Como fazer o cachorro comer devagar: 4 dicas

Compartilhar:


como fazer o cachorro comer devagar
Cachorro ganhando um petisco

Observar o prazer com que o cão degusta seu alimento é uma cena muito gostosa de se assistir. Mesmo assim, esse é um momento que exige atenção dos tutores. Afinal, pets que comem muito depressa podem sofrer com problemas digestivos desagradáveis. Mas como fazer o cachorro comer devagar?

Existem diversas razões para que um peludo apresente comportamento afobado na hora de se alimentar. Se engana, portanto, quem acredita que essa atitude está sempre ligada à fome.

Quando existe a presença de outros animais da casa, por exemplo, esta pode ser a forma que o cachorro encontra para proteger sua própria comida.

Além disso, a pressa na hora de comer pode estar ligada a quadros de ansiedade ou tristeza, bem como a uma euforia causada pela associação da hora do lance a um momento de festa.

Seja qual for a motivação dessa pressa na hora de se alimentar, os resultados dessa prática não são nada positivos.

Ao comer rápido demais, o cachorro dificulta o processamento do alimento por parte de seu sistema digestivo, o que pode se refletir em vômitos, gases e arrotos depois da refeição. Além disso, é possível que isso se reflita em quadros mais graves como situações em que o cachorro se engasga com a comida ou chega a ter uma torção gástrica.

Pensando nisso, neste artigo separamos quatro dicas importantes para fazer o cachorro comer devagar. Confira e saiba como ajudar o seu amigo!

1. Aposte em comedouros lentos

Sabendo dos malefícios causados por uma refeição afobada, especialistas desenvolveram comedouros voltados a fazer o cachorro comer devagar. Esses potes possuem frisos e outras separações que dificultam o trabalho do pet na hora de abocanhar uma grande quantidade de ração de uma só vez. Diante disso, o pet é forçado a comer em um ritmo mais lento e vai se habituando a este novo cenário.

2. Não faça  refeições em momentos de festa

como fazer o cachorro comer devagar
Evite dar ração para o seu pet em locais agitados

Conectados emocionalmente com seus tutores, os cães respondem às alterações de tom de voz dos humanos. Sendo assim, é importante evitar a utilização de tons eufóricos na hora de oferecer o alimento para o pet.

O ideal é adotar um comportamento mais sóbrio, fazendo com que o cachorro entenda que a refeição é um momento calmo e prazeroso. Ao fazer isso, é como se o tutor estivesse ensinando seu amigo a degustar o alimento.

3. Tenha um comedouro para cada pet

O medo de perder a comida para um outro animal é um dos motivos mais comuns de ansiedade na hora de se alimentar.

Assim, o tutor que quer saber como fazer o cachorro comer devagar deve se certificar de que seu pet está confortável e ciente de que ninguém irá fuçar no seu comedouro.

Defina espaços diferentes para cada comedouro e acostume os bichinhos a comerem nesses locais. Se preciso, restrinja o acesso de um pet à área de alimentação do outro animal.

três cachorros comento devagar
Ter o seu próprio comedouro diminui a ansiedade do cachorro

4. Fracione as refeições

O comedouro lento  de ração para cachorro comer devagar, fraciona a quantidade de comida que o cachorro irá pegar em uma bocada só. No entanto, ele não dá conta de regular o quanto de alimento o animal irá consumir em cada refeição.

Para isso, o tutor pode alterar a quantidade e a frequência com que a comida estará disponível para o pet. Ao receber pequenas porções em horários pré-fixados, o pet irá compreender que pode aproveitar com calma cada uma de suas refeições, sabendo que logo receberá um pouquinho mais.

Você tem um jeito especial de fazer o seu cão comer menos? Conte para a gente nos comentários. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário