiba que isso é um hábito comum do cachorro. Mas é importante ficar atento. Esse pode ser um primeiro sinal que o intestino do seu amigo não está funcionando corretamente.

Infecções por bactérias ou vírus podem causar incômodos intestinais. Nesses casos, o quadro do seu cachorro pode piorar.

Como lidar com o cachorro vomitando ração

Cachorro vomitando ração

Primeiramente, é muito importante que o tutor leve o cachorro ao veterinário caso o animal esteja vomitando a ração.

Do mesmo modo, o tutor deve ter atenção na alimentação do seu amigo de quatro patas.

Não permita que o animal coma muito rápido. No caso de cachorros filhotes, a atenção deve ser dobrada. Como não estão acostumados ainda com alimentos sólidos, os filhotes não conseguem ter um controle da velocidade que comem.

Uma boa dica é utilizar comedouros lentos. Com eles, o animal tem de se alimentar mais devagar.

Também não deixe seu cachorro sem comer por muito tempo. Assim, ele consegue se alimentar com calma e sem desespero.

No caso de novas rações, repare se o pet não terá nenhuma reação a elas. Caso seu cachorro tenha alguma alergia ou intolerância, conheça as substâncias que compõem a nova ração.

Porém, não é somente a ração que deve ser observada. Repare o estado do comedouro e bebedouro do pet.

Se estiverem muito sujos, é mais fácil o cachorro contrair alguma infecção por bactérias ou vírus.

Por fim, se o cachorro vomitar muito, ofereça água a ele. Ao vomitar, o animal também perde líquidos. Então, mantenha seu pet hidratado. Com esses cuidados, a hora da comida do pet será apenas de alegria e de repor as energias.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

19 Comentários

  1. Douglas disse:

    Meu pet tem isso de comer rápido demais e começou um tipo de ração que não era própria pra ele … Deu muito vômito diarréia ,agora ela não quer comer nada estou tenso com isso

    • Cobasi disse:

      Oi Douglas, como vai? Antes de tudo desejamos melhoras ao seu pet. Sugerimos comedouros “lentos”. São comedouros que reduzem a velocidade de ingestão do alimento, diminuindo stress e ansiedade 🙂

  2. Jessica ibelli disse:

    olá, meu marido trocou a ração da minha cachorra por outra essa ela demorou muito pra comer não queria de jeito nenhuma deixei acabar e comprei a antiga que ela sempre usava , no primeiro dia ela comeu todinho! Mas já no dia seguinte comecei reparar que ela começou a vomitar , o que pode ser ? Ela não deixa de tomar água e comer , se tiver ração ela come não consegue deixar no potinho não , será que ela está comendo rápido de mais? Ou a ração que está não fazendo bem?

    • Cobasi disse:

      Oi Jessica, como vai? Deixarei aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento, mas lembre-se as visitas ao medico-veterinario é super importante para manter a saúde e bem-estar do seu cachorro 🙂

  3. Regina Celia disse:

    Me ajuda meu cachorro vomitou bastante depois que comeu a ração estou sem condições de leva-lo no veterinário

    • Cobasi disse:

      Oi Regina, como vai? Pode ocorrer por vários motivos, até mesmo por comer muito rápido. Mas fique de olho e se os sintomas piorarem leve em uma vista-veterinária

  4. Beatriz disse:

    Tenho uma shitzu de 10 meses que é muito alegre e brincalhona, porém toda vez q come ração ela faz vomito. Já troquei a ração por uma menor super prêmio mas não adianta continua vomitando, ela come muito rápido. Estou triturando a ração dela para não vomitar será q tem problema ?

    • Cobasi disse:

      Oi Beatriz, como vai? As vezes não é nem a ração pode ser por comer muito rápido e ser agitada. Mas calma, observe o comportamentos e qualquer coisa leve no medico veterinário!

  5. guiomar fontenele de castro disse:

    Meu cachorro está vomitando a dois meses ,já fiz vários exames não deu nada ,e como então segura vomita já não sei mais o que fazer levei em três veterinários e eles não dão uma solução, está tomando um antiflamatorio quando para perde o apetite

  6. GISELi disse:

    Boa noite !!!
    Meu cachorro yorkshire já adulto , está vomitando . Prestei atenção que o vômito e toda a ração , sem cor alguma e odor . Estou preocupada. Por não saber o que fazer

    • Cobasi disse:

      Olá, Giseli!

      Recomendamos que leve o seu animal de estimação ao veterinário, pois somente o profissional poderá avaliá-lo e tratá-lo adequadamente.
      Desejamos melhoras ao seu pet! 🧡

  7. Rafael Mantovani disse:

    Meu dog está desse jeito come e depois de um tempo ele vomita a ração inteira só ração e depois come de novo tem vez que ele como rápido e de vez enquanto devagar dou duas vezes por dia a ração para ele que é a própria para a raça

  8. Isete Ribeiro disse:

    Minha pet aparentemente está bem está feliz cocô e xixi estão normal ,só na hora que vai comer passa um tempo e vomita tudo não troquei ração nada e ela come bem se vagar não sei o que pode ser … Já fiz exames e um ultrassom e os veterinários não falam nada estou sem saída vcs podem me sugerir algo

    • Cobasi disse:

      Oi, Isete. Entendo que essa situação seja preocupante. O vômito após as refeições pode ter várias causas, como intolerância alimentar, problemas gastrointestinais, entre outros motivos. Já que você já realizou exames e um ultrassom sem resultados conclusivos, considerar uma segunda opinião de outro veterinário especializado pode ser uma opção.
      Clique no link abaixo e agende a consulta em poucos cliques!
      https://www.cobasi.com.br/servicos/agendamentos/bem-vindo/

  9. Ana Carolina disse:

    Meu cachorro é filhote ainda e tá vomitando a ração. Como faz mto tempo que não crio cachorro, isso td tá me deixando aflita, e espero que não seja nada grave. Vou levar ele no veterinário amanhã, não levei antes pq tava observando o comportamento dele e ele tem mania de comer rápido demais tbm

  10. Kauany disse:

    Olá, minha cachorrinha come a mesma ração ha algum tempo, nunca fez mal, porém essa semana ela vomitou três vezes, teve diarreia e é sempre durante a noite, percebi que ela anda mais agitada também, eu nao estou em boas condições para leva-la em um veterinário, o que pode ser??? Ando muito preocupada com tudo isso!!

Deixe o seu comentário